domingo, 9 de dezembro de 2018

PORTAL - GNA - 11377 - LUCAS - 3, 1 - 6 - EVANGELHO DO DIA 09 DE DEZEMBRO DE 2018 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


PRIMEIRA LEITURA 
(BR 5,1-9)



Livro do Profeta Baruc.
1Despe, ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus. 2Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e põe na cabeça o diadema da glória do Eterno.
3Deus mostrará teu esplendor, ó Jerusalém, a todos os que estão debaixo do céu. 4Receberás de Deus este nome para sempre: “Paz-da-justiça e glória-da-piedade”.
5Levanta-te, Jerusalém, põe-te no alto e olha para o Oriente! Vê teus filhos reunidos pela voz do Santo, desde o poente até o levante, jubilosos por Deus ter-se lembrado deles. 6Saíram de ti, caminhando a pé, levados pelos inimigos. Deus os devolve a ti, conduzidos com honras, como príncipes reais.
7Deus ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, sob a glória de Deus. 8As florestas e todas as árvores odoríferas darão sombra a Israel, por ordem de Deus. 9Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

GNA : COMO PODEMOS ANTEVER, O FUTURO DE ISRAEL SERÁ GRANDIOSO ... AS PROFECIAS ASSIM DETERMINAM.


EVANGELHO 
(LC 3,1-6)
1 No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; 2 quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
3 E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4 como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5 Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6 E todas as pessoas verão a salvação de Deus’”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para joão batista, a voz que clama no deserto




ANÁLISE DO GNA - LUCAS -  3 - 1- 6


Este Evangelho aqui escrito por Lucas. fala do primo de Jesus, João Batista. João veio a frente como foi profetizado, e sua presença foi anunciar naqueles dias a vinda do Messias salvador. João, era filho do sacerdote do templo chamado Zacarias, e sua mãe, chamava-se Ana, que era prima de Maria, a Mãe de Jesus.
Jesus, segundo João, viria para perdoar os pecados, redimir os pecadores, e anunciar a boa nova, e gritar no deserto é como se falasse no silêncio de nossas almas, pois até hoje, nossas almas estão no silêncio das verdades e não escutam quando o silêncio dos evangelhos é anunciado. Esta voz de  Jesus, será para quebrar este silêncio que existem em nossas vidas, deixando nossas almas cheias de verdades e sabedorias. Jesus tem que gritar, para acordar os que dormem, e  este deserto como afirma o texto, definirá mudanças, e a partir de Jesus, todos terão a oportunidade de conhecerem a salvação que vem de Deus. João, assim como os profetas anteriormente já anunciavam a vinda do Messias. 

Resultado de imagem para joão batista, a voz que clama no deserto

Nenhum comentário:

Postar um comentário