segunda-feira, 21 de junho de 2021

PORTAL - GNA - MATEUS - 7, 1 - 5 - EVANGELHO DO DIA - 21 06 21 - SANTO DO DIA - POSTAL - GNA

 💚💚💚💚💚💚💚💚💚💚🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩💛💛💛💛💛💛💛💛💛🧡💙👽🛐✝

MATEUS - 7, 1 - 5 - EVANGELHO DO DIA 21 DE JULHO DE 2021 E SANTO DO DIA - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA

(Mt 7,1-5)





— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2 Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.
3 Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4 Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

EVANGELHO 
(MT 7,1-5)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor. 

Resultado de imagem para jesus imagens
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1 “Não julgueis e não sereis julgados.( CADA UM TEM SUA VIDA, SEUS ERROS E DEFEITOS E VIDA APÓS VIDA É A ENTREGA DE SI PRÓPRIO DIANTE DO QUE SE TORNOU E CADA UM É RESPONSÁVEL POR SI DIANTE DA UNIDADE DIVINA)  2 Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.( QUEM JULGA CONHECE OS ERROS QUE TAMBÉM POSSUÍ E QUEM POSSUÍ ERROS NÃO TEM QUALIDADES PARA REALIZAR JULGAMENTOS, POIS TODOS SOMOS DEVEDORES DA MESMA LEI DE AFINIDADES.)
3 Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?  (MUITOS ENXERGAM OS PECADOS E ERROS DOS OUTROS) 4 Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu?( COMO PODE MEDIR ERROS DO IRMÃO DE CAMINHADA SE TEMOS ERROS TAMBÉM) 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.(PRIMEIRO TEMOS QUE NOS LIVRAR DOS NOSSOS ERROS PARA DEPOIS DESEJAR TIRAR OS ERROS DOS NOSSOS IRMÃOS DE CAMINHADA)

— Palavra da Salvação.


OBS: JESUS TENTOU NOS MOSTRAR NESTE SEU EVANGELHO, ESCRITO POR MATEUS, QUE EXISTE UMA REALIDADE QUE JAMAIS DEVERIA SER ESQUECIDA, E ESTA VERDADE É A LEI DOS HOMENS E AS LEIS DIVINAS ... 
AS LEIS DOS HOMENS DEFINE ESTE TIPO DE COMPORTAMENTOS, POIS NA NOSSA SOCIEDADE SEMPRE EXISTIRAM OS JUÍZES, LEGISLADORES E OS PODERES COMPETENTES PARA DEFINIR RESULTADOS QUANDO ENVOLVE PROBLEMAS RELACIONADOS A VIDA HUMANA. AQUI SE ACEITA ISTO DIANTE DAS FRAGILIDADES DO QUE SOMOS, E JESUS NAQUELE DIA PERGUNTOU SEGURANDO UMA MOEDA E DIZENDO PARA DAR A DEUS O QUE É DE DEUS E A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR. MÁS, JESUS FOI MAIS ALÉM NO QUE DIZ SOBRE A CONDUTA HUMANA EM RELACIONAR QUE DEVEMOS BUSCAR VERDADES E JUSTIÇA AO MESMO TEMPO, POIS ASSIM APRENDEMOS AS LEIS CÓSMICAS, SERÍAMOS BUSCADORES DAS PERFEIÇÕES E JAMAIS FARÍAMOS JULGAMENTOS SEM A LIMPEZA DE NOSSOS CORAÇÕES E DAS NOSSAS ALMAS. TODOS DEVERIAM SABER SOBRE SEUS ERROS, POIS JAMAIS ERRARIAM CONTRA SI ... MÁS, AINDA DEVEMOS NOS LEMBRAR DA JUSTIÇA, POIS O JUSTO CONHECE A FORÇA QUE ELA TEM, E VIVE ENSINANDO E ERGUENDO OS CAÍDOS ... SABEMOS QUE EXISTE A JUSTIÇA DOS HOMENS, E NELAS ESTÃO AS LEIS E NORMAS QUE DEVERIAM SER OBEDECIDA. OS HOMENS RESPONSABILIZADOS PELA JUSTIÇA TERRESTRE, REALIZAM SEU TRABALHO DIANTE DA LEI DA VERDADE E DO AMOR, POIS TODO ERRO TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS NESTE MUNDO EM QUE VIVEMOS.  NO PLANO ESPIRITUAL, TAMBÉM ISTO ACONTECE, E NADA PASSA DESPERCEBIDO QUANDO SE ERRA DIANTE DAS LEIS CÓSMICAS  IMUTÁVEIS.QUEM NÃO TIVER DETERMINADO A FAZER A JUSTIÇA NA TERRA, NÃO DEVERIA SER O QUE FARIA JULGAMENTOS, POIS NÃO SE CREDENCIOU PARA REALIZAR ESTA SUBLIME MISSÃO ... TEMOS VISTO MUITOS JULGAMENTOS AQUI QUE O SISTEMA E QUEM JULGA ERRAM SABENDO QUE ERRARAM, E SERÃO JULGADOS NOP PLANO MAIOR COM RIGOR, POIS O QUE MAIS FOI DADO, MAIS SERÁ COBRADO.
DEVEMOS EM PRIMEIRO PLANO, EXERCER A LEI DO AMOR AO PRÓXIMO E TRABALHAR PARA QUE POSSAMOS AJUIZAR A FAVOR DO ENTENDIMENTO E DA VIDA PLENA, POIS AQUI NESTE PLANO EXISTENCIAL VIVEMOS APRENDIZADO JUNTOS. CADA UM VAI RESPONDER POR SI DIANTE DE SI MESMO QUANDO SEU MOMENTO AQUI CHEGAR AO FINAL ...


GNA: CASO EXISTA UMA PESSOA NA SUPERFÍCIE DA TERRA, PERFEITA, APRENDEMOS QUE NEM MESMO ELA PODERIA FAZER JULGAMENTOS DE QUEM QUER QUE SEJA ... A RAZÃO É DETERMINADA PELO MOTIVO DE QUE VIEMOS DE JORNADAS ANTERIORES E SE AQUI ESTAMOS NOVAMENTE ERA NECESSÁRIO PARA BUSCARMOS A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL E O RESGATE DE ERROS DO PASSADO.  ESTAMOS LONGE DE ENTENDERMOS ESTA VERDADE, E PRECISAMOS EVOLUIR PRIMEIRO E DESCOBRIREMOS QUE CADA UM SERÁ SEU PRÓPRIO JUIZ E CASO EXISTA ERROS, HAVERÁ O QUE CHAMAMOS DE RESGATE, E ELE ACONTECERÁ COM TODA A CERTEZA ... DEUS PERDOA, E ASSIM É NECESSÁRIO QUE A TRANSFORMAÇÃO ACONTEÇA, E QUE OS ERROS SEJAM REPARADOS. ESTA VERDADE, É O VALOR DESTE EVANGELHO DO DIA DE HOJE, ESCRITO POR MATEUS. PERFEITO E PERFEIÇÃO, SÓ EXISTE EM DEUS, E COMO JESUS INFORMOU QUE SOMOS DEUSES, DEVEMOS BUSCARMOS ESTA PERFEIÇÃO, E ASSIM DEUS PERFEITO ESTARÁ CONOSCO. 

S. LUÍS GONZAGA, JESUÍTA, PADROEIRO DA JUVENTUDE CATÓLICA

S. Luís Gonzaga, século  XVIIIS. Luís Gonzaga, século XVIII  

"Confesso-lhe, ilustríssima senhora, que, ao meditar na bondade divina, minha mente se perdeu neste mar sem fim e sem confins. Não consigo entender como o Senhor se dignou a olhar para a minha pequena e breve lida, recompensando-me com o descanso eterno, convidando-me do céu para esta felicidade que, até agora, pedi com negligência; como ofereceu a mim, que derramei pouquíssimas lágrimas por Ele, aquele tesouro que coroa grandes lutas e prantos!" (última carta à sua mãe, em 10 de junho de 1591).

Luiz nasceu na província de Mântua, de onde era proveniente a sua linhagem. Como acontece com todo primogênito, de linhagem nobre, a sua vida já estava predefinida. Era o que pensava, pelo menos seu pai, o marquês Ferrante, ao criá-lo entre os arcabuzes e armaduras, enquanto a mãe o educava com testemunhos de fé e orações.

"A conversão para o mundo de Deus"

Assim Luiz descreveu a sua vocação, que amadureceu muito cedo. Na verdade, aos 5 anos brincava de fazer guerra; aos 7, ajoelhava-se, várias vezes por dia, para recitar os salmos penitenciais; aos 10, consagrou-se definitivamente a Maria, como ela se havia consagrado a Deus; finalmente, aos 12 anos, recebeu a Primeira Comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, em visita pastoral à sua cidade.
Muito cedo, confidenciou com a mãe sobre suas intenções, mas seu pai se opôs, com toda a sua força, contra a sua escolha. Até seus parentes gozavam dele, mas ele se defendia, dizendo: "Busco a salvação! Busquem-na vocês também!".
Seu pai o enviou às cortes italianas esperando desviar o filho das suas intenções e, quem sabe, até se apaixonar por alguém. Mas, o resultado era, cada vez mais, sua firme decisão de entrar para a Companhia de Jesus. Assim, em 1585, o jovem assinou a renúncia aos títulos e herança em benefício do seu irmão mais novo, Rodolfo, e partiu para Roma, com apenas 17 anos de idade.

Uma verdadeira joia espiritual

Entre os Jesuítas, Luiz destacou-se por seu fervor na fé e seu costume de fazer penitência e ser equilibrado. Seus superiores perceberam logo que tinham em mãos uma verdadeira joia espiritual.
Após a sua morte, o Superior Geral, sucessor de Santo Inácio de Loyola, afirmou que pensava que Luiz teria se salvado da sua doença, ciente de que o Senhor o queria como um futuro guia da Companhia de Jesus. Na realidade, passou somente poucos anos na Comunidade dos Jesuítas, onde estudou teologia, mas não teve tempo de fazer seus votos.

"Como os outros"

Durante a sua permanência em Roma, aconteceram várias tragédias, uma depois da outra: seca, escassez e até epidemias. Fiel ao lema da Ordem "Como os outros", ou seja, esquecer as próprias origens nobres, bem como os privilégios derivados do seu estado de saúde, Luiz saía ao encontro dos "pesteados" para curá-los e socorrê-los, junto com São Camilo de Lellis.
Certo dia, viu um doente abandonado na rua, à beira da morte: colocou-o nas costas e o levou ao hospital da Consolata. Assim, provavelmente, ficou contagiado. Poucos dias depois, faleceu nos braços dos seus coirmãos, com apenas 23 anos.
Luiz Gonzaga foi canonizado, em 1726, por Bento XIII, que, após três anos, o nomeou protetor dos estudantes; Pio XI o proclamou, em 1926, Padroeiro da Juventude católica; João Paulo II o nomeou, em 1991, Padroeiro dos pacientes de AIDS





Nenhum comentário:

Postar um comentário