Naquele tempo, 54 dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria,
e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57 E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58 E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Evangelho (Mt 13,54-58)
01/05/2018 - Terça-feira
São José Operário, protetor e modelo de todos os trabalhadores
01/05/2021 - DIA DE SÃO JOSÉ
São José Operário, protetor e modelo de todos os trabalhadores
Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga,
de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria
e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama
Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não
moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram
escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é
estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos
milagres, porque eles não tinham fé.
— Palavra da Salvação.
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DO DIA - 01 MAIO 2014
Aqui na simplicidade deste Evangelho de Mateus, é mostrado a todos nós o que acontece muitas vezes em Nossas vidas. Um Ser, que se destaca no poder de possuir algo que os outros não possuem, e a família ser diferenciada do resto da Comunidade, é motivo para citações e invejas .... e realmente foi isso que realmente aconteceu ...
Uma verdade é aqui mostrada que eles comentavam sobre a sabedoria Daquele Menino, e diziam, não é Aquele Filho de José e Maria, e aqueles não é Seus irmãos e Irmãs ... Quando afirmaram que Suas Irmãs não morram Conosco, dá a impressão que são Irmãs de sangue de Jesus, ou no mínimo Irmãs por parte de Pai de José, pois ele era viúvo, e provavelmente tinha filhos ou filhas. ... e naqueles dias era comum chamar o próximo de irmão e de irmã.
O que queremos mostrar aqui, é a INVEJA ... E O PRÓPRIO JESUS AFIRMOU QUE ALI NÃO FEZ MUITOS MILAGRES, POR CAUSA DA FALTA DE FÉ DOS SEUS ... aqui a falta de Fé, é não aceitar e acreditar no Seu potencial Espiritual.
O que poderemos dizer de um texto tão pequeno e claro como esse. O que posso dizer que não devemos ter inveja de quem quer que seja, pois cada pessoa encarnada é determinado uma Missão, uma vida a viver ... não é presente do Mundo Espiritual, é Missão para realizar, ou pelos motivos de não termos realizado coisas boas nas vidas anteriores ou mesmo uma Missão em nome de familiares, do povo ou de um Planeta inteiro. Sabemos que muitos aqui se encontram, com os objetivos de ajudar a Espiritualidade maior, pois é uma obra Redentora, que só poucos neste mundo consegue entender, que estamos aqui para ensinar, realizar grande obra em nome da caridade, do amor e da justiça Divina. Jesus, inclusive afirmou que é doando-se, que se recebe, e este doar-se aos que precisam, justifica o ato maior do amor ao próximo.
Comentário
José, o justo de Deus, ao qual o Senhor confiou sua casa, guardião da promessa divina, é participante do mistério da salvação. É sinal claro da paternidade de Deus, sinal privilegiado do amor do Pai para com a humanidade, manifestado em Jesus. Deus, em seu desígnio, escolhe as pessoas certas para manifestar sua justiça. Assim foi com José. Hoje, o reverenciamos como modelo de trabalhador dedicado à construção da vida e do Reino.
Oração
Ó Deus, criador do universo, que destes aos seres humanos a lei do trabalho, concedei-nos, pelo exemplo e proteção de São José, cumprir as nossas tarefas e alcançar os prêmios prometidos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA - SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Nesta data civil, marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas, a Igreja, providencialmente, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: “Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!” O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.
O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – não esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria.
A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer as obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”
São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).
São José Operário, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário