domingo, 13 de junho de 2021

PORTAL - GNA - UFOLOGIA - MARCOS - 04, 26 - 34 - EVANGELHO DO DIA 13 06 21 - SANTO DO DIA - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA

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EVANGELHO DO DIA - 13 JUNHO DE 2021 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA - 

EVANGELHO 
(MC 4,26-34)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.


— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.


— Glória a vós, Senhor. 


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Naquele tempo, 26  Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. ( O REINO DE DEUS É COMO ALGUÉM, E QUEM SERIA ESTE ALGUÉM SE NÃO FOR A VONTADE E PODER E GLÓRIA DIVINA QUE VIVE E EXISTE NA UNIDADE DIVINA).27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. ( O MUNDO GIRA, AS PESSOAS NASCEM, CRESCEM E VAI EXISTINDO VIDA APÓS VIDA, E VAI GERMINANDO O ESPÍRITO EM BUSCA DE CRESCIMENTO) 28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. ( A TERRA É A REPRESENTAÇÃO DO NOSSO MUNDO, AQUI VIVEMOS, CRESCEMOS E MULTIPLICANDO NA VASTA CRIAÇÃO, E HOJE QUANTOS SOMOS EM TODOS OS QUATRO CANTOS DA TERRA) 29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. (AQUI SE DETERMINA O QUE VAI ACONTECER COM ESTA COLHEITA QUE REPRESENTA O FINAL DOS TEMPOS)

30 E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo?( COM QUE MAIS PODEREMOS COMPARAR O REINO DE DEUS, E DEIXA CLARO QUE ELE SE FAZ PRESENTE AQUI ENTRE NÓS) 31  O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. ( ASSIM NASCEM AS CRIANÇAS NESTE REINO, PEQUENAS, QUE CRESCERÃO E DARÃO NOVAS VIDAS. É A REPRESENTAÇÃO DA SEMENTE QUE FAZ O MESMO DANDO SEUS FRUTOS E DOS FRUTOS NOVAS SEMENTES E ASSIM A QUANTIDADE AUMENTA E O REINO SE TORNA CADA VEZ MAIOR EM OPORTUNIDADES) 32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.( AQUI É A REAL DEMONSTRAÇÃO DO QUANTO É GRANDE O POTENCIAL DA CRIAÇÃO QUANDO O HOMEM REALIZA A OBRA DA CRIAÇÃO, E TUDO QUE É FEITO SE TORNA OBRA DO CRIADOR, E VOCÊ E CADA UM É O PRÓPRIO CRIADOR, POIS ESTAMOS AQUI PARA CRIAR, CRESCER E EVOLUIR)

33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. (JESUS UTILIZAVA DIANTE DELES PARÁBOLAS, OU SEJA EXEMPLIFICAÇÕES PARA MELHOR ENTENDIMENTO OU MESMO PARA QUE CADA UM PUDESSE COMPREENDER DIANTE DE SUA MATURIDADE ESPIRITUAL) 34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.( QUANDO OS DISCÍPULOS ESTAVAM PERTO, JESUS FALAVA DAS COISAS DO REINO ABERTAMENTE.)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

S. ANTÔNIO DE PÁDUA, SACERDOTE FRANCISCANO E DOUTOR DA IGREJA

Santo Antônio de Pádua, século XVIISanto Antônio de Pádua, século XVII  (© Musei Vaticani)

Seu nome de batismo é Fernando. Nasceu em Lisboa, Portugal, por volta do dia 15 de agosto de 1125,

 no seio de uma nobre família. Com 15 anos, entra para a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Preparou-se para o sacerdócio

 no mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Sendo ordenado sacerdote,

 com 24 anos de idade, foi encaminhado à carreira de filósofo e teólogo. 

Mas, desejava uma vida religiosa mais severa. A reviravolta deu-se em

 1220, quando chegaram à igreja de Santa Cruz os restos mortais de 

cinco missionários franciscanos, torturados e assassinados em Marrocos.

Da regra agostiniana à regra franciscana

Fernando decidiu deixar os Cônegos agostinianos para seguir as 

pegadas de São Francisco de Assis; escolheu ser chamado Antônio,

 para imitar o santo anacoreta egípcio. Amadureceu um forte impulso

 à missão e, seguindo este ideal, partiu para o Marrocos. Porém,

 contraiu uma doença e foi obrigado a um repouso forçado, sem 

poder pregar. Não teve outra opção a não ser ir para a Itália. 

No entanto, o navio no qual embarcou, naufragou no golfo da 

Sicília. Tendo-se restabelecido, em 1221, foi parar em Assis,

 onde Francisco havia convocado todos os seus frades. Esta 

foi uma ocasião propícia para conhecê-lo pessoalmente, não obstante

 tenha sido um encontro simples. Revigorando sua escolha de

 seguir a Cristo, na fraternidade Franciscana, Antônio foi enviado ao eremitério de Montepaolo, na Romanha. Ali, dedicou-se, sobretudo, 

à oração, meditação, penitência e trabalhos humildes.

Antônio pregador

Em setembro de 1222, Antônio foi enviado a fazer pregação em

 Forlì, onde revelou seu talento. Das suas palavras emergiram uma

 profunda cultura bíblica e simplicidade de expressão. A Assidua

a primeira biografia de Santo Antônio, narra: “A sua língua, movida 

pelo Espírito Santo, começou a raciocinar sobre muitos assuntos,

 com ponderação, de modo claro e conciso”. Desde então, Antônio 

começou a percorrer o norte da Itália e o sul da França, pregando 

o Evangelho aos povos e povoados, muitas vezes confusos pelas 

heresias do tempo, sem poupar críticas contra a decadência moral 

de alguns expoentes da Igreja. No ano seguinte, em Bolonha, foi 

mestre de Teologia para os frades que se formavam. Foi o próprio

 Francisco que, com uma carta, conferiu-lhe este encargo, 

autorizando-o a ensinar e recomendando-lhe também a não 

se descuidar da oração.

A escolha de Pádua

Pelos seus talentos, que Antônio demonstra saber colocar ao 

serviço do Reino de Deus, com 32 anos foi nomeado superior das Fraternidades franciscanas do norte da Itália. Ao cumprir tal função, 

visitou, incansavelmente, os numerosos Conventos, sob a sua 

jurisdição, e abriu outros. No entanto, continuou a atrair grandes 

multidões com suas pregações, transcorrendo diversas horas no confessionário e a reservar, para si, momentos de retiro em solidão.

 Decidiu estabelecer-se em Pádua, junto à pequena comunidade

 franciscana da igreja de Santa Maria Mater Domini. Não obstante 

a sua pouca presença, instaurou com a cidade um forte ligação, prodigalizando em prol dos pobres e contra as injustiças. 

Precisamente em Pádua, teriam sido escritos os Sermones,

 um tratado para instruir os coirmãos à pregação do Evangelho 

e ao preceito dos Sacramentos, sobretudo, da penitência e da 

Eucaristia.

A pregação da Quaresma, em 1231, é considerada seu testamento

 espiritual, à qual se deve incluir a sua dedicação amorosa, por horas e horas, às confissões. Após as celebrações pascais, abatido por

 problemas de saúde e consumido pela fadiga, Antônio aceitou 

retirar-se por um período de convalescença; depois, com alguns 

coirmãos, aceitou o convite de um período de descanso e de 

meditação em um pequeno eremitério, em Camposampiero, a poucos quilômetros de Pádua. Pediu que lhe fosse adaptado um simples 

refúgio sobre uma grande nogueira, onde transcorrer os dias em contemplação e em contato com a gente humilde da periferia do 

campo, voltando para o eremitério só à noite. Ali, deu-se a visão do 

Menino Jesus.

No dia 13 de junho, Antônio sentiu-se mal; entendendo que a sua

 hora se aproximava, pediu para morrer em Pádua. Foi transportando

 por um carro de boi, mas, ao chegar à Arcella, um bairro às portas da cidade, expirou murmurando: “Vejo o meu Senhor!”.

Reconhecido pela influência de Santo Agostinho, Antônio conjugou, 

de modo original, mente e coração, pesquisa teórica, prática das 

virtudes, estudo e oração. Doutor da Igreja, Santo Antônio é 

simplesmente chamado em Pádua como “o Santo”.




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