PRIMEIRA LEITURA
(IS 49,1-6)
(IS 49,1-6)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.
4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória.
6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
GNA - ANÁLISE:
01
Nações Marinhas - Isaías faz alusão aos moradores de ilhas, espalhadas pelo mundo. Isaías já existia antes de nascer, e quando nasceu lógico que reencarnou.
02
02
Veio como Profeta, foi enviado do mundo maior para esta missão naqueles dias.
03
03
Jesus, afirmou que Isaías era seu servo, e Israel é todo o povo de Deus existente diante da representação das 12 Tribos Sagradas.
04
04
Isaías, afirmou que fez este trabalho em vão, pois o Povo não acreditou, mais sabia que Deus daria a ele a sua recompensa, pois fez o que deveria fazer, o que foi combinado na Pátria Espiritual antes de reencarnar.
05
05
Isaías reconheceu sua missão, recuperar Israel é recuperar o nome do Patriarca Jacó, o qual passou- se a chamar Israel, o Povo de Deus.
06
06
Jesus, afirmou ao Profeta Isaías, que não bastaria ser seu servo, para restaurar as 12 Tribos de Israel, reconduzir os remanescentes, ou seja, os que aceitarem que Jesus é o Messias, o Enviado. Jesus afirmou, que faria Isaías, uma luz para as nações, ou seja iluminar Sua presença no mundo, e que assim a salvação chegaria até aos confins da Terra.
COMO PODEMOS ANTEVER, O PROFETA ISAÍAS, MERECE DESTAQUE POR SUA MISSÃO, A QUAL FOI AGENDADA E CUMPRIDA. - GNA
EVANGELHO
(JO 13,21-33.36-38)
(JO 13,21-33.36-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21 Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22 Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23 Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24 Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25 Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
26 Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
28 Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29 Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30 Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
31 Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33 Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36 Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37 Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38 Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR JOÃO EVANGELISTA - 27 03 18
O EVANGELHO ESCRITO POR JOÃO, DEFINIU PARA ELES POUCA COISA, POIS AINDA NÃO COMPREENDIAM A REALIDADE DOS FATOS ... JESUS, SIMPLESMENTE SABIA E TORNAVA SUA JORNADA EM REALIDADES QUE IRIAM ATÉ OS TEMPOS PERMITIDOS ... JESUS NÃO VIVIA NAQUELE TEMPO, E SIM EM TODOS TEMPOS, POIS SEU CORPO HUMANO GUARDAVA UM ESPÍRITO QUE É MAIS ANTIGO DO QUE A PRÓPRIA HUMANIDADE TERRESTRE ...
ERA DIA DE REALIZAR A FESTA DA PÁSCOA, E REUNIDOS, DESTINOS SE CRUZAVAM ENTRE REALIDADES E FATOS, AONDE O SEU PRESENTE SE MESCLAVA AO FUTURO QUE SE ESTENDE ATÉ OS DIAS ATUAIS ... NÓS, CELEBRAMOS COM JESUS AQUELES MOMENTOS, E QUANTOS HOJE, NEM IMAGINAM O VALOR DAQUELAS PALAVRAS, POIS HOJE UM DE VÓS ME ENTREGARÁ ... E PERGUNTAMOS QUEM EM NOSSOS DIAS FARIA ALGO PARECIDO ... OLHAR A HISTÓRIA DE NOSSO PLANETA, MILHÕES DE PESSOAS NÃO ACREDITAM EM JESUS E OUTROS MILHÕES ATUALMENTE NÃO RECEBEM A COMUNHÃO PERFEITA COM SEU CORPO ESPIRITUAL ... FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM, É LEMBRAR DESTE DIA, NÃO PELO PÃO QUE COMEU, NÃO PELO VINHO, E SIM O QUE ELES REPRESENTAM ... O PÃO É RECEBER E OFERTAR JESUS A NÓS E AOS NOSSOS IRMÃOS DE CAMINHADA, É COMUNGAR COM ESTA VERDADE, E MESMO QUE O PÃO SEJA UM SIMBOLO, UM MARCO NA NECESSIDADE DE O RECEBER SEMPRE COMO OFERTA DE SUA PRESENÇA, MUITO MENOS DO QUE UM RITUAL E MUITO MAIS DO QUE UMA REALIDADE PLENA. O VINHO, REPRESENTA ACIMA DE TUDO O SOFRIMENTO, O SANGUE DERRAMADO E O RECEBENDO, ESTAREMOS ESPIRITUALMENTE PARTICIPANDO DESTE SAGRADO MOMENTO COMO O QUE DEVEMOS FAZER TAMBÉM PARA LEMBRARMOS DE NOSSA MISSÃO ... DAR O PÃO, É OFERECER JESUS, SUAS PALAVRAS E O EVANGELHO A TODOS, E O VINHO É A LEMBRANÇA QUE MUITOS SOFRERÃO PARA REALIZAR ESTA SAGRADA MISSÃO, E ESTES SÃO MÁRTIRES DA FÉ.
NESTE TEXTO, VEMOS JUDAS QUE APÓS RECEBER UM ESPÍRITO DEMONÍACO, PERDEU TODA A CAPACIDADE DE PENSAR, E ESTA PRESENÇA PENSAVA POR ELE E ATRAVÉS DELE ... DEVEMOS LEMBRAR QUE ISTO PODE ACONTECER CONOSCO TAMBÉM ... JUDAS TINHA NA SUA FICHA CÁRMICA UMA RAZÃO APARENTE PARA PASSAR POR ISTO, E LÁ NOS PLANOS ESPIRITUAIS SABIA QUE PODERIA REALIZAR SUA MISSÃO, E SE NÃO O FIZESSE, OUTRAS MANEIRAS FARIAM ACONTECER A ENTREGA DE JESUS, POIS OS PODEROSOS ARMAVAM ARMADILHAS PARA PRENDÊ - LO E MATÁ-LO. ... JESUS TAMBÉM SABIA DE SUA MISSÃO, E O TEXTO DEIXA MUITO CLARO QUANDO EXPLICOU A TODOS O QUE ACONTECERIA, INCLUSIVE PEDRO QUE O NEGARIA POR TRÊS VEZES ... ASSIM, SOMOS NÓS, PARTICIPANTES IGUAIS E ENTRE REENCARNAÇÕES, NÃO CONSEGUIMOS FAZER O CERTO, AQUILO QUE DEUS ESPERA DE NÓS.
JESUS MOSTROU QUE A SUA MISSÃO E ASSIM COMO A NOSSA É GLORIFICADA NOS CÉUS E AQUI TAMBÉM DEVEMOS GLORIFICÁ-LA EM NOME DA SAGRADA PRESENÇA QUE DEUS PERMITE ... POIS AQUI ESTAMOS PARA REALIZAR ESTA MISSÃO, ESTA GRANDE OBRA DE SALVAÇÃO, QUER ALÉM DE SER NOSSA, É TAMBÉM DOS IRMÃOS QUE CAMINHAM AO NOSSO LADO.
GNA - NÃO DEVEMOS SAIR COMO JUDAS SAIU, POIS O TEXTO DEIXA CLARO QUE ERA NOITE, E AQUI SIMBOLIZA A ESCURIDÃO, MOSTRANDO QUE AS TREVAS O ACOMPANHAVA ... ANTES DE IR, É REVELADO QUE ELE RECEBEU O PÃO, PARA MOSTRAR QUE JESUS, MESMO SABENDO DESTA TRAIÇÃO, NÃO DEIXOU O AMIGO JUDAS SAIR SEM SUA PRESENÇA ... RECEBER AQUELE PÃO, COMO HOJE, É TER A CERTEZA QUE RECEBEMOS JESUS DENTRO DE NOSSAS ALMAS. JUDAS NÃO ESTAVA ABANDONADO, E ESTE É O REAL SIGNIFICADO DESTA PASSAGEM DO EVANGELHO.
O MAIOR SENTIDO DESTA REUNIÃO, DESTA FESTA PASCOAL É ESTARMOS JUNTOS COM JESUS, E NESTE DIA, TODOS ALI ESTAVAM, POIS OS 12, REPRESENTA AS 12 RAÇAS SAGRADAS, AS 12 TRIBOS DE ISRAEL, AS 12 CONSTELAÇÕES DO FIRMAMENTO, AS 12 HORAS DO DIA, DA LUZ, OS 12 APÓSTOLOS, AS 12 HÉLICES DO NOSSO DNA, AS 12 HORAS QUE JESUS FOI PREGADO NAQUELA CRUZ, E REPRESENTA A UNIDADE DO PAI E JESUS, POIS SIMBOLIZA O NÚMERO 12, POIS O PAI É I, O PRIMEIRO E DEPOIS DO PAI VEM JESUS A CREDENCIAR VERDADES PARA AS NOSSAS SALVAÇÕES.
Comentário
Jesus não tem reservas em revelar por suas atitudes, gestos e palavras, a plenitude de seu amor para com todos os homens e mulheres. Aquele que esteve sempre ao lado e presente na vida dos pobres, dos pecadores, dos desprezados e doentes, continua fiel ao Pai e nos oferecendo sua redenção. Vivamos, pois, a lógica do amor de Deus por nós, e não a lógica de nossas fraquezas e egoísmos. Caminhemos com Jesus ao encontro da vida e da paz.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário