domingo, 25 de julho de 2021

PORTAL - GNA - JOÃO EVANGELISTA - 6, 1 - 15 - O EVANGELHO DO DIA 25 07 21 - SANTO DO DIA - POSTAGGEM ESPIRITUAL - GNA

 👍👍👍👍💛💛💛💛💛😃😃😃✝✝🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐🤷‍♀️🔺🤩💥👽🛐🛐✝✝

JOÃO - 06 - 1 - 15 - EVANGELHO DO DIA 25 DE JULHO DE 2018 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(JO 6,1-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!



Resultado de imagem para jesus e a multiplicação dos peixes

Naquele tempo, (ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.(LOCALIDADE - uma cidade no norte de Israel . Está situada às margens do mar da Galileia, o qual é conhecido também por mar ou lago de Tiberíades (em ...
Significado‎: ‎Cidade de Tibério
Fundada em‎: ‎18 d.C
Hebraico‎: ‎טְבֶרְיָה

Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. ( JESUS FICAVA NO MEIO DE GRANDES MULTIDÕES DEVIDO AS OBRAS QUE FAZIA ENTRE ELES) Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. ( JESUS FICAVA EM LOCAL MAIS ALTO, PARA MELHOR SER VISTO E PASSAR SEUS ENSINAMENTOS)
Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” ( JESUS PREOCUPADO,SENTIA PENA DAQUELAS PESSOAS QUE INCLUSIVE VINHAM DE LONGE PARA ESCUTÁ-LO E PEDIR MILAGRES) Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.( JESUS QUERIA SABER DE SEUS DISCÍPULOS O QUE ELES SENTIA EM RELAÇÃO AQUELA MULTIDÃO)
Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.( FILIPE PENSOU NA HIPÓTESE MATERIAL, OU SEJA O DINHEIRO QUE NÃO POSSUÍAM PARA COMPRAR ALIMENTOS PARA AQUELES QUE ALI SE ENCONTRAVAM)
Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: ( ELES ESTAVAM MOSTRANDO SUAS OPINIÕES, O QUE JESUS QUERIA QUE ASSIM FOSSE) “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” (ESTE DISCÍPULO, ANDRE´MOSTROU O QUE POSSUÍAM, OU SEJA, 5 PÃES E 2 PEIXES, E AFIRMOU O QUE ERA ISTO EM RELAÇÃO AO SUSTENTO DE TANTA GENTE)
10 Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.( JESUS PEDIU PARA QUE SE ASSENTASSEM, E O TAL DE PESSOAS ALI ERA APROXIMADAMENTE 5000.)
11 Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.( JESUS ABENÇOOU O ALIMENTO, POIS ESTE E OS QUE ALIMENTAMOS É SAGRADO. REALIZOU MAIS ESTE MILAGRE, SERVINDO E MULTIPLICANDO O QUE ALI POSSUÍAM)
12 Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” ( O QUE É SAGRADO NÃO PODE SE PERDER ... )
13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. ( O RESULTADO DESTE MILAGRE, É MOSTRADO NA CONTAGEM FINAL, SENDO 12 CESTOS DE PÃES SAGRADOS QUE SOBRARAM)14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.( ELES ENTRE SI, DEFINIRAM O PODER DE JESUS COMO O PROFETA QUE HAVERIA DE VIR, SEGUNDO AS TRADIÇÕES)
15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.( JESUS SE AFASTOU, POIS NÃO PRETENDIA QUE ELE FOSSE RESPONSÁVEL POR UM CULTO QUE ENVOLVERIA SUA PRESENÇA, POIS A PARTIR DAQUELE MOMENTO, PASSARIAM A ACLAMÁ - LO COMO UM REI)


OBS : Quando testemunhamos os fatores numéricos na Bíblia e nos Evangelhos Sagrados, e os mesmos números podem indicar verdades. o número 7, representa Deus, o Pai, pois é o número da perfeição, os sete dias da criação Divina. O número 2, representa o poder maior depois do número um (1) que é Deus, o princípio inteligente de todas as coisas, e Jesus o segundo na contagem do poder sobre os reinos existenciais. O número 5, representa os cinco continentes Terrestre e as famosas cinco chagas que ele teria quando morreu por nossa salvação. O 12, é o sentido de várias realidades, como as 12 constelações do Zodíaco, as 12 horas do dia, 12 apóstolos do Cristo, as 12 tribos de Israel, 12 filhos de Jacó, as 12 horas que seria pregado naquela cruz do Calvário, 12 hélices do nosso DNA, e  5+2 = 7, representa o poder de Deus. Entendo que se levantarmos o tempo entre Abraão e o nascimento de Jesus, aquelas 5000 pessoas, representariam os 5000 anos. Lembramos que de Abraão até os dias atuais, ou até o ano divisor tridimensional 200 + 666, atingiu o tempo da humanidade dos 7000 anos. Vivemos deste então, o tempo do não tempo, o tempo da graça e o tempo da misericórdia, e 5 pães e dois peixes daquele menino. O menino aqui, é simples entender que desde o início da vida, temos que aprender a repartir o que temos. O importante é a missão de Jesus ensinar, e o amor e a misericórdia fizeram parte deste momento, e assim como Jesus perguntou a eles para colocá-los a prova, assim somos nós, como iremos fazer ... deixar para lá ou sermos misericordiosos ?

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


S. TIAGO, O MAIOR, APÓSTOLO

S. Tiago, o Maior, GiottoS. Tiago, o Maior, Giotto  (© Musei Vaticani)

Pescador de homens
Tiago, irmão do apóstolo

 João, é chamado 

“Maior” para se distinguir

 do homônimo apóstolo,

 Tiago de Alfeu. A sua 

vida muda radicalmente quando aceita o convite

 de Jesus para ser

 “pescador de homens”.
Mais adiante, – segundo o Evangelho de São Mateus – Jesus “viu 

dois irmãos, Tiago de Zebedeu e João, seu irmão, que, junto com 

o pai, ajeitavam as redes no barco. Eles, imediatamente, deixaram

 o barco e seu pai e o seguiram”.
Ele e seu irmão tinham um caráter impetuoso, tanto que Jesus 

deu-lhes o apelido de “Boanergés” (filhos do trovão). No monte

 da Transfiguração e naquele da agonia, Tiago foi testemunha do

 evento da Transfiguração, a glória de Jesus: “Jesus, – escreve o

 evangelista Mateus – tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu

 irmão, e os levou para um lugar apartado, um alto monte, e 

se transfigurou diante deles; seu rosto resplandeceu como o 

sol e as suas roupas se tornaram cândidas como a luz”.
Este Apóstolo também foi testemunha da agonia de Jesus 

no Horto do Getsêmani: “Tomou consigo Pedro, Tiago e 

João – Marcos recorda em seu Evangelho – Jesus começou 

a ter medo e angústia”.

 

Primeiro Apóstolo mártir


Jesus preanunciou o seu martírio: “Vocês podem beber 

– escreve Mateus – o cálice que estou para beber?”. 

Responderam-lhe Tiago e João: “Podemos”.
A sua morte está descrita nos Atos dos Apóstolos: “Naquele 

tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros 

da Igreja. Mandou matar, com a espada, Tiago, irmão de João”.

 Depois da decapitação, segundo a Lenda Áurea do frade 

dominicano, Jacopo de Varagine, seu corpo foi trasladado 

para a Espanha.

 O túmulo de Tiago

Segundo a tradição, no ano 831, depois de um prodigioso

 fenômeno luminoso, nas proximidades do monte Liberon,

 foi descoberto um sepulcro, com as escrita: “Aqui jaz Jacobus,

 filho de Zebedeu e de Salomé”.
O lugar foi denominado Campus stellae (“campo da estrela”), 

nome que, depois, deu origem à cidade de Santiago de 

Compostela. Em 1075, teve início a construção da Basílica 

dedicada a ele; desde a Idade Média, seu Santuário é meta de peregrinações, a primeira na Europa e, depois, de todas as

 partes do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário