PRIMEIRA LEITURA
(IS 49,8-15)
(IS 49,8-15)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
8 Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9 para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10 não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.
11 Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12 Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13 Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14 Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
GNA - JERUSALÉM, POVO DE ISRAEL, AQUI O PROFETA ISAÍAS AFIRMA, QUE DEUS NUNCA SE ESQUECERÁ DE TI.
EVANGELHO
(JO 5,17-30)
(JO 5,17-30)
Evangelho do Dia - 03 DE ABRIL DE 2019 - JOÃO - 5. 17-30 -ANÁLISE DO GNA
Jo 5, 17-30 - Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.
Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
COMENTÁRIOS - ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO - 03 04 19
No Evangelho do dia de hoje, podemos dizer que se refere sobre o trabalho e a Missão de quem trabalha para o Reino de Deus. Sabemos o que os Enviados fazem em relação aos ensinamentos Sagrados, ou seja, obediência das Leis Sagradas.
Jesus, mais uma vez fala verdades, e fala de uma maneira conclusiva, pois se somos deuses, somos continuidade do que espera que façamos e sejamos. O Mundo antigo registrou momentos, e este texto apresenta os fatos que deveriam ser entendidos por todos em nossa época. O Mestre Jesus, afirmou e agora afirma nesta leitura, que faz a vontade daquele que O Enviou, e que nós devemos fazer o mesmo, pois se aqui estamos é porque fomos enviados também. Os Judeus queriam matá-lo, só porque queria se passar por Deus, e até hoje matamos Jesus pelo mesmo motivo, pois queremos ser deuses de nós mesmos. Embora, afirmou que todos nós Somos deuses, que muitos serão os novos Cristos, além de não acreditarmos, ainda vivemos ignorantes como aqueles Judeus daquela época. Negar Jesus é negar a Deus, Aquele que o enviou, Aquele que o chama de Pai ... e Jesus nos ensinou a fazermos o mesmo, ter Deus como nosso Pai.
O Texto Nos chama a reflexão de que Jesus vai julgar ... e este julgamento será de acordo com a sabedoria do Cristo que deixamos de ouvir e acreditar. Quem não houve Jesus, não conhece as Suas Mensagens, ensinamentos, e já estará sendo julgado pelo que se representa. Jesus é o justo juiz, embora sabemos que Sua caneta ou lápis será nas Leis que não colocamos em prática como modelos de salvação. Jesus afirma que não pode fazer nada por Ele mesmo, e isto quer dizer, que Nós é que devemos fazer, caso se deseja a salvação. Esta´escrito que chegará o dia em que aqueles que estão nos túmulos (Mortos para Deus), vão ouvir a voz de Deus, ou seja os ensinamentos que o Cristo trouxe ao Mundo, e então sairão deste estado e viverão. Esse viverão, é voltar para Deus. Esta escrito também que os que não ouvirem estarão mortos e serão condenados.
JESUS É DE DEUS, E CADA UM DE NÓS TAMBÉM SEREMOS SE ENTENDERMOS QUE SOMOS DEUSES.
Hoje, seria justo entendermos, que haverá o dia de tudo se definir, e não seria injusto em rever velhos conceitos, abrirmos as janelas e observarmos o mundo, e a certeza que ele nos mostra está revelado no grande Livro - a Bíblia Sagrada. Jesus nos ensinou que os Profetas (aqueles que falam e ensinam as verdades de Deus), SÃO NA VERDADE A LEI , POIS ENSINAM O QUE VEM DE DEUS.
Hoje, seria justo entendermos, que haverá o dia de tudo se definir, e não seria injusto em rever velhos conceitos, abrirmos as janelas e observarmos o mundo, e a certeza que ele nos mostra está revelado no grande Livro - a Bíblia Sagrada. Jesus nos ensinou que os Profetas (aqueles que falam e ensinam as verdades de Deus), SÃO NA VERDADE A LEI , POIS ENSINAM O QUE VEM DE DEUS.
AQUELE QUE QUISER SALVAR A SUA VIDA POR MIM SE SALVARÁ ...
É O QUE DETERMINA O CONHECIMENTO DESTE EVANGELHO.
Comentário
Houve quem não gostasse do que Jesus fez àquele homem doente há muitos anos. Mas, Jesus expõe com clareza que Ele aprendeu a trabalhar com o Pai no serviço amoroso, e que seu amor não tem limite de tempo ou de espaço. “Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer”. Será que nós compreendemos por onde passa o amor de Deus em nós e em nossos irmãos e irmãs? É preciso a fé para perceber a ação amorosa de Deus sempre.
Oração
Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário