domingo, 24 de março de 2019

PORTAL - GNA - 11877 - LUCAS - 13, 1 - 9 - EVANGELHO DO DIA 24 DE MARÇO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA




 
EVANGELHO 
(LC 13,1-9)
1 Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. ( ESSAS PESSOAS, QUERIAM UMA POSIÇÃO DE JESUS COM REFERÊNCIA AQUELES GALILEUS QUE FORAM APRISIONADOS E DEPOIS SACRIFICADOS POR PILATOS) 2 Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? ( JESUS MOSTROU A ELES, QUE AQUELES GALILEUS NÃO ERAM MAIS CULPADOS DO QUE OS OUTROS GALILEUS QUE VIVIAM ENTRE ELES, EM TEREM SOFRIDOS TAL DESTINO)  3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.( JESUS TENTOU DIZER A ELES, E COM CERTEZA NÃO COMPREENDERAM, QUE ELES ERAM TAMBÉM CULPADOS , POIS TRAZIAM NESTA VIDA E OUTRAS ERROS QUE PODERIAM TAMBÉM TER OS MESMOS DESTINOS, POIS TUDO QUE VIVEMOS E PASSAMOS É UM RESGATE DO CARMA, PELOS ERROS COMETIDOS) 
4 E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? ( JESUS LEMBROU DAQUELES QUE MORRERAM EM SILOÉ ... E ASSIM, CUMPRIRAM UM CARMA COMO MUITOS IGUALMENTE COMO AQUELES GALILEUS ASSASSINADOS POR PILATOS) 5 Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.( JESUS INFORMOU A ELES QUE A CONVERSÃO É PARA EVITAR ESTES CARMAS, E ASSIM NÃO PASSAREM POR ESTE MOMENTO TÃO DIFÍCIL )  6 E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou.( FIGUEIRA É O SIMBOLO DE ISRAEL ESPIRITUAL)  7 Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’( JESUS, É O SIMBOLO MAIOR OU DEVERIA SER DO POVO DE ISRAEL, E OS JUDEUS NEGARAM ESTA SANTA PRESENÇA, E POR TRÊS ANOS, FOI O TEMPO QUE PREGOU E ENSINOU SEM SER LEVADO A SÉRIO ... ELES NEGARAM AS VERDADES E ATÉ HOJE A MAIORIA DOS JUDEUS NÃO ACEITARAM JESUS COMO O MESSIAS ENVIADO. CORTAR A FIGUEIRA DITO POR JESUS, E O QUE ACONTECERIA COM ELE NA SUA MORTE NA CRUZ DO CALVÁRIO ... JESUS ALI PROFETIZAVA SOBRE A SUA MORTE. NÃO ENCONTRAR FIGOS É O MESMO QUE DIZER QUE NÃO ENCONTROU PESSOAS QUE LHE ESCUTASSE. JESUS FOI NEGADO, ESQUECIDO ATÉ PELOS SEUS AMIGOS E DISCÍPULOS)
8 Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9 Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.( O VINHADEIRO, PEDIU A JESUS PARA NÃO CORTAR  FIGUEIRA, OU SEJA, DEIXAR VIVO ISRAEL E SEU POVO, E DEIXAR AINDA ESTE ANO, ESTE TEMPO POSTERIOR, POIS SABEMOS QUE ESTE TEMPO É O TEMPO DA GRAÇA, DA MISERICÓRDIA, POIS JESUS RESSUSCITOU, E NESTA PARÁBOLA FICOU CLARO OS OBJETIVOS PROFÉTICOS DO QUE JESUS REVELOU. SERÁ QUE A FIGUEIRA SERÁ CORTADA MAIS PARA FRENTE E FAZENDO ACONTECER O FINAL DOS TEMPOS ... ACREDITO, QUE AQUELE VINHADEIRO PEDIU UM TEMPO A MAIS, E ESTE TEMPO FOI DADO DESDE O ANO DIVISOR TRIDIMENSIONAL - 2000, E SABEREMOS QUEM SERÁ O 666 OU O 999. DERRUBAR  FIGUEIRA, É DERRUBAR O PLANETA TERRA E SUAS HUMANIDADES, POIS A NOVA TERRA PRECISARÁ NASCER OU RENASCER, COMO JESUS PROFETIZOU. 

 — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Catequese Bíblico-Missionária
MUDAR O CORAÇÃO PARA A COMPAIXÃO
– Deus é misericórdia
Podemos dizer que Deus tem compaixão, pena e dó de nós. A Escritura prefere dizer que Deus é misericordioso. A palavra hebraica, usada para o dizer, indica uma atitude que brota do mais íntimo de Deus, como que de suas entranhas, como o amor de mãe. Deus é misericordioso porque se compromete conosco, adota-nos como suas crianças, estabelece aliança conosco mais do que o faz um casal.
É assim que Deus se revelou a Moisés (Êx 3,1-8a.13-15). Disse que estava vendo o sofrimento do povo, que isso o remoía internamente, como se a perseguição fosse contra ele. Mas não apenas tinha dó, não só se compadecia, mas iria libertar o povo da escravidão. E o faria por sua fidelidade misericordiosa às promessas feitas a Abraão, Isaac e Jacó: “Eu vi, eu vi a miséria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores; sim, conheço suas aflições. Desci para libertá-lo...”.
Diante dessa revelação de Deus, precisamos mudar o coração para a compaixão, abrindo nosso coração para a misericórdia de Deus, e assumindo sua misericórdia.

– Abrir-nos para a misericórdia de Deus
Partindo de dois fatos do noticiário do momento (Lc 13,2-5), Jesus insiste que temos de nos voltar e converter para Deus que nos oferece misericórdia. E isso é urgente, pois se trata de nossa felicidade. E tanto mais urgente pelo fato de a salvação nos ser oferecida gratuitamente, sem nenhum merecimento nosso. Temos de aceitar a misericórdia tão logo nos é oferecida.

– Assumir a misericórdia de Deus
Lucas conta a seguir a parábola da figueira poupada por algum tempo (13,6-9). O Senhor, em sua misericórdia infinita, tem paciência conosco e acompanha nossos passos lentos e hesitantes. Diante disso, o mínimo que podemos fazer é ter paciência e tolerância conosco e com os outros, que ainda não somos o que Deus espera de nós.
Oração
Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário