domingo, 10 de fevereiro de 2019

PORTAL - GNA - 11624 - LUCAS - 5, 1 - 11 - EVANGELHO DO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(LC 5,1-11)


Resultado de imagem para jesus lançando AS REDES COM SIMÃO.





2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.
3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”.
5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.
6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”
9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer.
10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”.
11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



ANALISE DO GNA - 10 FEV 2019


Hoje, contemplamos os ensinamentos de Jesus, o Cristo diante das palavras deste texto escrito por Lucas. Aqui, podemos entender a situação e a missão de Jesus dos propósitos de sua missão, que era ensinar e transformar pessoas para os caminhos verdadeiros, se tornarem futuros Cristos, assim como Jesus se tornou,  e chegou ao ponto de ser chamado o Cristo de toda a Terra, o Cristo Cósmico, o Cristo Planetário.
Jesus, ensinava sentado em uma barca o povo, sequioso por suas palavras e porque não dizer de seus feitos milagrosos ... Simão, era dono das barcas, chefe e tinha pescadores que trabalhavam com ele. No final de seus ensinamentos ao Povo, pediu a Simão que lança-se as redes em águas mais profundas, e isto para nós tem um significado, como teve para eles, pois as redes queria dizer em seu significado oculto, buscar os que precisarem de ensinamentos. Simão afirmou que esteve lançando as redes a noite inteira e nada pescamos, mais como Jesus pediu, viu que o certo era obedecer. Desta maneira, lançaram as redes, e uma quantidade imensa de peixes apareceu nas redes, e Simão precisou de ajuda, e pediu aos que trabalhavam com ele para vir ajudá-lo.
Simão, vendo aquele feito, um milagre com certeza, não se viu digno e pediu perdão dizendo ser um pescador ... Jesus, sabia que era um pescador, e a ele afirmou que agora desejava que ele fosse pescadores de homens, que significa, pescadores de almas, pois precisava salvar as almas perdidas pelos pecados. Todos se sentiram espantados com o acontecido.
Naquele momento, não tiveram dúvidas ... largaram as barcas e seguiram Jesus.

OBS:  Neste texto de Lucas, escrito muitos anos após a morte e a ressurreição de Jesus, talvez por escritos ou pela voz de testemunhas do ocorrido, quer nos mostrar, um Jesus, que atendia a multidão, não se cansava de ensinar as verdades universais, aquelas que aprendeu com o Pai, como sempre afirmou, e realizava obras fantásticas, apenas para mostrar como e grandioso o poder daqueles que realizam as obras de Deus. Ser de Deus, pertencer ao Sagrado e seguir Jesus, seguir seus ensinamentos, e Lucas nos deixou este legado, confirmando, acreditando e ensinando ... que nós possamos fazer o mesmo.
Resultado de imagem para SÃO LUCAS

Descrição

São Lucas, o Evangelista é, segundo, a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento. É o santo padroeiro dos pintores, médicos, artistas. É celebrado no dia 18 de Outubro. Wikipédia
Falecimentomarço de 84 d.C., Tebas, Grécia

Resultado de imagem para jesus lançando AS REDES COM SIMÃO.
Catequese Bíblico-Missionária
Temos que ser uma Igreja em saída, anunciando a todas as pessoas a Boa Nova de Jesus. A Primeira Leitura traz o envio do profeta Isaías. Ele recebe sua missão estando no templo de Jerusalém, mas é enviado ao povo que está fora do templo. A Palavra de Deus não pode ser mantida fechada em recintos sagrados, longe do povo. A experiência de Deus que fazemos dentro da Igreja deve ser levada e partilhada com todos.
Tanto na época de Isaías e de Jesus, como hoje, o povo busca a Palavra de Deus, quer ouvir o que o Senhor lhe tem a dizer. No Evangelho de hoje, uma enorme multidão deseja ouvir Jesus. É tanta gente que Jesus entra na barca de Pedro para poder falar ao povo sedento da Palavra. Ao terminar a instrução para o povo, Jesus convida Simão e seus companheiros a pescar de novo.
Nas palavras de Simão transparecem desânimo e cansaço. Mas, confiante no incentivo de Jesus, ele volta para o mar e continua pescando. O pedido de Jesus foi mais forte que o desânimo e o cansaço dos pescadores. O resultado da pescaria foi surpreendente. A pesca foi tão abundante que Simão precisou da ajuda de João e Tiago, que estavam na outra barca. Ninguém consegue evangelizar sozinho.
O trabalho missionário é um trabalho comunitário. Uma Comunidade deve ajudar a outra. Um grupo deve animar outros grupos. O instrumento de trabalho na pesca é a rede. Temos que ser uma rede de Comunidades formando a Igreja. Assim como a rede deve ser lançada para que possa ter utilidade, nossa Igreja deve se lançar com coragem no mundo que está sedento da Palavra.
A experiência de Simão é muito significativa. Ele pede que Jesus se afaste dele porque se sente pecador, limitado, temeroso. Diante de Deus somos todos pecadores. Mas, mesmo sentindo-se pecador, Simão é atraído pelos gestos e palavras de Jesus. A presença de Deus em nossa vida é um mistério que, mesmo que nos meta algum medo, nos atrai de maneira irresistível. A atração deve ser sempre maior do que o medo. Por isso, Jesus nos diz tantas vezes: “Não tenham medo!”

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters

Oração
Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário