sexta-feira, 1 de março de 2019

PORTAL - GN A- 11734 - MARCOS - 10, 1 - 12 - EVANGELHO DO DIA 01 DE MARÇO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(MC 10,1-12)


Resultado de imagem para JESUS E O CASAMENTO

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para JESUS E O CASAMENTO
Naquele tempo, 1 Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2 Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3 Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4 Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5 Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8 Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10 Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11 Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12 E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO PELO EVANGELISTA MARCOS - 01 03 19

Hoje, Jesus nos fala diante do texto de Marcos, e naquele tempo em que estava entre eles fisicamente, ensinou e realizou diante deles milagres e curas fabulosas ... neste dia, do outro lado do rio Jordão, o Mestre junto a multidão se reuniram, e sempre os ensinavam. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus no intuito de colocá-lo a prova, perguntaram se era permitido o homem divorcia-se de sua mulher ... Jesus perguntou a eles o que Moisés ordenara, e a resposta é que Moisés permitiu escrever uma carta de divórcio, e tudo estava definido. Lembrem-se deste permitiu. Moisés  permitiu, e não Deus. O Mestre afirmou que Moisés fez isso por causa da dureza do corações deles ... Jesus os levou ao início da criação quando Deus o homem e a mulher, os uniu, e não são mais dois e sim agora são um ... o homem corta os vínculos com sua família e agora terá outra, e os dois serrão uma só carne. Deus uniu, e quem seria maior maior do que Ele para ter o poder de separar.
Depois, em casa o assunto continuou e Jesus afirmou, que quem e divorciar de sua mulher e casar com outra comete adultério e vice versa ...

GNA : Aqui, podemos notar um Jesus definido diante da lei de afinidades, pois uma lei não pode permitir duplicidade ou objetivos individuais, transformando o querer em poder. Hoje, qualquer briga, problemas naturais que surgem, são motivos de separações. Jesus, sempre perfeito, não entrou em detalhes sobre situações, e sim mostrou o que deveria ser como a lei determina. Jesus, sabia que muitas coisas envolvem um relacionamento, um matrimônio, como crianças, posição da mulher que ficava sem direitos, e se permitisse teria que criar contornos para superar as vontades de cada um ... perguntaríamos com quem ficaria as crianças, quem iria sustentar uma mulher que não era como a de hoje, pois naqueles dias era da casa e com responsabilidades familiares ... a Lei que define e definiu verdades foi a que Jesus aplicou e ensinou, pois os casos levaria a pratica de adultério. Será que as separações que DEUS UNIU poderiam ser em separadas pelo vontade individual levando a falência familiar e seus valores e deveres. Lembrem-ser do grande detalhe, que Deus uniu, foi diante de Deus, diante de um sacerdote que realizou esta união, e esta é realmente feita por Deus, e se Ele fez, n~ão é justo que o homem ou alguém separe, pois é obra Divina., A Lei  é verdade entre verdades, e como viver, quando um trai a confiança nesta união em que deveria ser um, e traindo, é lógico que não trai só o outro ou a oura, e sim a si próprio, pois são um todos os casamentos. Quando o homem ou a mulher se separam, continuam ligados por Deus. Diante das palavras de Jesus, sabemos o que disse, que Moisés determinou um documento, e este ainda existe em nossos dias ... mais Deus continua com a sua determinação que a união realizada não pode ser destruída. Quantos homens e mulheres casam, suas vidas nos conflitos resultam todo tipo de insanidades, inclusive acontece mortes ou ferimentos em relacionamentos complicados, inclusive as traições amorosas levam as separações ... e como poderíamos dizer que não podem se separar quando o amor não mais existe ... não existindo amor, não existe nada. Afastai - vos do mal, e um mal casamento é também um mal na vida dos atingidos ... como explicar a vontade dos homens diante das leis Divinas ... e acredito, que a Lei Divina no casamento tem que ser defendida e definida, e só aconteceria separação, quando a mesma, as partes envolvidas, diante do sacerdote, depois de esgotados os esforços , seria realizado diante de Deus uma formulação conjunta, modificando o que foi feito, e isto poderia ser o tal documento que Moisés entregava nestes casos ... e assim, Jesus afirmou que era feito, pela dureza dos vossos corações...


Jesus explicou, Deus não permite, mais Moisés permitia devido a dureza dos corações dos envolvidos. Acredito que Jesus tem mesmo que ficar do lado da lei, para evitar o famoso casa e descasa, e quantos conhecemos que separam e casam várias vezes, e mais parece uma putaria, do que um desejo de união para para o bem viver. Muitos casam para prevalecer o ego humano e jamais aceitam o lado,  DIVINO (DEUS) EM SUAS VIDAS ... que cada casal saiba, que o casamento é Sagrado, pois coloca Deus nesta união, e tudo deveria ter, respeito e responsabilidade. Jesus queria evitar que a instituição familiar de um casamento, fosse motivo de constantes separações, e assim quem mais sofreria seriam aqueles  mais fragilizados ... a base que acredito é simples ... ninguém deveria casar sem amor, se existe amor, existe afinidades e Deus está sempre presente, e falar que o amor acabou é ridículo. Quando existe o amor sincero, não acaba nunca ... assim como Deus em nossas vidas.
Muitos dizem ter encontrado soluções, e viver longe um do outro, cada um na sua casa, viver juntos e se der certo depois oficializa o casamento, e vai criando mecanismos que ofendem a união sagrada que resultaria nas famílias, e os filhos santificados por esta união. A grande verdade, é aquela realidade, que muitos casam e ainda querem viver como se estivessem solteiros ... casamentos tem aquelas famosas testemunhas, e depois o casamento acaba, as testemunhas posteriormente serão todos que saberão que não deu certo, e todos ficarão sabendo do erro que foi cometido perante Deus,o sacerdote, os familiares e amigos. É muito triste, quando tomamos conhecimento que uma relação acabou, e mais triste ainda quando descobrimos que deixou sequelas para sempre, e amizades destruídas. As pessoas não sabem, mais a espiritualidade coloca os pares numa situação de afeição, para reparar erros até do passado, de outras vidas, e o que se vê, são oportunidades perdidas.
Existe, por outro lado, afirmações como tentei mais não deu certo ... quando namorava era um santo, depois que casou, mostrou a sua verdadeira cara ... ele me trocou por outra, fiquei doente, o casamento acabou, são alguns exemplos que mostram relacionamentos rompidos, e se perguntar, cada um na sua maneira está coberto de razões ... relacionamentos rompidos, por causas de envolvimentos familiares, e etc ... o certo, que tudo pode acontecer, e se não existir aquele amor a dois do início, foi por causa da fragilidade ou da mentira deste amor inicial ... superar barreiras, vencer as provas, pois um grande amor não pode terminar das maneiras que acontecem ... e chego a pensar, que a grande maioria dos casamentos fracassados, é exatamente pela falta de Deus em suas vidas. 
Comentário
O amor jamais obscurece ou tira a liberdade de quem ama verdadeiramente. Nossas avaliações humanas, às vezes, são marcadas pelo sentimento e não pela grandeza do amor. O amor será sempre indissolúvel. Jesus ensina-nos que a vontade do Pai, desde o início, é a união inseparável. A dignidade do matrimônio e da família não é um valor descartável ou provisório. O matrimônio é de instituição divina e não humana. Por isso, compreendamos o ensinamento de Cristo sem querer justificar nossas atitudes.

Oração
Senhor Deus, revesti-nos das virtudes do Coração de vosso Filho e inflamai-nos com seu amor, para que, assemelhando-nos a ele, possamos participar da redenção eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário