domingo, 13 de janeiro de 2019

PORTAL - GNA - 11511 - LUCAS - 3,15 - 16. 21 - 22 - EVANGELHO DO DIA 13 DE JANEIRO DE 2019 - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA


EVANGELHO 
(LC 3,15-16.21-22)
Naquele tempo, 15 o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16 Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21 Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para JESUS SENDO BATIZADO

ANÁLISE DO GNA - 13 01 19


João se destacava nos assuntos espirituais e o povo ficava impressionado com sua força diate do poder que vinha do céu ... batizar, é fazer a criatura nascer com o compromisso diante da ideologia daquele que batiza, é o mesmo que joga-se em um mesma equipe. João, era primo de Jesus, e sabia que o poder do Mestre era um poder insuperável, e que veio em missão de resgate e de salvação para o planeta inteiro ... falou João, que não era digno de desamarrar as sandálias de Jesus. Jesus recebeu do alto dos céus a verdadeira emanação do seu poder, sendo chamado pelo Pai, do seu filho amado. Jesus, a partir daquele momento sabia que estava preparado para realizar sua missão sagrada.


Catequese Bíblico-Missionária

PERMANECER NELE E COM ELE!

O Batismo de Jesus é sua manifestação aos judeus. É o próprio Pai que abre os céus e lhe dá o Espírito. E dá o sentido desse dom do Espírito: o Amor do Pai: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3,22). O Batismo de Jesus é uma manifestação do sentido de sua missão: ser amor. Por isso, se manifesta o Espírito, que é o Amor. O Batismo dos cristãos tem essa característica: entrar nesse movimento do amor. Inicia-se uma transformação. Por isso, não é só um rito, uma água que jorra.
No Batismo se iniciou a missão de Jesus: “Vós sabeis o que aconteceu na Judeia, a começar pela Galileia, depois do Batismo pregado por João... Jesus, cheio do Espírito, andou por toda parte fazendo o bem...” (At 10,38). O Batismo de Jesus mais do que um rito é uma vida que se torna uma missão.
O Batismo do Senhor é uma teofania, uma manifestação de Deus Trindade. Por isso, somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não porque usamos seus Nomes, mas pelo rito de sermos mergulhados nas águas somos mergulhados nesse mistério de amor e assumimos o plano de Deus em Cristo. Não somos batizados para entrar numa religião, mas para participar da vida de Deus. Entramos na Igreja para dar condições para que essa vida seja consistente. Cada cristão é uma teofania do amor de Deus, que é a missão fundamental de Jesus.
O Batismo é participação no amor do Filho. Por isso, também somos chamados de filhos queridos do Pai, como disse a Jesus: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3,22). O caminho espiritual é corresponder ao Pai no amor, a Jesus como continuadores de sua missão e ao Espírito para jorrar o amor para o mundo. Esse não espera outra coisa dos cristãos: quer ser amado no serviço concreto de redenção total do ser humano e do universo.
Como somos chamados a ouvir o Filho amado, a oração pós-comunhão diz: “chamados de filhos de Deus, nós o sejamos de fato”. Não é possível ser meio cristão. É preciso permanecer nele e com Ele levar o amor ao mundo.


Oração
Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário