EVANGELHO
(JO 13,1-15)
(JO 13,1-15)
EVANGELHO
(JO 13,1-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † escrito por João.
— Glória a vós, Senhor.
1 Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2 Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3 Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4 levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5 Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6 Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7 Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8 Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9 Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10 Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11 Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12 Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14 Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
ABAIXO A ANÁLISE DESTE EVANGELHO PELO GNA - 18 ABRIL DE 2019
1 Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. ( JESUS SABIA O QUE FARIA, REALIZOU SUA OBRA, CONHECIA A CAPACIDADE DE AMAR E SER AMADO. FICOU TRISTE NÃO PELA PARTIDA, E SIM POR DEIXAR NO MUNDO AMIGOS E PESSOAS QUE PRECISARIAM DE AMOR E APRENDIZADO. JESUS SABIA, QUE CADA UM DEVERIA ENCONTRAR A SUA SALVAÇÃO, E ISTO SERIA UM TRABALHO EM NOME DO LIVRE ARBÍTRIO DE CADA UM)
2 Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. ( SABEMOS PELAS ESCRITURAS QUE JUDAS ANTERIORMENTE TINHA IDO E OFERECIDO ENTREGAR JESUS AOS SACERDOTES DO TEMPLO E INCLUSIVE FICOU COMBINADO QUE SERIA POR 30 MOEDAS DE PRATA) 3 Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, ( JESUS SABIA QUE PERTENCIA A UNIDADE DIVINA, E SABIA DE ONDE VEIO E DE ONDE TERIA QUE RETORNAR) 4 levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. ( JESUS COLOCOU-SE NA POSIÇÃO DE SERVIÇO E SERVIDOR AO MESMO TEMPO) 5 Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.( JESUS TINHA EM MENTE UMA TAREFA DE LIMPEZA, E O MESMO TEMPO DE MOSTRAR QUE O MESTRE PODERIA SERVIR E ASSIM SE COLOCOU NESTA TAREFA COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO)
6 Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?”( PEDRO ACHOU ESTRANHO E HUMILHANTE O MESTRE REALIZAR ESTE SERVIÇO, LAVANDO SEUS PÉS) 7 Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.( JESUS MOSTROU QUE A MISSÃO FUTURA A SER REALIZADA É LIMPAR SEU IRMÃO DOS RESÍDUOS QUE SUJAM A ALMA. ESTE FOI O VERDADEIRO RITUAL, EM MOSTRAR E APRESENTAR TRABALHADORES FUTUROS E A ELES PRÓPRIOS EM ENCARNAÇÕES FUTURAS, PARA LIMPAR AS PESSOAS DAS FORÇAS ESPIRITUAIS QUE VIVEM NAS TREVAS)
8 Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. ( SE VOCÊ NÃO ACEITAR A LIMPEZA ESPIRITUAL, NÃO TERÁ PARTE EM MEU REINO. JESUS SABIA QUE ELES E NÓS ESTAMOS SUJOS ESPIRITUALMENTE FALANDO E TAMBÉM É NECESSÁRIO UMA LIMPEZA EM NOSSAS ALMAS) 9 Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.( SIMÃO PEDRO SE EMPOLGOU E PEDIU PARA SER LAVADO DE CORPO INTEIRO)
10 Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.( JESUS SABIA QUE MUITOS ESTÃO EM SITUAÇÕES TERRÍVEIS ESPIRITUALMENTE, E ASSIM FIGURADAMENTE DEVERIAM LAVAR O CORPO INTEIRO. OUTROS, APENAS OS PÉS, PARA ENTENDIMENTO DA SITUAÇÃO ESPIRITUAL DE CADA UM. UNS DEVEM MAIS OUTROS MENOS)
11 Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.( JESUS ENXERGAVA NO MAIS ALÉM DO TEMPO, E TINHA CERTEZA QUE JUDAS LHE TRAIRIA, COMO REALMENTE ACONTECEU)
12 Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? ( JESUS MOSTROU COM EXEMPLOS, COMO AMOSTRA VIVA O QUE QUERIA ENSINAR, JESUS NEM PRECISOU FALAR, E SIM O QUE FEZ MOSTROU A ELES E HOJE A NÓS O QUE DEVEREMOS FAZER PARA AJUDARA LIMPAR NOSSOS IRMÃOS, ENSINAR E MOSTRAR VERDADES.13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. ( JESUS CONFIRMOU REALMENTE QUEM ELE ERA, E HOJE UMA GRANDE PARTE PARTE DAS HUMANIDADES NEM ACREDITA QUE ELE EXISTIU) 14 Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. ( OLHA JESUS FALANDO O QUE TAMBÉM DEVEMOS FAZER. LEMBREMOS QUE LAVAR OS PÉS NÃO É LAVAR E MOLHAR COM ÁGUA, E SIM REALIZAR O ATO DE DEIXAR QUE NOSSOS IRMÃOS CAMINHEM COM ELE, E PARA ISTO DEVEM CAMINHAR COM OS PÉS LIMPOS, SEM CULPAS, DORES OU PECADOS) 15 Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz. ( OBSERVEM O EXEMPLO E JESUS PEDE QUE SIGAMOS ESTE EXEMPLO ... JESUS SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ O NOSSO MELHOR CONSELHEIRO). JESUS NA BÍBLIA É TAMBÉM CHAMADO DE CONSELHO FORTE.)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
Oração
Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso Filho único, ao entregar-se à morte, deuàsua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário