domingo, 23 de junho de 2019

PORTAL - GNA - 12223 - LUCAS - 9, 18-24 - EVANGELHO DO DIA 23 DE JUNHO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(LC 9,18-24) -   EM AZUL - ANÁLISE E OPINIÃO DO GNA.


Resultado de imagem para JESUS, O CRISTO DE DEUS - IMAGEM





Certo dia, 18 Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?”( JESUS EM LOCAL AFASTADO DAS MULTIDÕES. ESTAVA ENTRE ELES, SEUS DISCÍPULOS, E PERGUNTOU-LHES, QUEM DIZ O POVO QUE SOU ... JESUS, JÁ SABIA A RESPOSTA, E A PERGUNTA FOI PARA ENTENDER A FÉ DELES E FAZER COM QUE ELES ENTENDESSE A IMPORTÂNCIA DA PERGUNTA, POIS O CORRETO ENTENDIMENTO IRIA DEFINIR AQUELES QUE DE ACORDO COM O LIVRE ARBÍTRIO, IRIAM QUERER CONTINUAR NESTA JORNADA DIANTE DO ENVIADO, O MESSIAS, O UNGIDO DE DEUS)
19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.( ELES RESPONDERAM O QUE JESUS SABIA QUE RESPONDERIAM, POIS ELES NÃO SABIAM QUE A PERGUNTA ERA PARA ELES MESMOS ...)
20 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”( JÁ QUE NÃO RESPONDERAM , JESUS PERGUNTOU O QUE ELES JÁ DEVERIAM TEREM ENTENDIDO).
Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. (PEDRO, NÃO RESPONDEU POR SI, MAIS IMPULSIONADO PELO PODER DO ALTO, QUE NELE, COMO MÉDIUM E SUA MEDIUNIDADE CAPTOU.  QUANDO PEDRO FALOU PRIMEIRO O CRISTO, DEFINIU A MISSÃO, O TÍTULO, A REVELAÇÃO QUE QUEM POSSUIR ESSA HONRA, REPRESENTA UM PODER PLANETÁRIO, QUE QUER DIZER, AQUELE QUE É ENVIADO, UNGIDO E MANIFESTO DIANTE DO DIVINO QUE PASSA A SER, PARA REPRESENTAR O PODER DE DEUS NAS CASAS PLANETÁRIAS, ASSIM COMO JESUS FEZ ... ELE VEIO ENVIADO POR DEUS. ANTES DE JESUS NASCER EM BELÉM, APENAS SUA PRESENÇA ERA CONHECIDA COMO O CRISTO, AQUELE A QUAL O PAI INDICOU, ENVIOU E GLORIFICOU. DEPOIS QUE NASCEU AQUI PASSOU A TER UM NOME TERRESTRE QUE FOI ESCOLHIDO E CONHECIDO COMO JESUS. APÓS O SEU NASCIMENTO, TODOS CONHECEM E PODEM DIZER COM EXATIDÃO QUE AQUI ESTÁ JESUS CRISTO, OU JESUS O CRISTO. QUANDO JESUS SE ELEVOU AO CÉU, DEPOIS DE 40 DIAS APÓS A SUA RESSURREIÇÃO, VOLTOU A SER O CRISTO DE DEUS, OU CONHECIDO POR NÓS COMO O CRISTO JESUS. JESUS, AINDA AQUI AFIRMOU QUE NOVOS CRISTOS AQUI PODERÃO NASCER, OU SEJA, MUNDOS ESPERAM A PRESENÇA DELES, E PEDI AO PAI QUE ENVIE OPERÁRIOS, OU SEJA QUE SE TORNEM NOVOS CRISTOS. JESUS, FOI MAIS ALÉM, AO DIZER EU SOU, E VÓS, FARÃO OBRAS E REALIZAÇÕES MELHORES DO QUE REALIZEI. A PLENITUDE DIVINA HABITA EM CADA UM, ASSIM COMO EU E O PAI SOMOS UM, A UNIDADE DE DEUS TAMBÉM NOS CONVIDA A PARTICIPAR DELA, E POR ISTO, JESUS PERGUNTOU A ELES, O QUE VOCÊS PENSAM QUEM SOU EU ...)
21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. ( JESUS AQUI NÃO GOSTARIA QUE SUA DIVINDADE, SUA REVELAÇÃO FOI DADA GRATUITAMENTE, E SIM PARA AQUELES QUE A DESCOBRISSEM PELA FÉ, PELO MERECIMENTO, PELO ESTUDO E PELO LIVRE ARBÍTRIO, COMO SE QUISESSE DIZER, POR MERECIMENTO) 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. ( JESUS PROFETIZOU O QUE IRIA ACONTECER COM ELE, ASSIM COMO OS PROFETAS NASCIDOS ANTES DELE ... JESUS MOSTROU A ELES, QUE NÃO PENSASSEM QUE ELE VIRIA SER UM LÍDER NA GUERRA, MAIS NO AMOR, NA PAZ, NA MISSÃO, EM NOME DA HARMONIA E DOS VALORES ESPIRITUAIS)
23 Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. ( AQUI NEM É PRECISO DIZER QUE JESUS DISSE, VIVA, REALIZE A MINHA OBRA, REALIZANDO TUDO QUE EU ENSINEI E VOS PEDI PARA FAZER EM NOME DO NOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS ... SEGUIR JESUS, É REALIZAR SUA MISSÃO, REALIZAR AS OBRAS DE SALVAÇÃO, E CADA UM PODE FAZER ISTO, POIS CADA PESSOA TEM A SUA CRUZ, OU SEJA A SUA CAMINHADA. TEMOS QUE EM CADA JORNADA AQUI, RESGATAR ERROS DO PASSADO, ESTA É A MISSÃO PARA CONOSCO, E TRABALHAR PARA QUE OUTROS POSSAM FAZER O MESMO. EXISTIRÁ SALVAÇÃO, QUANDO A REVELAÇÃO ACONTECER, E PARA ISTO QUE SOMOS CHAMADOS E CONHECIDOS COMO OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA, ÚLTIMAS OPORTUNIDADES) .24 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.( JESUS DEFINE A IMPORTÂNCIA DE SEU EVANGELHO E SEUS ENSINAMENTOS PARA A SALVAÇÃO DO MUNDO. QUEM PENSAR NO MUNDO, SE AFASTAR DOS EVANGELHOS, SE AFASTAR DE JESUS, ALÉM DE REJEITAR A SUA CRUZ, SE AFASTARÁ DE SUA SALVAÇÃO. ESTAR COM JESUS, E REALIZAR A GRANDE OBRA DE DEUS, É O SENTIDO EXATO DA NOSSA FÉ E SALVAÇÃO)

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Catequese Bíblico-Missionária - https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco

As leituras da celebração de hoje nos colocam diante de uma questão de fé que para qualquer um de nós é fundamental: quem é Jesus para mim? Hoje Jesus está muito presente nos meios de comunicação. Falam dele em programas de rádio e televisão. O problema é que esse Jesus que nos é apresentado nem sempre é o Jesus dos Evangelhos. Falam e pregam um Cristo milagreiro, curandeiro e vitorioso, sempre em busca de coletas e donativos. Mais do que nunca continua de pé a pergunta que Jesus faz no Evangelho de hoje: “E vocês, quem dizem que eu sou?”
A Primeira Leitura, tirada do profeta Zacarias, fala de uma figura misteriosa, uma pessoa que “foi trespassada”, ou seja, sofreu mutilações em seu corpo. Por essa pessoa muitos chorarão como se “chora por um filho primogênito”. Com essas palavras, o profeta quer descrever todo o sofrimento do povo durante as amarguras do exílio. Mas a Comunidade cristã leu nessa passagem a figura de Jesus como o Messias, o servo sofredor crucificado. Querer falar de Jesus e omitir a cruz e o sofrimento seria manipular o Evangelho.
Quando Jesus faz essa pergunta aos discípulos, eles estão sozinhos, num lugar retirado, em forte momento de oração. Buscar responder a pergunta que Jesus nos faz exige silêncio e oração e não programas de auditório, com muitos gritos e barulho, som alto e línguas que ninguém entende. O encontro com a verdade Deus se faz é no recolhimento e no silêncio. Isso porque, muitas vezes, a proposta que vem de Deus não é bem aquilo que nós esperamos.
Quando Pedro proclama que Jesus é o Messias, ele ainda pensa no Messias vitorioso e triunfante. Era esse Messias que a multidão esperava. Mas Jesus ensina que o verdadeiro Messias, o ungido enviado por Deus, será muito diferente do que a multidão espera. O verdadeiro Messias deverá ser rejeitado, excluído, maltratado. Deverá acolher a cruz, ser humilhado e execrado. Mas o poder de Deus sempre é maior que a maldade humana. No terceiro dia, esse Messias ressuscitará. Nenhum poder é mais forte que a vida que vem de Deus. Ao ressuscitar, Jesus revelou-se como o verdadeiro Messias.

     Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters

Oração
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Um comentário:

  1. Falar de Jesus, ou mesmo tentar entender seu poder, seu nome, sua presença e sua missão, é rever conceitos, que sempre vai de encontro as religiões, religiosos, doutrinadores e seguidores. Aqui, apenas quero dizer, e nunca fico encima do muro, e defino meu parecer, meus estudos e compreensão, que sei que poderia chocar a muitas pessoas ... cada um, revele a si mesmo, diante de suas verdades e de sua maturidade espiritual.Jesus, é um filho de Deus, como somos, a única diferença é que se qualificou, por seu direcionamento a ser o que se tornou. Quando escolhas acontecem, a definição do Sagrado habita o ser e o reveste da santidade, os que se santificam, que banham nas verdades, nas leis imutáveis em nome de Deus, realmente se qualificam, assim como aconteceu com Jesus, como poderia acontecer conosco, como aconteceu com muitos Cristos que realizam esta obra redentora. O Menor de todos nesta e outras verdades, será o maior no Reino, e este Reino de Deus, e Sua presença não é material e nem física, mais na sintonia de um Deus que existe, vibra, faz presença na unidade individual, pois está dentro de cada um, e se manifesta no Todo, que é a Unidade aonde tudo existe. Deus é tudo, em todos ... se assim cada Criatura desejar, e viver nas Leis e nas verdades que o Cristo Jesus agregou, vive e compartilha ... Vós sois deuses, Jesus definiu o que Ele se tornou. Todos são filhos de Deus, e muitos renegam e se afastam de sua presença. OS Anjos caídos, fizeram suas escolhas, assim como fazemos a nossa. Entenda, o que é ficar com a melhor parte que Jesus nos ensinou, e sejam felizes.

    ResponderExcluir