PRIMEIRA LEITURA
(IS 49,1-6)
(IS 49,1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1 Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2 fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3 e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.
4 E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5 E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6 Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
GNA - NAQUELES DIAS, NAQUELES TEMPOS E MUITO ALÉM ... ASSISTIMOS ISRAEL FLORESCER, E CADA FILHO DA NAÇÃO GLORIOSA, PELAS REBELDIAS CONTRA DEUS, FORAM IMPIEDOSAMENTE DESTRUÍDOS PELOS INIMIGOS DA NAÇÃO SANTA. OS QUE NÃO MORRERAM PELA ESPADA, FORAM LANÇADOS FORA, COMO ESCRAVOS AOS QUATROS CANTOS DO MUNDO. HOJE, O QUE CONHECEMOS E O QUE MUITOS QUE SÃO E FORAM DESDE POVO DE DEUS, PRECISAM ENTENDER A NECESSIDADE DE SE ENCONTRAR COM AQUELE QUE TANTO ESPERAM E PROCURAM ... SIM, ISRAEL, O SEU SENHOR ESTEVE ALI PRESENTE E COMO SEMPRE FOI, A DUREZA DE SEUS CORAÇÕES SE ESQUECERAM DE OUVIR OS SEUS PROFETAS. CHOROU ISRAEL, CHORA AQUELES QUE PEDE PAZ E O MUNDO LHE DARÃO A PAZ MERECIDA, E CABE ATI, FILHO DE ISRAEL, OUVIR O SOM DAS TROMBETAS, ABRIR O SANTO LIVRO, ENCONTRAR EM SUAS PÁGINAS O QUE NÃO ENCONTRASTES QUANDO O MESSIAS DE ISRAEL LHE VISITOU ... CHORA, ISRAEL, PELO CRIME COMETIDO, E CHORE DE ALEGRIA, POIS O SEU E NOSSO SENHOR PERDOOU AS INIQUIDADES COMETIDAS. OS REMANESCENTES DE ISRAEL SERÃO SALVOS, E AS PROFECIAS SERÃO A SUSTENTABILIDADE DAS VERDADES QUE AGORA PRECISAM PREVALECER .. EU SEREI PARA ELES NOVAMENTE O SEU DEUS E ELES SERÃO PARA MIM DE NOVO O MEU POVO ...
EVANGELHO
(LC 1,57-66.80)
(LC 1,57-66.80)
57 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61 Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62 Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64 No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66 E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80 E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
57 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho.(ISABEL, PRIMA DE MARIA VAI TER UM FILHO) 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela.( ISABEL ERA DE IDADE AVANÇADA E UM VERDADEIRO MILAGRE ACONTECEU COM ESTE NASCIMENTO) 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.( DIANTE DA LEI JUDAICA, TINHA QUE REALIZAR ESTE ATO NO OITAVO DIA) 60 A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.(JÁ ESTAVA DETERMINADO PELO ALTO O NOME DESTE MENINO QUE DEVERIA SER CHAMADO DE JOÃO BATISTA)
61 Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!”(FICARAM CONFUSOS POR ESTA ESCOLHA) 62 Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.(PERGUNTARAM O PAI) 63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados.(ZACARIAS O PAI DEFINIU O NOME, SENDO JOÃO) 64 No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. (ELE FICOU MUDO POR TER DUVIDADO QUE SERIA PAI) 65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia.(FICARAM COM MEDO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS DESTE NASCIMENTO) 66 E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.( TODOS SABIAM QUE ESTE NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA TINHA ALGUM SIGNIFICADO ) 80 E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel. ( E ASSIM ACONTECEU, E JOÃO FOI CONHECIDO COMO A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO)
GNA - QUANTAS MULHERES NA BÍBLIA ENCONTRAMOS QUE DERAM A LUZ EM IDADES AVANÇADAS ... E MESMO DESAFIANDO O IMPOSSÍVEL, AS CRIANÇAS NASCERAM COMO FORAM PROFETIZADAS, E CUMPRIRAM AS SUAS MISSÕES EM NOME DO PODER MAIOR.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Solenidade do Nascimento de João Batista
Com muita alegria, a Igreja,
solenemente, celebra o
nascimento de São João
Batista. Santo que, juntamente
com a Santíssima Virgem Maria,
é o único a ter o aniversário
natalício recordado pela liturgia.
São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi
um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos
rezava com sua esposa para terem um filho. Estudiosos mostram que,
possivelmente, depois de idade adequada, João teria participado da vida
monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão
ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.
Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João
usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos
rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão
importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último
profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor
com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de
penitência (por isso “Batista”).
Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em
vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do
que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no
Espírito Santo” (Mateus 3,11).
Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus
a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da
manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar
Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a
fim de que somente o Messias aparecesse.
Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso
por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando
decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão
deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.
O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo:
“Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não
surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).
São João Batista, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário