EVANGELHO
(LC 6,39-45)
(LC 6,39-45)
Naquele tempo, 39 ( ÉPOCA EM QUE JESUS VIVIA ENTRE ELES) Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? ( CEGOS, AQUI NESTE TEXTO SEGUNDO JESUS, SÃO CEGOS ESPIRITUAIS, COMO SÃO OS CEGOS ENCARNADOS, NADA CONSEGUEM ENXERGAR, E ASSIM SE TIVER UM BURACO, CAIRÃO NELE)
40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. ( NÃO É MAIOR UM DISCÍPULO DEPOIS DE FORMADO, MAIS SERÁ COM O MESTRE)
41 Por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?( AQUI É PARA AQUELES QUE ENXERGAM OS PECADOS, OS ERROS DOS OUTROS E NÃO CONSEGUEM ENXERGAR OS SEUS ERROS E PECADOS) 42 Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.( AQUI UM ERRADO, UM PECADOR TENTANDO ENSINAR OU MOSTRAR VERDADES ESPIRITUAIS, POIS AINDA É UM PECADOR IGUAL AO SEU IRMÃO, E SERIA PRECISO PRIMEIRO SE ILUMINAR, SE SANTIFICAR DIANTE DAS LEIS E DOS PROJETOS DIVINOS)
43 Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. ( AQUI AS ÁRVORES É UM EXEMPLO, POIS SÃO COMO NÓS, PESSOAS BOAS OU MÁS) 44 Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. ( ASSIM SOMOS NÓS, SE NOSSOS PAIS FOREM BONS, ENSINARÃO COISAS BOAS E ASSIM SEREMOS TAMBÉM COM NOSSOS FILHOS)
45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”. ( CHEIA MOSTRA O TESOURO QUE REPRESENTA QUE SÃO COISAS BOAS QUE SAEM DO CORAÇÃO DO BOM FILHO DE DEUS, E MOSTRA TAMBÉM O CORAÇÃO DO MAU, AONDE ESTE SÓ DESTILA COISAS MÁS)
GNA - JESUS MOSTROU COMO É O SER HUMANO.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Catequese Bíblico-Missionária
Na celebração de hoje, tanto o Salmo de Meditação quanto o Evangelho fazem uma comparação entre pessoas e árvores. Assim como as árvores são reconhecidas pelos frutos que produzem, o mesmo acontece com as pessoas, que serão reconhecidas por seus atos e gestos.
A Primeira Leitura, tirada do livro do Eclesiástico, ensina que as palavras que pronunciamos são o espelho da alma. Elas revelam quem realmente somos. Por isso, seria muito bom a gente pensar um pouco antes de falar qualquer coisa. Como ensina Jesus, a pessoa boa tira coisas boas de seu coração.
Na Segunda Leitura temos o encerramento de uma longa catequese feita pelo apóstolo Paulo para os cristãos de Corinto. Essa catequese foi lida nas celebrações dos últimos quatro domingos. Paulo mostra que a ressurreição de Jesus é o centro da Boa Nova que ele anuncia em todo canto. Ele começa fazendo uma breve memória do que ele mesmo transmitiu aos coríntios (15,1-11). Paulo ensinou que Jesus Cristo morreu e ressuscitou, e que o Ressuscitado apareceu a vários irmãos e irmãs da Comunidade. Ou seja, a Igreja se constrói sobre o testemunho de pessoas bem concretas, e não sobre ideias soltas. Essas pessoas tiveram uma experiência da ressurreição, e essa experiência lhes dá autoridade para transmitir sua fé aos outros.
Mas, ao que parece, alguns na Comunidade de Corinto não creem na ressurreição, pois dizem que Jesus não ressuscitou (15,12). Paulo então diz: Se Cristo não ressuscitou estaríamos todos perdendo nosso tempo em evangelizar e batizar, em participar da Comunidade e realizar trabalhos pastorais. Enfim, estaríamos perdendo tempo na implantação do Reino de Deus e esse Reino não chegaria nunca. Nossa fé seria ilusória e nós seríamos os mais infelizes dos seres humanos (15,15-19).
Continuando sua catequese, Paulo desenvolve dois argumentos básicos para nossa vida de fé (15,29-34). O primeiro é lembrar o gesto misterioso do Batismo. Pelo Batismo nós já ressuscitamos para uma nova vida em Cristo. O segundo argumento é a coragem e o testemunho dos apóstolos e apóstolas. Eles não temem a morte e anunciam a vitória definitiva da vida em Cristo Ressuscitado.
Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
Oração
Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário