— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA NO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MARCOS - 30 JANEIRO 2019
Jesus aqui nesta parábola nos afirma alguns indicadores para a nossa fé ... e ter fé não é acreditar e sim realizar aqui que deveria acreditar ... caso a fé não produza bons resultados, é uma fé cega, que para nada vale, a não ser como palavras lançadas ao vento. E hoje, Jesus nos brinda com este tesouro literário que define aonde aplicamos a nossa fé, ou seja o sentido exato do que acreditamos, que se realiza e se aplica nos caminhos da vida.
Para cada pessoa é dado oportunidades, pois uns devem a Lei mais do que outros, e este sentido de buscar essas verdades, ou essas sementes é atributo da Alma que deseja evoluir. Todos estamos caminhando nesta vida, e este caminho é aonde é jogada a boa semente, pois o bom semeador só deseja ter boa colheita e neste caso as sementes atiradas para nascer deve ser as melhores. Esta necessidade é explicada na matemática do Bom Semeador (Jesus), pois conhece a quem as sementes serão encontradas, pois o que quer lhe será dado a medida de sua fé, de sua entrega em encontrar essas sementes que foram jogadas pelo caminho ... o fato de uma parte ser jogada em solo fértil, terra boa, é para aqueles que mais desejam encontrar a salvação, pois sabemos que as sementes é a salvação e solução para uma boa colheita. Existem os que querem as sementes, e elas não ficam com eles, pois ao invés de buscá-las, encontrá-las, vão cuidar de outros assuntos, e suas salvações ficam complicada, pois é os que mais precisam, e os espinhos de sua vida acaba matando as chances, e as boas sementes são destruídas pelos espinhos que se transformaram suas vidas, e a morte das sementes acontecem, pois não foram levadas para a boa terra. A boa terra é o coração do homem que deseja restaurar a sua fé, e muitos esquecem de suas salvações. Tudo é oportunidade, mas as forças trevosas fazem o seu trabalho, e não deixam aqueles realizarem o que deveriam ... as sementes lançadas no bom terreno, são os que sabem que ali é o lugar delas. As sementes jogadas nos espinhos, pertence aqueles que passam nos caminhos da vida e as desprezam, pois suas vidas são como aqueles espinhos. As sementes nos caminhos são retiradas pelos agentes das trevas, pois permitimos que eles não deixem que enxerguemos essas sementes de salvação.
GNA - EXISTE UMA DISPUTA PELAS NOSSAS ALMAS, E AS PERDEDORAS, SÃO AQUELAS QUE NOS CAMINHOS DA VIDA NÃO TIVERAM FORÇA, FÉ E OBJETIVOS PARA AFASTAR SE SUAS VIDAS AS OPORTUNIDADES QUE NOS FORAM ENTREGUES PELO BOM SEMEADOR . A BOA NOTÍCIA, É QUE O SEMEADOR CONSTANTEMENTE SE LANÇA NO MUNDO PARA JOGAR NOVAS SEMENTES, E ESPERA QUE ELAS SEJAM ENCONTRADAS ...
JESUS NOS DIZ QUE TEMOS QUE BUSCAR E UNS ENCONTRARÃO SUAS SEMENTES, E ALGUNS MENOS, OUTROS MAIS UM POUCO E OS VENCEDORES ENCONTRARÃO TODAS QUE PRECISAREM PARA A SUA SALVAÇÃO. ASSIM SÃO OS MOMENTOS DAS VIDAS SUCESSIVAS, QUE TÃO BEM EXPLICA COMO SOMOS IGUAIS AS BOAS SEMENTES ATIRADAS NOS CAMINHOS DA VIDA, ALGUMAS ATÉ NOS ESPINHOS, DETERMINANDO DIFICULDADES PARA ENCONTRÁ-LAS ... NADA É FÁCIL, E DEVEMOS TER MUITA FÉ, E SABER QUE AS SEMENTES EXISTEM E ESPERAM POR NÓS.
Jesus explica a parábola do semeador
13 Jesus, então, lhes perguntou:
—Vocês não entendem esta parábola ? Como, então, poderão entender as outras parábolas? 14 O semeador semeia a mensagem de Deus. 15 Algumas pessoas são como as sementes que caíram à beira do caminho. Elas ouvem a mensagem de Deus, mas logo depois Satanás vem e tira a mensagem que havia sido plantada nelas. 16 Outras pessoas são como as sementes que caíram no meio das pedras. Elas ouvem a mensagem de Deus e a recebem rapidamente e com alegria, 17 mas duram pouco, pois não têm raiz. Elas abandonam a fé assim que as dificuldades e perseguições chegam por causa da mensagem. 18 Outras pessoas são como as sementes que caíram entre os espinhos. Elas ouvem a mensagem de Deus, 19 mas as preocupações com as coisas desta vida, a ilusão das riquezas e o desejo de outras coisas chegam e sufocam a mensagem, e ela não dá frutos. 20 Outras pessoas, ainda, são como as sementes que caíram em terra boa. Elas são aquelas que ouvem a mensagem de Deus, aceitam-na e produzem frutos. Umas produzem trinta, outras sessenta, e outras ainda cem vezes mais.
A 100, A 60, A 30 POR 1: Em qual dimênsão estamos?
Mateus 13: 3-8; 18-23
Existem aqui três tipos de semeadura: a que é feita à beira do caminho, outra que é feita em solo rochoso e outra que é feita no meio dos espinhos. O que Deus semeia no coração dos eleitos ninguém pode tirar. A semente que está em nós não apodrece e não envelhece. É renovada, viva e eficaz, é uma palavra poderosa. Uma vez semeada, o inimigo não pode tocar. Na parábola do semeador, ela caiu à beira do caminho, em solo rochoso e entre os espinhos. Um filho de Deus não é “beira do caminho”, nem “solo rochoso”, muito menos “espinho”.
Vejamos, agora, o milagre da sementeira. Versículo 23: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” Quem é a boa terra? Os escolhidos do Senhor. A semente que é lançada em um “coração terra boa” frutifica a 100, a 60 ou a 30 por um. Uma vez no coração de um filho de Deus, o inimigo não tem mais vez, não pode arrancar, ou tocar na semente.
Bem, então surge a pergunta: por que existem pessoas que dão 100%, outras 60% e outras 30% da semente? Quem são aqueles que reproduzem 30 por 1 da semente? Dão a 30 por 1 da semente os novos convertidos. Todo novo crente, ao iniciar a sua vida espiritual, é 30 por 1 da semente. Ora, se nos deixamos levar para o que é perfeito, chegamos a 100 por 1 da semente. A Graça é a medida de 100 por 1 da semente.
Deus trabalha com essas três medidas em vários momentos relatados na Bíblia Sagrada. Aqui, vemos 30 por 1 da semente. A primeira dimênsão na colheita de Deus. Quando entra para a segunda dimênsão na colheita, passas para 60 por 1 da semente. Agora, onde está a media de 100 por 1? Por que aqui são 100? Porque a Palavra permanece e vence o maligno, e você alcançou a terceira dimênsão na colheita no Reino de Deus. O Reino de Deus é semelhante …
Veja como é importante compreender a Palavra e se chegar a 100 por 1 da semente?! Então, vamos conhecer um pouco mais sobre as três medidas: 100, 60 e 30. Vejamos, por exemplo, Ezequiel 47:3“Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos.” Quando tens águas pelos tornozelos, estás a 30 por 1 da semente. Depois, no versículo 4, diz: “Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.” Opa! Está subindo a medida: 60 por um. E, depois, o que aconteceu? Versículo 5: “Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.” 100 por 1 da semente. A mais alta dimênsão espiritual em Deus, 100%. A dimênsão da Águia. O Céu é o limite!
Iniciamos nossa carreira, nossa caminhada no propósito de Deus a 30 por 1. Devemos conhecer e prosseguir em conhecer … Crescer em tudo Naquele que é O Cabeça, Cristo. O crescimento, o desenvolvimento prossegue, saimos dos 30 por 1 e entramos na experiência dos 60 por 1 em Deus. Mas Deus preparou algo maior para nós, há uma nova experiência, uma profundidade maior, uma nova e mais alta dimênsão em Deus para conquistarmos, a da terceira dimênsão, a 100 por 1. Essa é a medida que Deus tem para nós em sua presença. Deus espera de nós uma colheita de 100%. Isaque semeou e no mesmo ano colheu a 100 por 1. Deus tem para nós e nosso ministério vida com abundancia.
Fomos chamados para reinar em vida com Cristo. Frutifiquemos a 100 por um da semente!
By Bispo Hermes da Gama
A parábola do semeador
4 Jesus voltou a ensinar à beira do lago e uma grande multidão juntou-se à sua volta. ele sentou-se então num barco que estava no lago, enquanto as pessoas o escutavam da praia. 2 Jesus lhes ensinava muitas coisas mediante parábolas ; ele dizia:
3 —Certo homem saiu para semear. 4 Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu pelo caminho e foi comida pelos pássaros. 5 Outra parte caiu num terreno onde havia muitas pedras. Essas sementes brotaram rapidamente, pois a terra não era profunda. 6 O sol, porém, queimou todas as plantas e elas secaram pois não tinham raiz. 7 Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos. Os espinhos cresceram ao redor das plantas e as sufocaram e por isso elas não deram frutos. 8 Outra parte ainda caiu em terra boa. Elas brotaram, cresceram, deram frutos e produziram trinta, sessenta e até mesmo cem vezes mais.
9 E depois disso, disse-lhes:
—Aquele que pode ouvir, ouça.
Jesus diz porque ensina por parábolas
10 Quando Jesus ficou só, aqueles que estavam ao redor dele vieram com os doze apóstolos e lhe perguntaram por que ele falava por meio de parábolas. 11 Jesus lhes respondeu:
—A vocês é revelado o mistério do reino de Deus. Mas, aos de fora, tudo é ensinado por meio de parábolas . 12 Dessa forma,
“Eles olharão e olharão, mas não conseguirão ver;
eles escutarão e ouvirão, mas não conseguirão entender.
Isto acontecerá para que eles não venham a arrepender-se e a
ser perdoados de seus pecados”.