segunda-feira, 26 de novembro de 2018

PORTAL - GNA - 11331 - LUCAS - 21, 1 - 4 - EVANGELHO DO DIA 26 DE NOVEMBRO DE 2018 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO
(LC 21,1-4)
Naquele tempo, 1 Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2 Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3 Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4 Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ANÁLISE DO GNA - 26 NOVEMBRO  2018


Este Evangelho escrito pelo Evangelista Lucas, retrata neste texto verdades de Jesus, diante dos frequentadores do templo Sagrado, o templo dos sacerdotes Judeus. Jesus, explica a relação de servir, e doar, que são duas coisas diferentes ... as pessoas que Jesus se referia naquele momento, eram pessoas ricas, que tinham condições financeiras para dar depósitos e o templo recolhia as ofertas generosas destes, que parecia se orgulhar de ofertar grandes quantias aos tesouros do tempo, e sabemos que este dinheiro, jamais seria para causas sociais, servir ao povo que precisa-se. Nos dias atuais, é muito comum depararmos com situações semelhantes, pois muitos doam somas enormes por se achar que assim mereceriam melhores lugares no céu. Outros, dão suas quantias, pois tinham medo se não derem de estarem cometendo pecados contra Deus. 
Jesus, simplesmente mostrou o que o coração pode fazer, quando exemplificou aquela viúva que deu ao tesouro do templo tudo que possuía. A Viúva como diz o texto, deu aquilo que tinha para que com certeza faria falta para viver. Os outros, apenas o que lhes sobravam ... 
Quando fazemos uma análise mais profunda da situação, sabemos que sempre existiu ricos e pobres, e o que não compreendemos é porque os ricos não ajudam aos pobres, da mesma maneira que se orgulham de dar grandes quantias, grandes ofertas aos locais de culto. Com toda a certeza, este dinheiro recolhido em nome de Deus, jamais chegaria em sua presença.
Podemos antever, igrejas ricas, e sempre escutamos que devemos ser generosos com o dízimo, e que assim Deus agradece as nossas ofertas ... acredito, que devemos ajudar nas despesas de nossas igrejas, templos ou locais sagrados, e termos o bom senso de exigir de nossas paróquias o controle das despesas e do montante arrecadado, e tudo deveria se com transparência, mais infelizmente, não é assim que vemos as coisas funcionarem. Gosto muito da Doutrina Espírita, no tocante a este assunto, pois a realidade existe, e os espíritas ,sempre se preocupam com o social ...

Com relação a este texto, acredito que Jesus não estava julgando as intenções financeiramente falando, mais colocando uma observação de que a pobreza é real, e da relação de quem mais deveria ali ser ajudado, e Jesus também nos leva ao entendimento que aquela viúva, entregando as duas moedas que tinha, deu tudo em nome de uma ação de amor, do objetivo de ajudar.



Comentário
Benditos são os olhos de quem enxerga a humildade dos simples e a generosidade dos que são sinceros em seu amor. Jesus viu a pobre viúva dando de si mesma, e não do que lhe sobrava. Amor verdadeiro é tirar de dentro da gente mesmo, e não do que nos sobra. No Reino a medida não é a quantidade, mas o que se faz com amor, doando-se a si mesmo. Assim foi e fez Jesus; deu-nos o que era dele: a vida e a salvação.

Oração
Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário