domingo, 16 de junho de 2019

PORTAL - GNA - 12205 - O QUE JESUS CRISTO DISSE SOBRE AS IMAGENS - POSTAGEM ESPIRITUAL - ESTUDO E PESQUISA - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA

O que Jesus Cristo disse sobre as imagens?

© ALESSIA GIULIANI / CPP
Argentina: Nossa Senhora de Luján. A devoção a Nossa Senhora de Luján tem relação com o Brasil. Às margens do rio Luján, os mercadores que vinham de São Paulo fizeram uma parada. No dia seguinte, os bois empacaram e nada os fazia andar. Só depois que o último caixote, justamente o que guardava a imagem, foi retirado do carro, os bois saíram do lugar. Todos entenderam então que era ali que a Virgem queria ficar.

Compartilhar


Culto a imagens: ver Cristo se comparar à serpente de bronze pode deixar muito cristão bugado

Resultado de imagem para adorar imagens - novo testamento

O que mais tem por aí são cristãos que já se consideram salvos e se sentem superiores aos católicos – a quem chamam de idólatras – pelo fato de não prestarem culto a imagens de santos. Mas o que Jesus Cristo disse sobre as imagens?
Como já observamos em outro post, em NENHUM dos quatro Evangelhos Jesus cita de forma negativa as imagens religiosas. Isso é especialmente interessante, se considerarmos que certos cristãos praticamente só falam disso, e colocam tanto foco nessa questão!…
Mesmo quando enumerou os Mandamentos (como em Mt 22,36-38, Mc 12,28-30 e Mt 19,17-19), Jesus não citou a questão das imagens. Será que isso não leva ninguém a desconfiar que a proibição ao uso de imagens não é parte essencial e inalienável dos Dez Mandamentos?
“Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 19,17-19)
E a única vez – A ÚNICA! – em que a Bíblia relata o Cristo se referindo alguma imagem religiosa, Ele não faz uma condenação, mas sim LIGA A SUA PESSOA AO SIMBOLISMO DESSA IMAGEM: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3,14-15).
Trata-se da serpente de bronze que Deus mandou Moisés fabricar e fixar sobre um poste. Quando os israelitas, picados por serpentes venenosas, olhavam para a serpente de bronze, se salvavam da morte. Cristo se compara a essa serpente, porque ao adorarem o Deus Crucificado, os homens envenenados pelo pecado se livram da morte eterna da alma.
Jesus se comparou a uma imagem feita por mãos humanas! Tenho certeza de que muitos irmãos não-católicos, mesmo já tendo lido essa passagem mil vezes, jamais tinham parado para ver a realidade sob este ângulo. Prevejo angústia em certos coraçõezinhos…
angustia
Essa Palavra saída da boca de Cristo basta para indicar que o bom uso das imagens religiosas é possivel. Se as imagens fossem más, vocês acham que Jesus teria dito – como disse – que foi bem representado por uma delas, gente?
A PROIBIÇÃO DO USO DE IMAGENS FOI CIRCUNSTANCIAL
“Ain, mas Deus mandou destruir a serpente de bronze, porque os israelitas começaram a idolatrá-la”. Essa objeção é fácil de detonar. Deus conhece o futuro, certo? Obviamente, Ele sabia que, anos depois, o sentido da imagem da serpente seria pervertido e ela seria idolatrada. Ainda assim, ordenou a confecção da imagem e a utilizou como canal para distribuir graças ao povo de Israel.
Tal decisão da parte de Deus só se justifica por uma lógica: a de que o posterior efeito colateral da confusão idólatra era inferior ao bem que a imagem da serpente de bronze faria ao povo (não só com a cura, mas também com sua força simbólica, prefigurando o Messias levantado na cruz).
Isso evidencia que Deus proibiu as imagens de forma CIRCUNSTANCIAL (já explicamos aqui no blog que algumas leis da Antiga Aliança se confirmam na Nova Aliança, são eternas; enquanto outras se tornam obsoletas – pois eram circunstanciais, ou seja, tinham validade somente em dada circunstância). Naquele momento específico da história do povo de Deus, portanto, não convinha a existência de imagens, pois o povo confundia entre a fé no verdadeiro Deus e a fé em deuses criados pela imaginação humana. Era uma realidade cultural desfavorável ao uso de imagens.
Mas se Deus, para determinado momento da História da Salvação, considerou que a imagem religiosa era boa e conveniente para o povo, Ele não poderia, em outro momento da História da Salvação, novamente considerar que tal instrumento deveria ser novamente usado para o bem das almas?
logica
A resposta é: SIM! Pois foi isso que aconteceu, gradualmente, na vida da Igreja primitiva.
AS IMAGENS DE SANTOS NA IGREJA PRIMITIVA
As numerosas imagens de personagens bíblicos nas catacumbas mostram que a comunidade cristã já não levava ao pé da letra a proibição exposta no Êxodo, de não fazer imagens. Esses afrescos (muitos deles datados dos séculos II e III) eram cultuados como os católicos fazem hoje? Não sabemos. Mas a sua existência sinaliza que a interpretação sobre a questão da confecção de imagens estava mudando no coração da Igreja.
No Novo Testamento, permanece a condenação eterna à idolatria. E o que isso significa? Que o cristão não pode participar do culto de outras religiões, nem deve confundir o Deus Todo-Poderoso com o sol, as montanhas, os animais, e adorar essas coisas como se fossem Deus. Por isso, São Paulo diz:
“Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e répteis. (…) Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!” (Rom 1,23-25)
chaves_pedroAté o século IV, o cristianismo era proibido pelo Império Romano. Não havia templos em que se pudesse desenvolver a arte religiosa, e seria muito arriscado ter imagens religiosas em casa.
Esse cenário muda radicalmente a partir do momento em que o Imperador Constantino, no ano 313, deu liberdade de culto aos cristãos. Eles puderam, então, erguer os seus primeiros templos, onde começou a se desenvolver a arte religiosa, inclusive por meio de esculturas.
O Papa, com o poder das chaves que Jesus entregou a Pedro, ligou as imagens de santos aos Céus, afirmando a sua utilidade para a edificação das almas.  Ao fazer isso, ele não contrariou a verdade que a Bíblia revela (ele não pode fazer isso!), mas sim deu a essa questão a correta interpretação.


(via Catequista)

Versículos de Idolatria de Imagens


Imagens são coisas criadas por homens, sem poder algum. Uma imagem não ganha o poder de uma divindade nem pode fazer nada pela pessoa que a adora. Pôr sua confiança em uma imagem é um grande erro.
Existe apenas um Deus. Ele não vive dentro de imagens nem aceita que adoremos outras coisas que não são deuses. Apenas Deus tem poder para nos ajudar e livrar na hora da necessidade. Adorar uma imagem é um insulto contra o verdadeiro Deus.

Idolatria de Imagens na Bíblia

Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
1 João 5:21


"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos.
Êxodo 20:3-6


"Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 19:4


Os ídolos deles, de prata e ouro,
são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar;
olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir;
nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar;
pés, mas não podem andar;
e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem
e todos os que neles confiam.
Salmos 115:4-8


Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Romanos 1:22-23


" 'Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente'.
Todo o povo dirá: 'Amém!'
Deuteronômio 27:15


Com quem vocês compararão Deus?
Como poderão representá-lo? Com uma imagem que o artesão funde,
e que o ourives cobre de ouro
e para a qual modela correntes de prata? Ou com o ídolo do pobre,
que pode apenas escolher
um bom pedaço de madeira
e procurar um marceneiro
para fazer uma imagem que não caia?
Isaías 40:18-20


Metade da madeira
ele queima no fogo;
sobre ela ele prepara sua refeição,
assa a carne e come sua porção.
Ele também se aquece e diz:
"Ah! Estou aquecido;
estou vendo o fogo". Do restante ele faz um deus, seu ídolo;
inclina-se diante dele e o adora.
Ora a ele e diz: "Salva-me;
tu és o meu deus". Eles nada sabem, nada entendem;
seus olhos estão tapados,
não conseguem ver,
e suas mentes estão fechadas,
não conseguem entender. Para pensar ninguém para,
ninguém tem o conhecimento
ou o entendimento para dizer:
"Metade dela usei como combustível;
até mesmo assei pão sobre suas brasas,
assei carne e comi.
Faria eu algo repugnante
com o que sobrou?
Iria eu ajoelhar-me diante
de um pedaço de madeira?" Ele se alimenta de cinzas,
um coração iludido o desvia;
ele é incapaz de salvar a si mesmo
ou de dizer:
"Esta coisa na minha mão direita
não é uma mentira?"
Isaías 44:16-20


"Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não colo­quem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
Levítico 26:1


Os costumes religiosos das nações são inúteis:
corta-se uma árvore da floresta,
um artesão a modela com seu formão; enfeitam-na com prata e ouro,
prendendo tudo com martelo e pregos
para que não balance. Como um espantalho
numa plantação de pepinos,
os ídolos são incapazes de falar
e têm que ser transportados
porque não conseguem andar.
Não tenham medo deles,
pois não podem fazer
nem mal nem bem".
Jeremias 10:3-5


Esses homens todos
são estúpidos e ignorantes;
cada ourives é envergonhado
pela imagem que esculpiu.
Suas imagens esculpidas
são uma fraude,
elas não têm fôlego de vida. São inúteis,
são objetos de zombaria.
Quando vier o julgamento delas,
perecerão.
Jeremias 10:14-15


"De que vale uma imagem feita
por um escultor?
Ou um ídolo de metal
que ensina mentiras?
Pois aquele que o faz
confia em sua própria criação,
fazendo ídolos incapazes de falar. Ai daquele que diz à madeira:
'Desperte!'
Ou à pedra sem vida: 'Acorde!'
Poderá o ídolo dar orientação?
Está coberto de ouro e prata,
mas não respira. O Senhor,porém,
está em seu santo templo;
diante dele fique em silêncio
toda a terra".
Habacuque 2:18-20


Destruirei as suas imagens esculpidas
e as suas colunas sagradas;
vocês não se curvarão mais
diante da obra de suas mãos.
Miquéias 5:13


Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.
1 Coríntios 10:19-20


"Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.
Atos dos Apóstolos 17:29-30


Veja também o que a Bíblia diz sobre:
ANÁLISE DO GNA - ASSUNTO - IMAGENS E ESCULTURAS DIANTE DA FÉ CRISTÃ.


Permita-me - Quando procuramos interagir com conceitos, logo encontramos divisores de águas, ou seja opiniões. Observo, e tento entender a posição dos que definem suas crenças no Antigo Testamento, e se agarram as tradições destes mesmos conceitos, aos costumes, as leis e a história daquele tempo e das realidades que se mostram diferenciadas após o nascimento de Jesus em Belém. Sabemos que as tradições antigas define seu Deus, e no Novo Testamento, define o Deus de Jesus ... é notório que os dois jamais foram os mesmos, pois se o Deus de Jesus era amor, unidade de todos neste Pai amoroso, o do Antigo Testamento, totalmente diferente. É fácil escrever centenas e centenas de versículos que Jesus desmente este falso Deus ... é só pesquuisar que encontraremos. Um Deus que é amor, que é definido na proposta de sois deuses, nos coloca em igualdade nesta ação com o Pai, pois Deus jamais foi ou seria o que as tradições antigas tentam apresentar ... sai um Deus material, sentado em trono, e semelhante a nós, tornando uma blasfêmia em mostrar que fomos criados a imagem e semelhança física com Deus. Longe da Gênese, esta imagem, este conceito revestiu a crença judaica, que nem em Jesus Cristo acreditou e nem acreditam em nossos dias ... eles esperam um Messias, até hoje. Imagem, na Gênese, não é a aparência física, e sim a aparência espiritual, pois espíritos e espiritual não se confunde com as aparências físicas, sejam aonde existirem seres na vastidão dos mundos e universos criados. Entendo, a posição de adoração, para quem adora imagens e esculturas, pois elas realmente nada representam, mais aceito que elas existam como referências materiais que eles foram, e seu legado, suas presenças jamais poderia ficar no esquecimento. Não acredito que alguém em seu estado normal, possa adorar uma imagem, por mais bonita que seja, mais acredito e aceito pela fé que eles adorem o que elas representam ... nem pede para madeiras, louças, ferro, latas, papelões, pedras e etc ... e sim, pela presença espiritual que nelas interagem ... será que Jesus e Maria, bem como qualquer entidade espiritual iriam se ofender pelo carinho daqueles em orações, em agradecimentos manifestam sua fé em pedidos que seriam levados ao plano espiritual, a Deus que dinamiza tudo em todos ... nunca se esqueçam dos milagres dessas imagens, das curas, dos fenômenos e etc, que todos soberbamente conhecem. Gosto muito, para definir este assunto, quando uma senhora simplificou tudo e me disse sobre o assunto que é desta maneira que nós católicos utilizamos para estarmos diante do poder sagrado que nos leva a Deus. Desculpe, quem pensa ao contrário. - GNA.

GNA - AS VEZES NOS VEM A MENTE, O PENSAR SAGRADO QUANDO UMA CRIANÇA EM FRENTE A IMAGEM DE JESUS, DE MARIA OU ALGUM SANTO DE SUA DEVOÇÃO, PEDE, IMPLORA E MANIFESTA SEU PEDIDO PARA QUE VENHA A CURA, OU MESMO UM SIMPLES PEDIDO DO DESEJAR HUMANO, E PERGUNTARIA SE ESTAS IMAGENS QUE NÃO FALAM, NÃO ANDA, NÃO ESCUTA, NÃO ENXERGA, AQUI DIANTE DE NÓS, POSSA NO CÉU, NO MUNDO SAGRADO, ESCUTAR, ENXERGAR, CAMINHAR EM SUA DIREÇÃO E MENOSPREZAR A AFEIÇÃO, O AMOR, QUE ALI SE REALIZA ... BATA E A PORTA SE ABRIRÁ, VENHA A MIM QUE SOU MANSO DE CORAÇÃO ... EU CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS E ELAS ME CONHECE, E ELAS VEM A MIM, COM SUAS SUPLICAS E ORAÇÕES ... COMO DISSE SANTA FAUSTINA, JESUS DISSE A ELA, QUE ERA PARA PEDIR MUITO, POIS ISTO AGRADA A ELE E A DEUS. QUANTOS MILAGRES, CURAS E BENÇÃOS SÃO DERRAMADAS PARA TODOS. E SERÁ QUE PECAMOS EM ESTAR DIANTE DE UMA SIMPLES IMAGEM, MAIS PODEROSA NO QUE ELA SE DEFINE, NA FINALIDADE DELA EXISTIR ... NÃO FAÇAS IMAGEM, ESTÁ LÁ ESCRITO NO ANTIGO TESTAMENTO, E NUNCA FOI JESUS OU O DEUS DE JESUS QUE AUTORIZOU UMA MENTIRA DESSAS, POIS NÃO FAÇAIS IMAGENS QUE NÃO SEJAM SAGRADAS, E SENDO OFERTAS AOS FALSOS DEUSES,NAQUELES DIAS, O POVO FALHO NA FÉ E NO ENTENDIMENTO, DAVAM OUVIDOS A ESPÍRITOS ENGANADORES, E POR CAUSA DISSO, MOISÉS PROIBIU, PARA QUE O MAL NA CRENÇA DE OUTROS DEUSES SE MANIFESTASSEM ENTRE ELES. DEVEMOS ENTENDER, QUE MÉDIUNS SEMPRE EXISTIRAM, E MUITOS PELAS SUAS IMPERFEIÇÕES, FAZIAM O JOGO DAS TREVAS PENSANDO QUE ESTAVAM FAZENDO AS COISAS CERTAS E SAGRADAS. CUIDADO, POIS O PAI DA MENTIRA QUE JESUS AFIRMOU AO VELHO NICODEMOS, SACERDOTE DO TEMPLO JUDEU, AINDA VIVE ... AS IMAGENS E ESCULTURAS JAMAIS IRÃO CURAR, REALIZAR MILAGRES E OBRAS, E SIM O PODER SAGRADO QUE NELAS ESTÃO REPRESENTADAS. INSTRUMENTOS SAGRADOS ERAM ADORADOS NO TEMPO ANTIGO, A ARCA DA ALIANÇA, A SERPENTE DO DESERTO, OS UTENSÍLIOS SAGRADOS NAS TENDAS E CONGREGAÇÕES, AS VESTES DOS SACERDOTES, E ETC, TUDO ERA SIMBOLO E SÃO ATÉ HOJE ... OS PRIMEIROS CRISTÃOS, DESENHAVAM CRUZES, IMAGENS, REPRESENTAÇÕES NAQUELES DIAS, E SE FAZIAM É PELA RAZÃO DA FÉ, E O PRÓPRIO JESUS CHAMAIS FOI CONTRA, POIS NADA SE ENCONTRA ESCRITO NO NOVO TESTAMENTO OU EM SEUS EVANGELHOS ... JESUS, PEGOU O PÃO E O ABENÇOOU E DISSE, FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA, E SE FIZERMOS ESTARÍAMOS ADORANDO UM PEDAÇO DE PÃO OU O QUE SIMBOLIZA O PÃO E O VINHO ... SEUS ATOS, QUANDO NELE ESTÁ O AMOR, ALI ESTARÁ SEU CORAÇÃO ... JESUS, NOS ENSINOU SOBRE O PAI, E O CRIADOR DE TODAS AS COISAS, E UMA IMAGEM QUE FOI FABRICADA, COM AMOR AO SAGRADO, PODERIA SER BLASFÊMIA ... NÃO, NÃO PODERIA, E SE FOR, FOI SÓ NA CABEÇA DOS REPRESENTANTES DESTE DEUS FALSO QUE AINDA VIVE NO MUNDO ... AS IMAGENS, SÃO REPRESENTAÇÕES DE UM MUNDO MATERIALISTA, NÓS CRISTÃOS SABEMOS QUE PODEMOS ORAR E VIVER SEM ELAS, MAIS JAMAIS O SENTIDO E O SENTIMENTO QUE ELAS REPRESENTAM QUANDO SE DETERMINA NA UNIDADE SAGRADA A QUAL DEUS PERTENCE ... O ALTAR, QUANTAS VEZES NESTE LOCAL ELEVAMOS NOSSOS PENSAMENTOS E DEIXAMOS NOSSAS OFERTAS, E ALI SERIA DIFERENTE ... O SANGUE DE JESUS TEM PODER, SEU NOME SAGRADO, É MOSTRADO NO GRANDE LIVRO, E SUA IMAGEM, FOTO, ESCULTURA NÃO PODERIA ?
HOJE, PRECISAMOS UNIR O MATERIAL E O ESPIRITUAL, E JAMAIS ESQUECER QUE OS DOIS EXISTEM ... ESTUDANDO A HISTÓRIA ESPIRITUAL, NOS TEMPOS ANTIGOS, VEM A LEMBRANÇA DA SENHORA DO MONTE CARMELO, AONDE GRAÇAS E MILAGRES ERAM CONCEDIDAS AOS VIAJANTES QUE ALI MONTAVAM SUAS TENDAS ... A HISTÓRIA DA IGREJA, A HISTÓRIA DOS DESENGANADOS, DOS VIDENTES E MESMO PESSOAS COMUNS, SABEM QUE TUDO QUE AQUI REVELADO FOI, É VERDADEIRO ... QUANTAS LAGRIMAS, ALEGRIAS E MOMENTOS ALEGRES AO ESCUTARMOS, SUA FÉ DE SALVOU, E JAMAIS ESQUECEREMOS, FILHO EIS AI A VOSSA MÃE, E MÃE, EIS AI O VOOS FILHO ... QUEM É CONTRA, CONHECE A PALAVRA, MAIS ESCRITO ESTÁ QUE EU ENVIAREI O ESPÍRITO DA VERDADE, E SE SERIA ENVIADO, COMO FOI, AS ESCRITURAS DOS TEMPOS ANTIGOS ESTAVAM INCOMPLETAS ... SEJAM SÁBIOS, POIS MUDOU O SACERDOTE - SACERDÓCIO (JESUS), MUDA-SE A LEI ... BEM VINDOS AO NOVO TESTAMENTO, E NELE ENCONTRAMOS A BASE QUE É O AMOR, E JESUS EM NOME DESTE AMOR, JAMAIS FALOU, ENSINOU OU DETERMINOU ALGO CONTRÁRIO SOBRE AS IMAGENS SAGRADAS ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário