Quem é o “Ancião de Dias” na Bíblia?

“Ancião de Dias” ou “Antigo de Dias” é uma designação para Deus que ocorre na Bíblia somente três vezes, todas elas no Antigo Testamento. Foi o profeta Daniel que usou o título “Ancião de Dias” para designar Deus em seu trono executando seu julgamento. Nas três vezes em que é utilizado, esse título aparece originalmente em aramaico.
profeta Daniel emprega o título “Ancião de Dias” no texto que registra sua visão escatológica e apocalíptica acerca dos quatro animais (Daniel 7). Num dado momento de sua visão, o profeta diz que viu quando o Ancião de Dias se assentou sobre seu trono. Ele possuía uma veste branca como a neve e seus cabelos da cabeça eram como a pura lã. Seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente (Daniel 7:9).
O profeta ainda diz que um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões e milhões estavam diante ele (Daniel 7:10). Sem dúvida essa descrição do trono de Deus se assemelha em certos aspectos a visão que o profeta Ezequiel também teve e registrou em seu livro (Ezequiel 1:15-28).
Na sequência do texto de Daniel, o profeta diz que viu quando um como Filho do Homem veio com as nuvens do céu e se dirigiu ao Ancião de Dias. Então foi lhe dado domínio, glória e o reino. Todos os povos e nações o adoraram e seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído. Mais tarde, Jesus Cristo aplicou essa passagem à sua pessoa, e se identificou como sendo ele próprio o Filho do Homem sobre o qual o profeta Daniel escreveu.
Daniel aplica uma última vez o título “Ancião de Dias” para se referir ainda mais enfaticamente ao julgamento de Deus sobre os inimigos de seu povo (Daniel 7:22). A maioria dos estudiosos considera que esse versículo tem uma aplicação escatológica que se refere em seu sentido final à queda do Anticristo sob o julgamento divino (cf. Zacarias 14:1-4; Apocalipse 13:7-17; 19:20).
Receber Estudos da Bíblia

Por que “Ancião de Dias”?

Os estudiosos discutem sobre qual deve ser a melhor interpretação do título “Ancião de Dias” utilizado pelo profeta Daniel em referência a Deus. Alguns intérpretes sugerem que esse título foi usado pelo profeta para simplesmente descrever sua visão de alguém de idade avançada. Nesse caso não seria exatamente um título ou nome divino, mas uma expressão adjetiva, ainda que realmente ela se refira a Deus.
Outros dizem que a expressão “Ancião de Dias” deve ser interpretada realmente como um título divino. Mas isso não significa que esse título indica que o profeta Daniel contemplou literalmente o próprio Deus Pai. O apóstolo João escreve que “ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, esse o revelou” (João 1:18). Então na verdade parece que o profeta viu uma representação simbólica do Deus Eterno.
Seja como for, o texto deixa claro que “Ancião de Dias” é uma designação do próprio Deus. Essa designação destaca seu atributo da eternidade, sua sabedoria, sua dignidade, sua soberania e seu julgamento. O texto de Daniel revela claramente que é o Deus Eterno que outorga o reino a Cristo. Diferentemente dos impérios deste mundo, o reino do Filho de Deus jamais cairá e nunca terá fim. Conheça também quais são os atributos de Deus.