domingo, 17 de fevereiro de 2019

PORTAL - GNA - 11666 - LUCAS - 6, 17 . 20 - 26 - EVANGELHO DO DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(LC 6,17.20-26)
Naquele tempo, (ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES)  17 Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. ( LOCAL AONDE JESUS ESTAVA ORANDO, POIS DESCEU DA MONTANHA, ERA UM TÍPICO SINAL QUE O MESTRE ANTES DE FALAR AO POVO E AOS SEUS, ORAVA E DEPOIS SE REUNIA COM ELES PARA ENSINÁ-LOS E MUITAS VEZES FAZIA SEUS MILAGRES ACONTECEREM) 
20 E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! (JESUS OLHANDO PARA OS SEUS DISCÍPULOS, ERA COMO SE DIRIGIA A ELES ESSAS PALAVRAS, PARA ENSINÁ-LOS QUE A POBREZA QUE QUERIA DIZER ERA A POBREZA ESPIRITUAL. ALI REUNIDOS, ERAM BEM AVENTURADOS, POIS POSSUÍAM O PODER DA SABEDORIA E DO CONHECIMENTO DO REINO DIVINO EM SUAS VIDAS)
21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! ( VÓS TENDES FOME DA PALAVRAS DIVINAS, POIS SERÃO SACIADAS POR ELAS, SUAS ALMAS SE ENCHERÃO DE SABEDORIA DA PARTE DE DEUS)
Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! ( DISSE JESUS QUE AGORA ELES ERAM BEM AVENTURADOS, POIS PODIAM SORRIR COM ESTA GLÓRIA DE TER AS VERDADES E AS SABEDORIAS DE DEUS EM SUAS VIDAS)
22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! ( JESUS AFIRMOU QUE ELES SOFRERIAM TODO TIPO DE HUMILHAÇÕES, POIS OS MAUS IRIAM TENTAR DESTRUIR O PODER E A SABEDORIA DIVINA QUE ELES POSSUÍAM) 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas.( JESUS AFIRMOU QUE A RECOMPENSA NA OUTRA VIDA, NOS PLANOS MAIORES SERIA GRANDE PARA ELES, E LEMBROU QUE OS ANTEPASSADOS DELES QUE VIVIAM ENTRE OS PROFETAS TRATAVAM MAL AQUELES QUE LHES ERAM ENVIADOS. JESUS QUERIA DIZER, QUE COM ELES ACONTECIAM A MESMA COISA)
24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! ( A RIQUEZA MATERIAL PERTENCE A ELES AQUI NA TERRA, E SE NEGAREM A SABEDORIA DIVINA, FICARÃO APENAS COM ELA, E SABEMOS QUE DESTA VIDA, NADA MATERIAL SE LEVA) 25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas!( JESUS MOSTROU O QUE LHES ESPERAM NA VIDA FUTURA, POIS COMO SABEMOS, QUE NA VIDA ANTERIOR TIVERAM E NÃO DERAM VALOR E NA PRÓXIMA JORNADA, NADA QUE TIVERAM, IRÃO TER, PASSARÃO FOME, TERÃO TRISTEZAS, LUTO E LÁGRIMAS) 26 Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”. ( AI DAQUELES QUE NÃO ACEITARAM AS VERDADES ENSINADAS PELOS ENVIADOS DE DEUS, ESTES ERAM ELOGIADOS PELO POVO QUE NÃO ESCUTAVAM OS ENVIADOS, POIS ELES DAVAM OUVIDOS AOS FALSOS PROFETAS, E DESTA MANEIRA, ESTE AI, REPRESENTAVA OS SOFRIMENTOS POR NEGAREM OS ENSINAMENTOS VERDADEIROS. HOJE, COMO NAQUELES TEMPOS, O POVO DAVA OUVIDOS AS MENTIRAS, E MUITOS FALSOS PROFETAS ESTÃO NO MUNDO. O POVO ACEITAVA AS MENSAGENS DOS FALSOS PROFETAS, E POR ISTO OS ELOGIAVAM JUNTOS COM O QUE DIZIAM ... DEVEMOS TER CUIDADO, POIS MUITAS MENTIRAS DITAS E REVELADAS AOS HOMENS, REALMENTE NOS AFASTARÃO DA PRESENÇA DE DEUS.)


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Resultado de imagem para OS PROFETAS DOS TEMPOS ANTIGOS


 Catequese Bíblico-Missionária
Todos nós buscamos e queremos segurança. Mas onde estão nossa segurança e nossa esperança? As leituras de hoje indicam um caminho a ser trilhado para que possamos encontrar a alegria e a paz. Conforme o texto do profeta Jeremias e o Salmo de meditação, esse caminho nos torna como árvores plantadas à beira da água corrente, firmes e saciadas, dando fruto no tempo certo. Esse caminho é o Evangelho que Jesus nos anuncia.
O Evangelho de hoje traz o conteúdo dos ensinamentos de Jesus. Alguns chamam esses ensinamentos de “Sermão da Planície”, pois, segundo Lucas, Jesus desceu da montanha e ensinou em um lugar plano. As palavras de Jesus em Lucas são mais breves que no “Sermão da Montanha” em Mateus (Mt 5 a 7). Só que as palavras de Jesus em Lucas são mais radicais. Lucas traz quatro bem-aventuranças e quatro maldições. É que Lucas escreve seu Evangelho para as cidades greco-romanas, onde conviviam, lado a lado, gente muito rica, morando em mansões, e gente muito pobre, morando em favelas. Até hoje é assim!
Falando para seus discípulos, Jesus declara felizes os pobres. Os destinatários das palavras de Jesus são os discípulos, ou seja, todas as pessoas batizadas. E esses discípulos são pobres. A eles Jesus afirma: o Reino é de vocês. Por isso, são felizes desde já! Jesus convida os discípulos a não querer acumular nem enriquecer, mas que assumam sua pobreza, lutando por uma convivência mais justa, onde haja partilha dos bens e fraternidade, sem discriminações ou preconceitos.
Nas duas bem-aventuranças seguintes a palavra-chave é agora. Jesus proclama felizes os que agora estão com fome e os que agora choram. Assim, Jesus nos faz saber que, aquilo que agora vivemos e sofremos não é definitivo. Definitivo é o Reino que Jesus proclama. Um Reino que nós, discípulos e discípulas, estamos construindo na força do Espírito. Construir o Reino nos leva a enfrentar obstáculos com sofrimentos e perseguições. Mas uma coisa é certa: uma hora esse Reino vai chegar e todos nós seremos saciados e daremos boas risadas!

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
 Oração
Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário