Evangelho do Dia - 08 MARÇO 2018 - MT - 9, 14 - 15
Mt 9, 14-15 - Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
EVANGELHO DO DIA - 07 MARÇO 2014 - MATEUS - 9, 14 - 15 - COMENTADO PELO GNA.
O Evangelho deste dia - 3 Março 2017, mostra palavras definidas na realidade da matéria. Fala do jejum, da falta do alimento, do ato de sacrificar o estomago em relação ao pragmatismo religioso ... uma lei, hábito antigo e respeitado que serviu de motivo da pergunta,a razão dos Discípulos de Jesus em não jejuar.
O que poderia de minha parte dizer sobre o texto acima, pois sabemos que naquela época e diante dos costumes dos Fariseus e dos Discípulos de João Batista era este ato respeitado ... Jesus aqui não estava preocupado por leis, costumes ou algo parecido neste procedimento, pois Jesus sabia que coisas maiores, haveria de ser mais importante do que um simples ato de deixar de comer ou abdicar de certos alimentos.
Ao antever o que Jesus disse, afirmou que não pode haver luto, se o noivo não morreu ... não haveria motivo de realizar este sacrifício. Que sacrifício poderia então ser realizado, e Jesus afirmou : Quando o noivo morrer, haveria perda, e quando perdemos algo de valor, bate o desânimo, a falta de apetite e o jejum é acontecimento. Jesus assim, desta maneira passou a Sua Mensagem, que dias virão que a Sua morte aconteceria e eles então farão jejum . Eles estariam sem fome, sem ânimo para viver ... Fazer jejum aqui, é deixar de se alimentar das palavras de vida que é o PÃO DA VIDA, E QUEM SE ALIMENTAR DELE, JAMAIS TERIA FOME, este deveria ser o correto, o pensamento de Jesus, pois o Mestre sabia que ficaria com eles por pouco tempo, e os momentos com Ele seriam mais importante, e seria o mesmo que dizer, não tenho tempo a perder.
Será que sentimos esta perda ao ponto de diminuir a Nossa vontade de ser e de ter ... pois jejuar é abdicar todos os bens que não utilizamos e sobra para doarmos a quem precisa ... jejum é esvaziar de si para dar a quem precisa, nem que seja um ensinamento ou uma palavra amiga. Muitos fazem o seu jejum como forma de diminuir em seus corpos o peso das energias que irão circular melhor, gastando menos energia ... jejum constante, define rigor contra a própria vida,pois abdicar de alimentos em pessoas de idades avançadas ou debilitadas, pode gerar sérios transtornos para a saúde ou mesmo a perda de suas vidas. Jejum, em muitos casos pode ser uma escolha, um ato de sacrifício ou mesmo uma promessa. Jesus, precisava de seus discípulos e o jejum poderia deixá-los debilitados na missão de percorrer longas distâncias para ensinar a boa nova. Jesus sabia e eles nem suspeitava que ali estava quem era maior do que um simples jejum, o que nunca deveria ser feito é abdicar ou fazer jejum dos seus ensinamentos.
Quem quer jejuar, com objetivo de de elevar-se perante este sacrifício, poderia fazê-lo de várias maneiras, como por exemploficar um dia sem comer doces, sem ouvir músicas, sem sair de casa, e eliminar os egos dos desejos humanos. Jejum, segundo o profeta Isaías, aos olhos de Deus, é realizar o que não faz, e passaria a fazer, ajudando a quem precisa, dando roupas, alimentos, remédios e praticar a caridade em todos os sentidos e fundamentos de um bom Cristão. Esvaziar de nós e pensar no próximo, é um entendimento para jejuarmos.
Jesus nos ensina a esvaziar dos erros, dos egos e segui - lo, para aprendermos a vivermos com dignidade e ao invés de fazermos jejuns de Sua presença ... hoje, como antes, o Noivo (Jesus) AINDA ESTÁ PRESENTE EM NOSSAS VIDAS. Jesus é nosso melhor alimento ...
Comentário
Continuemos na piedade, no esforço de conversão e da prática da caridade, que agradam muito a nosso Senhor. Caminhamos ao encontro do Senhor e com Ele, o esposo da Igreja peregrina, construindo o Reino do Céu. Nele está a vida em plenitude. Sem Ele nada vale a pena, pois tudo passa. Experimentemos, pois, a presença de Cristo em nossa vida e que aumente em nós o desejo de amá-lo mais e mais.
Celebramos hoje o Dia Internacional da Mulher, digna filha de Deus, chamada a viver no amor e na comunhão com o Criador. Que a mulher manifeste a ternura de Deus ao mundo.
Oração
ÓDeus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do EspíritoSanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário