EVANGELHO
(MC 8,27-33)
(MC 8,27-33)
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Evangelho do Dia - 21 02 19 - MC 8, 27 - 33
Mc 8, 27-33 - Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus e sim como os homens”.
.
Padecesse muito… (Mc 8,27-33)
Jesus decepciona seus seguidores. Pedro acabara de proclamar a Jesus como o Messias prometido (este é o sentido da palavra grega “Cristo”, isto é: o “ungido”). Logo em seguida, sem tempo de respirar, os discípulos ouvem pela primeira vez, da boca do próprio Mestre, a profecia de sua paixão, morte e ressurreição. E tudo é apresentado como uma “necessidade”: “Era necessário que padecesse muito… Que morresse… E ressuscitasse depois de três dias…”
Teriam ouvido até o fim? Compreenderam o anúncio da ressurreição? Eram capazes de crer em milagre tão grande? Ou nem mesmo ouviram o fim da frase, com as vísceras já revolvidas pela simples ideia da morte do Senhor?
Todos conhecem a reação primária de Pedro, a ponto de o discípulo chegar a repreender seu Mestre pela impropriedade daquele anúncio. Na atitude do velho pescador, a reação tão comum em todos nós: prontos à glória do Tabor, mas tão vexados com a humilhação do Calvário. Não ocorreu a nenhum deles o pensamento de fazer três tendas sobre a rocha nua do Gólgota…
Não é fácil enfrentar o tempo que segue à crucifixão. É isto que digo em meu soneto “Depois do Calvário”:
O Cristo que eu abraço decepciona,
Pois se recusa ser um vencedor:
Estende os braços para a Cruz, e à dor
Inteiramente livre, se abandona.
Pois se recusa ser um vencedor:
Estende os braços para a Cruz, e à dor
Inteiramente livre, se abandona.
Ele perdeu a luta. Foi à lona.
A plateia o vaiava com furor.
Em pleno dia, o Sol perdia a cor
E a Vida se acabava à hora nona.
A plateia o vaiava com furor.
Em pleno dia, o Sol perdia a cor
E a Vida se acabava à hora nona.
É noite. O anfiteatro está vazio
E desce da Montanha um vento frio,
Em cujo sopro uma oliveira dança…
E desce da Montanha um vento frio,
Em cujo sopro uma oliveira dança…
Se o fracasso de Deus chegou ao cúmulo,
Só me resta ficar guardando o túmulo,
Gemendo um pranto feito de esperança…
Só me resta ficar guardando o túmulo,
Gemendo um pranto feito de esperança…
Orai sem cessar: “Fomos curados graças às suas chagas…” (Is 53,5)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
COMENTÁRIOS E ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DO DIA - 21 02 19 - MC 8, 27 - 33
GNA : JESUS CONTINUAVA PELOS CAMINHOS EMPOEIRADOS, E NESTE TEXTO DE MARCOS É CONTADA A VIAGEM DO MESTRE A CESAREIA DE FELIPE. NO CAMINHO PERGUNTOU AOS SEUS DISCÍPULOS O QUE OS HOMENS DIZIAM QUE ELE ERA. ELES RESPONDERAM QUE ERA A REENCARNAÇÃO DE JOÃO BATISTA , ELIAS E OUTROS DIZIAM QUE ERA UM DOS PROFETAS. JESUS PERGUNTOU MAIS UMA VEZ QUEM ELE ERA, E PEDRO QUE ERA O CHEFE DENTRE ELES DISSE, TU ÉS O MESSIAS. JESUS IMEDIATAMENTE PROIBIU DE FALASSE ISTO PARA OUTRAS PESSOAS. DEPOIS COMO DIZ O TEXTO, JESUS COMEÇOU A ENSINAR-LHES, OU MELHOR REVELAR O SEU FUTURO, DIZENDO TUDO QUE IRIA ACONTECER NUM FUTURO PRÓXIMO, QUE TODOS NÓS CONHECEMOS. PEDRO LOGO SE COLOCOU A FRENTE, COM OBJETIVIDADE REPRENDEU O MESTRE. JESUS VOLTOU-SE PARA OS DISCÍPULOS E REPRENDEU A PEDRO DE UMA FORMA AGRESSIVA, DIZENDO, VAI PARA LONGE DE MIM SATANÁS, TU NÃO PENSAS COMO DEUS E SIM COMO HOMENS.
O QUE PODERIA SER DITO POR MIM SOBRE ESSES MOMENTOS TÃO CLAROS NA VIDA DAQUELES SEGUIDORES, QUE ALÉM DE ESTAR DIANTE DE JESUS, MESMO ASSIM AINDA NÃO HAVIA NELES A CLAREZA E OS OBJETIVOS DE QUEM ERA JESUS E O QUE PRETENDIA. AO ANALISAR ESTES FATOS, JESUS SABIA O QUE PASSAVA ENTRE ELES, E O IMPORTANTE FOI REGISTRAR EM SUAS ALMAS O VALOR DA CRENÇA, E ELES DEVERIAM SABER QUE JESUS ERA UM HOMEM DIFERENTE, E SERIA POR ESTE MOTIVO QUE ELES O SEGUIA E O RESPEITAVA. MÁS, O FATO DE AINDA NÃO SABER A VERDADE SOBRE ESTE HOMEM CHAMADO JESUS, É QUE PRECISOU ALI NASCER UM MOMENTO, UMA TRANSFORMAÇÃO, E COMO FORAM COM ELES, EU PERGUNTARIA A QUEM ESTIVER LENDO A ESTE TEXTO, SE VOCÊ TAMBÉM SABE QUEM REALMENTE É JESUS. O FATO DOS DISCÍPULOS REVELAREM QUE JESUS PODIA SER UM DOS PROFETAS, E ATÉ CITOU NOMES, É A FORMA INDISCUTÍVEL QUE ELES ACEITAVAM A REENCARNAÇÃO, SE NÃO ELES JAMAIS TERIAM DITO ISTO. NOTEM MEUS IRMÃOS, QUE JESUS VOLTOU A PERGUNTAR, E NESTE MOMENTO SABIAM QUE AS SUAS OPINIÕES NÃO CORRESPONDIAM COM A VERDADE. PEDRO COMO ERA DE SE ESPERAR, POIS OS REPRESENTAVAM E SEMPRE O REPRESENTOU POIS ERA A AUTORIDADE NA LOCALIDADE AONDE VIVIAM, E DONO - PROPRIETÁRIO DO PONTO E BARCOS PESQUEIROS. A VERDADE QUE PEDRO AFIRMOU, QUE JESUS ERA O MESSIAS ... E JESUS AFIRMOU PARA ELES QUE NADA DISSESSEM SOBRE ISTO. NO TEXTO IDENTIFICAMOS O JESUS VIDENTE, OLHANDO ALÉM DO TEMPO, UM VISIONÁRIO QUE APRESENTOU A ELES O QUE IRIA ACONTECER EM SUA VIDA NUM FUTURO PRÓXIMO. PEDRO COMO AFIRMEI ACIMA, REPRENDEU JESUS, E FOI O AMOR E A DEDICAÇÃO DESSE HOMEM QUE FALOU POR ELE. O MESTRE SABIA, O ESTRAGO QUE SATANÁS FARIA COM RELAÇÃO A ESTE DEVOTADO E VALENTE PEDRO, QUE NEGARIA TRÊS VEZES A JESUS, E AOS OUTROS QUE O ABANDONARIA AOS PÉS DA CRUZ NO CALVÁRIO. JESUS REPRENDEU A PEDRO, POIS SABIA QUE O PODER DE SATANÁS ESTARIA NESTE FUTURO COM PEDRO, E PEDIU PARA ESTE IR PARA LONGE DELE. SERÁ QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO O MESMO, FAZENDO COMO JESUS FEZ A DIZER O MESMO ...
QUANTAS VEZES EM NOSSAS VIDAS, VEMOS PARENTES, AMIGOS, CONHECIDOS QUE DEFENDE JESUS COMO PEDRO FEZ, E NO FUNDO NÃO TEM PODER DE ESCOLHAS POIS O REINO DO MAL - SATANÁS ESTÁ PRESENTE EM SUAS VIDAS ... SE ISTO TE CONVENCE MEU IRMÃO, FAÇA COMO JESUS FEZ, E DIGA VAI PARA LONGE DE MIM. A MELHOR COISA A FAZER, É SEGUIR JESUS, PERMITIR QUE QUE SEJAMOS LEAIS DEFENSORES DA SUA DOUTRINA, E NESTE PARTICULAR JESUS JAMAIS PENSARIA EM PEDIR PARA QUE FOSSEM PARA LONGE DELE. JESUS NÃO QUER QUE SEUS FILHOS SEJAM DIVIDIDOS COM FORÇAS QUE NEGAM O SEU NOME E O SEU TESTEMUNHO DE FÉ. JESUS QUER CERTEZA, DEFINIÇÃO COMO PEDRO TEVE EM REVELAR QUE ELE ERA O MESSIAS ... MAIS, JESUS SABIA QUE FOI O PAI, O PLANO MAIOR QUE REVELOU ISTO A ELE DIANTE DE SUA MEDIUNIDADE.
UM DIA TEREMOS QUE MOSTRAR O NOSSO COMPROMETIMENTO E ESCOLHAS, POIS JAMAIS, PODEREMOS SERVIR A DOIS SENHORES. TEMOS QUE TER CERTEZA, QUEM É JESUS, E ASSIM NESTA CERTEZA REALIZAR EM NÓS A VERDADEIRA OBRA DE SALVAÇÃO E BATER NO PEITO E DIZER PARA NÓS E O MUNDO, QUE JESUS VERDADEIRAMENTE É O MESSIAS, AQUELE QUE FOI ENVIADO DIANTE DA UNIDADE DIVINA QUE REPRESENTA. DEUS SE FEZ PRESENÇA NAQUELE QUE QUE A DEUS PERTENCE.
PORTAL - GNA - ARQUIVO ESPIRITUAL - GNA
Comentário
Jesus pergunta aos discípulos sobre sua pessoa. Espera que eles manifestem publicamente sua fé, o que fez Pedro em nome de todos os discípulos: “Tu és o Messias”. Quem é Jesus para você? Ele é nosso Redentor. Abraçou a cruz com amor para nossa redenção e, por isso, lembra aos apóstolos que junto dele é preciso tomar a cruz, ser fiel à missão, para ressuscitar com Ele. Se queremos viver uma fé que nos acomode, não viveremos a fé conforme Cristo mesmo nos ensina.
Oração
Derramai, ó Deus, em nossos corações o vosso Espírito de amor, para só pensarmos o que vos agrada e amar-vos com sinceridade em nossos irmãos e irmãs. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário