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(JO 19,31-37)
S. BARNABÉ, APÓSTOLO
«A multidão dos fiéis
era um só coração e
uma
só alma. Ninguém
dizia que eram suas
as coisas que possuía,
mas
tudo entre eles era
comum... Nem havia
entre eles nenhum
necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas
vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e
depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a
cada um deles conforme a sua necessidade. Assim José - a
quem os apóstolos deram o apelido de Barnabé, que quer
dizer “Filho da Consolação” - levita, natural de Chipre, possuía
um campo. Vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés
dos apóstolos» (Atos 4, 32-37).
A Bíblia menciona, pela primeira vez, o nome de Barnabé entre
aqueles que, depois da morte de Jesus em Jerusalém, se reúnem
em torno dos Apóstolos. Trata-se de uma comunidade de fiéis,
na qual vivem, fraternalmente, compartilhando seus bens. Porém,
a tradição – transmitida por Eusébio de Cesareia, obtida de
Clemente Alexandrino - também o inclui entre os 72 discípulos
enviados por Jesus em missão para anunciar o Reino de Deus.
Logo, ele já pertencia ao grupo dos seguidores de Cristo. Sobre
as suas origens, sabemos, através da Sagrada Escritura, que
era natural da ilha de Chipre, na Grécia, judeu e chamado José.
Cristão em Jerusalém
Barnabé encontra-se entre as pessoas mais influentes da primeira Comunidade cristã nascente, tanto que, embora não fizesse parte
dos Doze, era chamado apóstolo. Foi o primeiro a acolher Paulo,
após a sua conversão na estrada de Damasco, que chegara a
Jerusalém para encontrar os Apóstolos. Enquanto muitos
desconfiavam daquele Saulo, que perseguia os cristãos,
Barnabé o acolheu e
o inseriu na comunidade.
Barnabé, considerado um "homem virtuoso... repleto de Espírito
Santo e de fé", foi enviado a Antioquia da Síria, de onde chegavam
notícias de numerosas conversões. Uma vez constatado que muitos acreditavam nele, Barnabé se alegra e exorta todos a "perseverarem
com um coração resoluto no Senhor". Assim, pediu a ajuda de Paulo
no seu serviço à nova comunidade de fiéis.
Logo, mais uma vez, Barnabé intervém na vida de Paulo,
encorajando-o na sua missão como Apóstolo dos gentios. Os dois permanecem em Antioquia, durante um ano, instruindo muitos.
Precisamente ali, "pela primeira vez, os discípulos foram chamados
cristãos".
Uma longa missão com Paolo
Depois da pregação em Antioquia, Barnabé e Paulo partem para
uma nova missão em Chipre. Com eles estava também João,
chamado Marcos (o evangelista), primo de Barnabé. A etapa
sucessiva era a Panfília, de onde João decide voltar para
Jerusalém. Ao invés, Barnabé e Paulo prosseguem para a
Pisídia, Licaônia, Listra e Derbe, mas, depois, voltam para
Antioquia da Síria, detendo-se também em Perge e Atália.
No entanto, as conversões dos pagãos, cada vez mais numerosas,
começam a suscitar divergências sobre a necessidade ou não da
circuncisão. Por isso, por volta do ano 49, Barnabé e Paulo
voltaram a Jerusalém para resolver este problema com os Apóstolos.
Logo depois, ambos se preparam para uma nova missão, mas
Barnabé quis envolver novamente o jovem João, embora Paulo
fosse contrário, por não confiar muito nele. Barnabé,
porém, o vê como um discípulo para ser reabilitado. Não
chegando a um acordo, seus destinos se separam: Barnabé
embarca para Chipre, com seu primo, e Paulo parte para a
Ásia. "Até entre os Santos havia conflito, discórdia, divergência,
que, para mim, causam consolação, pois os Santos não caem do
céu": foi o que explicou Bento XVI, na audiência geral de 31 de
janeiro de 2007, ao falar da relação entre Barnabé e Paulo. A
santidade não consiste em nunca cometer erros, mas aumenta
com a capacidade de se arrepender e a disponibilidade de
recomeçar, mas, acima de tudo, com a capacidade de perdoar.
De fato, mais tarde, Paulo mudou de ideia sobre João.
Da Itália ao martírio em Salamina
O Novo Testamento não nos fornece mais informações sobre
Barnabé,
mas alguns documentos bizantinos falam de uma viagem que
fez com Pedro, com destino a Roma, de onde prosseguiu para
o norte da Itália.
Em Milão, de modo particular, a sua pregação teria suscitado
várias conversões, que deram origem à primeira comunidade
cristã na cidade,
que, por isso, o considerou seu primeiro Bispo.
Os Atos de Barnabé, obra do V século, narram a sua morte em
Salamina, onde teria sido apedrejado por judeus sírios, no ano
61. A sepultura de Barnabé existe ainda hoje existe, Dizem que
teria sido
o próprio Barnabé a indicar, em sonho, a sua sepultura ao Bispo
de Salamina, Anthemios, em fins do século V. Este, portanto, teria
mandado trasladar os restos mortais do apóstolo Barnabé para a
Basílica, que ele lhe quis dedicar.
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