sexta-feira, 15 de março de 2019

PORTAL - GNA - 11825 - MATEUS - 5, 20 - 26 - EVANGELHO DO DIA 158 DE MARÇO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


PRIMEIRA LEITURA 
(EZ 18,21-28)
Leitura da Profecia de Ezequiel.
Assim fala o Senhor: 21 “Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22 Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.
23 Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24 Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25 Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’.
Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26 Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27 Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28 Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

OBS -  SEMPRE HAVERÁ O PECADOR QUANDO ELE PECA CONTRA AS LEIS DIVINAS.  O PECADOR OFENDE A DEUS E A ELE PRÓPRIO ... QUANDO  JUSTIÇA É FEITA, VIVA NELA, E O PECADO NÃO MAIS EXISTIRÁ, POIS AONDE EXISTIR JUSTIÇA NÃO EXISTIRÁ PECADO E NEM O PECADOR.


EVANGELHO 
(MT 5,20-26)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22 Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25 Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26 Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. 

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



Evangelho do Dia - 15 DE MARÇO DE 2019 - MATEUS - 5, 20 - 26


Mt 5, 20-26 - Jesus disse aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: “Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal”.

Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: “Patife!” será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de “tolo” será condenado ao fogo do inferno.

Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.

Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial dejustiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo






COMENTÁRIOS DO GNA -  EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MATEUS  - 15 03 2019


O Evangelho do dia de hoje, leva-nos a reflexão novamente sobre o tema -  o perdão. Tentar entender o texto acima, é saber que existe duas alternativas para quem caminha nesta Terra, e olhem que é muito difícil, pois a Terra é um dos Planetas mais atrasados do Sistema Solar.
Jesus, determina o perdão como forma de terminar com mágoas, rancores e desentendimentos entre as partes, e quando fala Irmãos, fala em Irmãos de caminhada. Tudo isso já sabemos em relação ao  que devemos impor como um beneficio para Nossas vidas, más também devemos entender que levar a oferta ao altar, é o mesmo que dizer que estaremos realizando , pensando na elevação dos Nossos preceitos Espirituais. Falta algo para que a sintonia seja completa ... como podemos está na paz, comungando com a Espiritualidade maior se ainda não encontramos o caminho da Paz. Tudo isso, leva ao leitor deste texto a imaginar, que matar o irmão, ferir, desejar mal, encolerizar, chamá-lo até de patife e tolo será condenado no fogo do inferno. Acredito como certeza, que o Pai que acreditamos jamais irá condenar um filho para viver no Inferno, e ainda mais neste inferno de fogo eterno que é mostrado desde épocas imemoriais. Perguntariam os beatos, os afins com conceitos e palavras torpes, que foi definida em época dos tempos de Jesus, quando o povo ainda não possuía condições do saber Espiritual. O Texto Nos leva diante da busca da Paz, do Amor, da Conciliação e do justo perdão pelas Nossas ofensas. Tudo isso é válido, é realmente o caminho, pois na maioria das vezes procedendo assim, resgatamos o equilíbrio perdido.

Agora, a minha determinação não é questionar, e sim, mostrar que existe possibilidades de entender os problemas que surgem, pois nada neste Mundo é igual e o acaso não existe. Falo sobre o assunto, me determino a mostrar alguns pontos, como um soldado na guerra que mata, inclusive com requintes terríveis e inaceitáveis, dos Policiais e Militares no cumprimento do dever, e mesmo a pessoa comum em legítima defesa para salvar a sua vida e talvez dos familiares ... Aqui para não falar de parentes, supostos amigos, vizinhos, colegas e etc ... que com suas vidas em desequilíbrios, e muitas vezes obsediados por espíritos inferiores, tornam suas vidas e as Nossas um grande problema existencial.. Quando Jesus falou que deveria deixar as ofertas no altar, é porque sabia que as ofertas irão ficar lá, pois a ação já foi executada e tinha destino elevado. Aconselhou primeiro, que Nós deveríamos fazer o perdão acontecer em primeiro momento, ou seja na hora que antecede o ato de oferecer e deixar no altar, peça perdão pelos pecados e os erros cometidos por não ter perdoado o agressor ou a pessoa que seja a causa dos problemas. O IMPORTANTE É O PERDÃO DIANTE DOS QUE LHES FAZEM MAL, POIS SÃO PRISIONEIROS DAS FORÇAS INFERIORES E PRISIONEIROS DE SI PRÓPRIO. 

Jesus, ensinou a Nos livrar de todo mal, e a oração do Pai Nosso é neste sentido. Tudo irmãos, é uma questão de sintonia, e afastar do mal aqui também diz, afaste daqueles que querem e que te façam mal, más volto a dizer, deixe a oferta no altar, e perdoe os que lhe fazem mal. Se fosse assim, Jesus nunca daria conselhos para que vivêssemos  no meio dos marginais e criminosos ... e sabemos que cada pessoa, vive diante de Sua própria vibração ... o bem com o bem e o mal com o mal. Bata a poeira de seus pés, e vai para a próxima cidade ... Jesus sabia que lá não havia sintonia com o bem, e devemos também ir a procura de locais e pessoas que comunguem com a sua faixa vibracional ... viva, e faça valer o perdão em Suas vidas. Viver diante ou com o mal é não entender o que o Cristo Nos ensinou ...



GNA: O EVANGELHO DE JESUS FALA SOBRE O PERDÃO MAIS UMA VEZ, POIS É O ATO MAIS IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS. PERDOAR COM A BOCA E NÃO PERDOAR COM O CORAÇÃO É O MESMO QUE PENSAR NA COMIDA E NÃO COMÊ - LA ... NESTE CASO FICARÍAMOS COM FOME. QUANDO O PERDÃO NÃO ACONTECE, ESTAREMOS CONDENADOS A MORTE ESPIRITUAL ... JESUS ENSINOU BUSCARMOS O ENTENDIMENTO, E COITADO DAQUELE QUE FOR CONTRA O PERDÃO, POIS PERDEU A OPORTUNIDADE DO ENTENDIMENTO.  MAGOAS, ÓDIOS E RANCORES NÃO PERMITIRÁ A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL ... PERDOAR NUNCA FOI SE HUMILHAR OU MESMO UMA HUMILHAÇÃO, E SIM UM GESTO NOBRE DIANTE DO PLANO MAIOR, DIANTE DE DEUS ... O BOM CONSELHO É PERDOAR, E NO CASO DE NÃO SER DIRETAMENTE NA PRESENÇA DO OFENSOR, O PERDÃO DEFINE A SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO A VIVER SEM ESTE PESO TERRÍVEL. UM DIA, TUDO PODERÁ SER DEFINIDO, POIS CONSIDERO DUAS VERDADES ... A PRIMEIRA QUE MERECEMOS RESPEITO NO ATO DE VIVER, E A SEGUNDA É UM CONSELHO DE JESUS QUE NOS PEDE PARA NOS AFASTARMOS DO MAL ... ESTE IRMÃO INFRATOR PODE SER O MAL, E O FATO DO LIVRE ARBÍTRIO E O MERECER RESPEITO AQUI TAMBÉM SE DETERMINA ... DIZ O DITADO QUE O TEMPO CURA TODAS AS FERIDAS, E ASSIM, COMO VIVEMOS EM VÁRIAS VIDAS, DEVERÍAMOS TER APRENDIDO QUE FERIDAS DOEM, E SE NÃO FOREM CUIDADAS, PODEM ATÉ MATAR ...  AS FERIDAS AQUI, NÃO SÃO SÓ NA CARNE, MAIS NA ALMA. DEVEMOS PARTIR DESTA VIDA, COM A ALMA LAVADA, ENXUGADA E PURIFICADA, POIS  SÓ CONSEGUIREMOS COM O JUSTO PERDÃO. 


Comentário
Jesus será sempre a fonte de nossa inspiração. Ele nos ensina a praticar a justiça carregada de misericórdia, de perdão. O perdão faz a vida renascer em nós e em quem é perdoado. Essa é a justiça do Reino: a misericórdia divina. Nosso programa de vida deve ser marcado pela prática da justiça; o que esperamos receber de Deus devemos sê-lo aos irmãos. Esse é o caminho que nos conduz ao céu. A presença da misericórdia é a presença do Reino entre nós. A Quaresma nos ensina a ser misericordiosos.

Oração
Concedei, ó Deus, que vossos filhos e filhas se preparem dignamente para a festa da Páscoa, de modo que a mortificação desta Quaresma frutifique em todos nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário