PRIMEIRA LEITURA
(GN 1,20–2,4A)
(GN 1,20–2,4A)
Leitura do Livro do Gênesis.
20Deus disse: “Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. 21Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”. 23Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia.
24Deus disse: “Produza a terra seres vivos segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies”. E assim se fez. 25Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis do solo segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom.
26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia.
2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4aEsta é a história do céu e da terra, quando foram criados.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
GNA : AQUI JAMAIS FOI REVELADO QUE DEVEMOS COMER CARNES DE ANIMAIS, E SIM QUE NÓS HUMANOS E OS ANIMAIS COMAM AS PLANTAS, FRUTOS, APENAS ISTO.
EVANGELHO
(MC 7,1-13)
(MC 7,1-13)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANALISE DO GNA - EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MARCOS - 07 02 19
Quando Jesus definia algo em relação as perguntas que faziam, sempre com intenções de colocá-lo contra as tradições do povo. Aos que se prendem em valores, vivem por eles, e os que se libertam destes mesmos valores se elevam ... Jesus, afirmou para eles, e por que não dizer também em tempos passados e atualmente essa grande verdade, em honrá-lo com os lábios e não com o coração. Jesus ontem e hoje falaria a mesma coisa diante dos preceitos humanos, doutrinas falsas segundo as tradições dos homens.
Jesus os comparou segundo a essas tradições a honrar pai e mãe ... ou que deve morrer quem amaldiçoa ao seu pai e sua mãe ... mas não aplica aos preceitos Sagrados, que os sustentos que recebeis de Mim, é consagrado a Deus. E a pessoa assim fica dispensada de ajudar seu pai e mãe. Jesus diz a eles, que assim, vocês definem essas tradições, e esvaziam a palavra de Deus, pois vivem apenas das tradições humanas ... e neste aspecto, muitas outras coisas realizam que nada tem a haver com as Leis de Deus.
GNA - ELES, E HOJE OBSERVAMOS COMO ISTO ACONTECE, POIS TEMOS ASSISTIDO, ESCUTADO E LIDO MUITO SOBRE TUDO QUE FAZEM DIANTE DOS FIÉIS, E ESTES ATOS, ESSAS TRADIÇÕES JAMAIS FORAM DESCRITAS OU ENSINADAS POR JESUS. QUE ESTE EVANGELHO SIRVA DE LEMBRETE AOS QUE REALIZAM OBRAS E RITUAIS QUE SÃO CONTRA AOS ENSINAMENTOS DO PRÓPRIO CRISTO JESUS. MUITOS SE DIZEM REPRESENTANTES DO CRISTO NA TERRA, E AFIRMAM QUE SUA IGREJA, SUA RELIGIÃO SALVARÁ, E O COMÉRCIO A CADA INSTANTE AUMENTA OS VALORES ARRECADADOS ... E O QUE ME PARECE, É QUE JESUS FICA COM AS MIGALHAS ... AS LEIS DE DEUS, TÃO SIMPLES E OPERACIONAIS, COLOCAM OS VALORES HUMANOS E SUAS VONTADES DE UM LADO E OS VALORES DO VERDADEIRO CRISTÃO DO OUTRO ... E TUDO E MUITO MAIS ENSINADO POR JESUS E PROFETIZADO POR ELE E POR OUTROS, DEVERIAM REPRESENTAR UM SENTIDO AMPLO DE MUDANÇAS E NÃO VEMOS ISTO NAS PESSOAS ... MATAM PARA ELIMINAR OPOSITORES E MUITOS VIVEM COM OS IDIOTAS DE CARTEIRINHA QUE SÓ PENSA NELE E NAS COISAS QUE ACREDITA, MAIS SEMPRE LONGE DAS VERDADES E DOS ENSINAMENTOS DE JESUS. ESTE MUNDO PERTENCE A UNIDADE DIVINA, COMO TODOS E TUDO QUE EXISTE ... APENAS EXISTE OS QUE SE AFASTAM DESTA VERDADE. OS FARISEUS E OS MESTRES DA LEI, NAQUELES DIAS, FAZIAM VALER O QUE ACREDITAVAM E HOJE TAMBÉM NADA MUDOU ... AS MÃOS CONTINUAM SUJAS, EMBORA MUITOS QUEIRAM E TENTAM LAVÁ-LAS, POR MAIS QUE LAVAM, MAIS SUJA FICAM, POIS MEXE NAS IMPUREZAS QUE DIANTE DELAS SUJAM TODA A ALMA ... E O MEIGO JESUS QUERIA DIZER QUE LAVANDO AS MÃOS, NÃO LAVARÃO SUAS ALMAS ...
Comentário
Jesus se coloca em oposição aos mestres da Lei e fariseus por serem observantes, mas não estarem atentos às necessidades dos pobres nem favorecerem a libertação dos oprimidos. São vigias da prática da Lei e não praticantes do bem e da misericórdia. Para Jesus, o amor, a misericórdia e a vida estão acima de qualquer outro valor. Vale também para nós, pois podemos ser observantes, mas não praticantes. Diante do Evangelho façamos nossa revisão de vida.
Oração
Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário