EVANGELHO
(LC 16,19-31)
(LC 16,19-31)
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
EVANGELHO
(LC 16,19-31)
(LC 16,19-31)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: (ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 19“ Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.(UM HOMEM RICO COMO MUITOS QUE EXISTEM EM NOSSOS DIAS)
20 Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. (LÁZARO É COMO UM DOS MENDIGOS QUE MUITO VEMOS PELAS RUAS DE NOSSAS CIDADES) 21 Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.(O MENDIGO, APENAS QUERIA SE ALIMENTAR, MATAR SUA FOME E OS CACHORROS ESTAVAM POR PERTO E LAMBIAM SUAS FERIDAS, MOSTRANDO PARA NÓS QUE SE IMPORTAVA COM O MENDIGO, O POBRE LÁZARO, COISA QUE O RICO NÃO FEZ)
22 Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. ( AQUI MOSTRA NESTE EVANGELHO, QUE ACONTECERÁ COM TODOS, OS RICOS E TAMBÉM COM OS POBRES) 23 Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. ( AQUI MOSTRA O LUGAR DE TORMENTO QUE O RICO ESTAVA E QUE ESTARÃO OUTROS COMO ELE DEPOIS DA MORTE FÍSICA, POIS NÃO TEVE PIEDADE E AMOR PELO SEU PRÓXIMO) 24 Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. ( O RICO SOFRENDO OS TORMENTOS DO FAMOSO INFERNO, QUE NADA MAIS É QUE A SINTONIA E OS TORMENTOS QUE O ESPÍRITO INFRATOR TRAZ PARA DIANTE DE SI. É UMA ZONA DE SOFRIMENTOS)
25 Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.( O PLANO ESPIRITUAL AQUI REPRESENTADO POR ABRAÃO, ´UMA ADVERTÊNCIA NESTA PARÁBOLA A DISTÂNCIA ENTRE O BEM E O MAL, E IMPOSSÍVEL DE SER REMEDIADA NAQUELE MOMENTO OU MOMENTOS QUE O ESPÍRITO ATORMENTADO TERÁ QUE PASSAR) 26 E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.( ESTA PARA ENTENDIMENTO É A DISTÂNCIA DO PECADOR E O FIEL AOS ENSINAMENTOS SAGRADOS, ENTRE ELES O AMOR AO PRÓXIMO)
27 O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, ( AQUI PODEMOS VER E ANTEVER O DESESPERO PELA FALTA DE AMOR E DESTE FILHO, QUE AQUI SABEMOS QUE É O SEXTO, REPRESENTANDO AO SER HUMANO CRIADO NO SEXTO MOMENTO DA CRIAÇÃO. ESTE NÃO ENSINOU ESTES VALORES DE AMOR AOS SEUS FILHOS, E ESTE FATO É COMUM AQUI NESTA ÉPOCA EM QUE VIVEMOS, OU SEJA, A FALTA DE VALORES, A FALTA DE DEUS E AS LEIS DO AMAI - VOS UNS AOS OUTROS) 28 porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. ( ESTE CINCO IRMÃOS REPRESENTA MUITAS VERDADES, SIMBOLIZANDO AS CINCO CHAGAS DO CRISTO, OS CINCOS CONTINENTES DA TERRA, E AQUI NESTE EVANGELHO FATORES OCULTOS SE REVELAM) 29 Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ ( AQUI SERIA HOJE O MESMO QUE DIZER QUE NÓS TEMPOS OS ENSINAMENTOS DE JESUS E DOS PROFETAS, E DEVERÍAMOS TAMBÉM ESCUTÁ - LOS)
30 O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. ( MESMO JESUS MORRENDO POR NÓS, RESSURGINDO DO MUNDO DOS MORTOS, VOLTANDO A VIDA, O MUNDO NÃO O ESCUTA, NÃO ESCUTOU E TAMBÉM NÃO SE CONVERTE) 31 Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’. ( JESUS FALAVA DESTE ALGUÉM, QUE ERA ELE QUANDO RESSUSCITOU DOS MORTOS, E NINGUÉM ACREDITOU)
— Palavra da Salvação.
GNA : ESTE EVANGELHO É UMA AMOSTRA E O MESMO TEMPO UM CHAMAMENTO PARA AVIDA APÓS A MORTE FÍSICA AONDE OS TORMENTOS E OS RANGER DE DENTES DEFINE COMO SOFRIMENTOS A TODOS QUE NÃO QUEREM ENTENDER A RELAÇÃO DA VIDA COM AS VERDADES ENSINADAS, E QUE O AMOR QUE FALTA, FARÁ REALMENTE FALTA NA HORA DO GRANDE MOMENTO APÓS O DESENCARNE DO CORPO FÍSICO.
Comentário
Enquanto houver egoísmo, que é a raiz de todo pecado, haverá divisão entre irmãos. Haverá falta de acesso aos recursos essenciais para a vida humana. É o episódio do pobre Lázaro e do homem rico, soberbo, egoísta, voltado só para si mesmo. A partilha e a soma de gestos solidários nos levam para dentro do amor verdadeiro. Quem escolhe outro caminho, usando sua liberdade, terá suas consequências. Nosso julgamento passará, necessariamente, pelas atitudes de amor e de misericórdia que tivemos nesta vida.
No Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial tomemos consciência de que somos irmãos, independente de raça, cor ou nação.
Oração
ÓDeus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e filhas, para que, renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário