EVANGELHO
(MC 6,53-56)
(MC 6,53-56)
Naquele tempo, 53 tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55 Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56 E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MARCOS - 11 02 19
Marcos, neste texto simples, fácil de análise, mostrou não só o que aconteceu naqueles dias, mais em nossos dias, mostra a missão de ser diferenciado, pois atraía diante de si multidões, e existiam aqueles que tinham fé, precisavam de curas para o corpo, e sem saber obtinha nesta fé a cura de seu corpo espiritual. Viemos de várias vidas, cometendo os mesmos erros, e estes delitos contra a vida e contra as leis Divinas, afastava qualquer tipo de salvação ... não era raro ler nos evangelhos a famosa frase, sua fé te salvou, vá em paz, e não peques mais.
Ontem, hoje e o amanhã para muitos, representa oportunidades, e para isto é necessário que os chamados milagres aconteçam, embora o maior milagre não era para Jesus as curas que fazia, e sim, agrande transformação pela fé no aceitar e no acreditar naquele que foi enviado, e este fato é necessariamente o que devemos pensar. O texto de Marcos define isto claramente, pois os doentes e pessoas pediam para apenas tocar na barra das vestes de Jesus, pois sabia que assim seriam curadas.
Jesus, hoje não está presente como naqueles dias, e posso até neste momento de inspiração afirmar que jamais esteve ausente, pois não é raro encontrarmos em nossos dias, pessoas que pela fé, buscam e correm até sua imagem ou escultura, tocam nelas, pois sabem que tocou em Jesus como aqueles daqueles dias, movidos pela certeza e pelas curas abundantemente acontecia. Diriam muitos de nossos tempos que imagens e esculturas eram proibidos, mais desconhecem a razão de assim ser nas determinações dos tempos antigos, em que muitas coisas eram proibidas pela dureza de seus corações, que significava falta de sabedoria e conhecimento, pois construíam altares, escultura, imagens aos deuses estranhos a fé verdadeira ... mais, não mais vivemos sobre os efeitos das leis antigas, pois depois da vinda de Jesus, diante do Cristianismo primitivo, foi mostrado a todos os adjetivos verdadeiros a quem devemos prestar homenagens sinceras, pois somos seres materialistas, precisamos ver, sentir e colocar nossas mãos no visível, e assim poderemos dizer, isto é tocar no Sagrado, na presença que nos leva aos objetivos de ver, sentir e amar aquele que vive pela fé em nossos corações. As imagens, as esculturas, são como fotografias ou figuras de pessoas que amamos e não queremos esquecer, pois com a justa razão, a morte não nos afasta de quem parte, e isto só acontece quando as lembranças e os ódios conseguem determinar. Assim, acontece com aqueles que viveram, fizeram por merecer este nosso carinho de ser sempre lembrados, e afirmo, feliz é a casa que se faz representar por estes irmãos que jamais serão esquecidos por quem verdadeiramente consegue amá-los, e este amor leva com toda a certeza a curas fantásticas, e quem desconhece que elas acontecem, é porque jamais teve a fé e o merecimento.
Sim, e todos que o tocava eram curados, e não devemos esquecer que os evangelhos apregoam e ensinam que os seus apóstolos e discípulos chegavam de suas caminhadas, e diziam felizes para o Mestre amado, curamos, realizamos milagres e expulsamos demônios em teu nome. Jesus, ontem, hoje e sempre, e assim que deve ser ...
Comentário
Numa gruta, em Lourdes, França, a Virgem Maria apareceu a uma jovem simples e humilde chamada Bernadete, e, desde então, tornou-se ali um lugar de peregrinação e de fé. A mensagem de Lourdes é o amor à Sagrada Eucaristia, a necessidade da conversão contínua, a oração e a caridade para com os pobres e doentes. O amor para com os pobres é sinal da verdade do Evangelho, e isso é muito do agrado de Nossa Senhora.
Hoje, Dia Mundial do Enfermo, sejamos solidários com todos aqueles que agora experimentam a limitação em sua vida.
Oração - Ó Deus de misericórdia, socorrei a nossa fraqueza para que, ao celebrarmos a memória da Virgem Imaculada, Mãe de Deus, possamos, por sua intercessão, ressurgir de nossos pecados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Muitas pessoas estão doentes neste mundo, nas ruas, em casa, nos hospitais ou em qualquer lugar ... elas não sabem que precisam se encontrar com Jesus, e como seres materialistas que somos, ousamos tocar em sua imagem, escultura, pintura e assim elevar nossos pensamentos em nome da nossa fé, pedindo sinceramente as curas que tanto precisamos ... lembrem-se, tocar em Jesus, é como bater na porta, pois com certeza ela se abrirá ... lembrem-se, que a porta verdadeira para nela tocarmos sempre foi Jesus, o caminho, a verdade e a vida. Este caminho é a resposta para caminharmos em direção de nossas curas, sejam elas materiais ou espirituais.
ResponderExcluir