quarta-feira, 13 de março de 2019

PORTAL - GNA - 11818 - NÍNIVE E O PROFETA JONAS NOS ENSINOU SOBRE DUAS VERDADES, OBEDIÊNCIA E RESPEITO AS LEIS DIVINAS - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA



PRIMEIRA LEITURA 
(JN 3,1-10)
Leitura da Profecia de Jonas.

Resultado de imagem para NÍNIVE - JONAS


1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2 “Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3 Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4 Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5 Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6 A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.7 Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8 Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9 Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10 Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
GNA : Este texto, embora escrito em dias perdidos pela existência e pela razão humana, manifesta diante de nossa geração, os avisos necessários ... sempre, os 40 na grande epopeia humana, um número que determina o tempo determinado para pensar, refletir, analisar e transformar-se, assim como a famosa quarentena, aonde dentro deste período descobre-se o que existe e o que se poderia fazer para equacionar problemas e buscar soluções. Como abaixo, muito bem explicado, estam os diante de uma quarentena, representativa de uma geração, e se determina aquela minha geração que Jesus, se referia. Lembrem-se, desde o ano Divisor Tridimensional 2000, com seu resultado conhecido 666, mostra que neste tempo oferecido, que inclusive tem nome, o tempo do não tempo dos maias, a graça, tempo de Maria e a misericórdia, tempo oferecido por Jesus ... não esqueçais o que abaixo foi dito - Eis uma geração per-versa. Isto é, completamente per-vertida, desviada do caminho.  O cenário que se desenrola à nossa volta é aquilo que Jesus chamaria de “sinal dos tempos”. Será que vemos esses sinais? Examinamos seu significado? Compreendemos que são fruto de uma opção por viver sem Deus? Que eles manifestam a fratura da fraternidade humana?
Ou também nós merecemos o nome de “geração perversa”?


QUAL SERIA A SOLUÇÃO : SÓ EXISTE UMA, OU MUDAMOS AS NOSSAS AÇÕES, OU ACONTECERÁ O ACONTECERIA COM NÍNIVE, MAIS COMO NÍNIVE AINDA NÃO HAVIA ATINGIDO OS NÍVEIS DA CONTAMINAÇÃO ESPIRITUAL, OUVIU E VIU SUA SITUAÇÃO E ASSIM FOI POUPADA. NÃO PRECISAMOS DE BOLA DE CRISTAL OU SENTIR MAIS INTELIGENTES, POIS SABEMOS COMO ESTÁ O NOSSO MUNDO. LEMBREM-SE, QUE TRÊS DIAS PARA PERCORRER A PÉ A CIDADE DE NÍNIVE, DE UMA EXTREMIDADE A OUTRA, OU SEJA, NELA COMPLETA. ESTE VALOR TRÊS, REPRESENTA PARA NÓS ESTA CIDADE COMO AGORA SENDO A TERRA INTEIRA NESTA TERCEIRA DIMENSÃO. OS ACONTECIMENTOS SERÃO RELATIVO AO GRAU DA DEGENERAÇÃO QUE ESTIVERMOS FAZENDO POR MERECER. LEMBRE-SE, DE SODOMA E GOMORRA, TOTALMENTE DETERMINADA A TODAS FORMAS DEGENERATIVAS, E VIROU CINZAS. 

Resultado de imagem para NÍNIVE - JONAS





Geração perversa... (Lc 11, 29-32)
Quando o profeta Jonas – mesmo a contragosto – foi enviado por Deus aos habitantes de Nínive, sua presença e mensagem sinalizaram para aquele povo que Deus lhes dava uma oportunidade. Como acontece com as sociedades que dominam novas técnicas e passam a acumular riquezas, Nínive experimentava grande decadência de costumes. Assim, a mensagem de Jonas soava como ameaça iminente: “Mais quarenta dias e Nínive ficará de pernas para o ar” (cf. Jn 3, 4 – TEB).
Para surpresa do próprio Profeta, todo o povo, inclusive o rei, fez jejum e penitência, estendidos até aos animais irracionais. A corrupção moral não chegara a cegar aquela sociedade. Corrompidos, sim, mas não pervertidos. Ainda eram sensíveis às promessas da misericórdia. E Deus desistiu do castigo que prometera.
No tempo de Jesus, Israel estava sob a implacável dominação romana. A vida do povo era uma vida dura e sofrida. Quando veio o Messias, sua mensagem foi acolhida sem reservas e as multidões o seguiam. Mas os dirigentes da nação – políticos e religiosos! – sentiram-se ameaçados com sua presença e seu Evangelho. De algum modo, os poderosos se haviam acomodado à presença romana e, para dizer a verdade, lucravam muito com essa coabitação. Por isso mesmo, rejeitaram o Cristo e o levaram à cruz... Eis uma geração per-versa. Isto é, completamente per-vertida, desviada do caminho.

Em nosso tempo, não precisamos da presença de Jonas ou algum dos profetas. É que as coisas já estão “de cabeça para baixo”: relações familiares, comportamento sexual, utilização dos bens da Criação, distribuição das riquezas. Basta a contemplação da realidade (mesmo sem profetas!) para nos dar a certeza de que precisamos reorientar nossa vida para Deus. Violência sem freios, deterioração das metrópoles, corrupção dos legisladores, degradação ambiental, em suma, uma cultura de morte...
O cenário que se desenrola à nossa volta é aquilo que Jesus chamaria de “sinal dos tempos”. Será que vemos esses sinais? Examinamos seu significado? Compreendemos que são fruto de uma opção por viver sem Deus? Que eles manifestam a fratura da fraternidade humana?
Ou também nós merecemos o nome de “geração perversa”?
Orai sem cessar: “Todos os caminhos do Senhor
                               são misericórdia e verdade!” (Sl 25 [24], 10)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário