sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

PORTAL - GNA - UFOLOGIA - MATEUS - 9, 27 - 31 - EVANGELHO DO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2020 - REALIDADE ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA

 ✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

MATEUS - 9, 27 - 31 - EVANGELHO DO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2020 - REALIDADE ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA



EVANGELHO 
(MT 9,27-31)
Naquele tempo, 27 partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28 Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29 Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30 E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31 Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



OLHOS ILUMINADOS



Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem compaixão de nós, filho de Davi!” Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.

O EVANGELISTA MATEUS, E A PRESENÇA ESPIRITUAL DE JESUS NESTAS PALAVRAS, LEVAM - NOS A TESTEMUNHAR MAIS DOIS MILAGRES ACONTECIDO EM NOME DA FÉ E EM NOME DE JESUS ... POIS A FÉ DESTES CURADOS ESTAVAM EM JESUS.
VOCÊS ACREDITAM QUE EU POSSA FAZER ISTO, E ELES DISSERAM QUE SIM ... ACREDITARAM NAQUELE PROFETA ITINERANTE QUE ENSINAVA E CURAVA. DIANTE DA FÉ, DA CARIDADE, DOIS CEGOS FORAM CURADOS, POIS ACHARAM RAZÃO EM SUAS VIDAS PARA ACREDITAR NAQUELE QUE ENSINA E CURA. E O QUE PODEMOS DIZER DE TODOS NÓS, QUE PRECISAMOS DE AJUDA DE VÁRIOS TIPOS E TAMANHOS DE NOSSAS NECESSIDADES ... JESUS,ATENDERIA A NÓS, DA MESMA FORMA QUE ATENDEU AOS DOIS CEGOS. SERÁ QUE SOMOS ASSIM, PASSAMOS POR MOMENTOS DIFÍCEIS E QUEREMOS DIMINUIR NOSSO PESO, NOSSA CARGA, NOSSA PENA NESTES INFORTÚNIOS ... SERÁ QUE LOGO DEPOIS DE SERMOS ATENDIDOS, NÃO IREMOS COMETER OS MESMOS ERROS QUE NOS LEVARAM A ESTES INFORTÚNIOS. 
AS VEZES TEMOS QUE PEDIR, TER DIREITOS NESTES PEDIDOS, POIS TER FÉ NÃO É SÓ ACREDITAR, É TER MERECIMENTOS. OS PROBLEMAS EM NOSSAS VIDAS EXISTEM, E SE EXISTEM, É POR QUE SOMOS RESPONSÁVEIS POR ELES EXISTIREM. SEMPRE TEREMOS PEDIDOS E NECESSIDADES A SEREM PEDIDAS ... E AS VEZES PEDIMOS TANTO, QUE NA MAIORIA DAS VEZES, BASTARIA APENAS MUDANÇAS INTERNAS E CARIDADE, E A MISERICÓRDIA ACONTECERIA. JESUS SEMPRE TINHA UM MOTIVO PARA FAZER SUAS CURAS, SEUS MILAGRES, E SABIA QUE O MUNDO ESPIRITUAL LHE DAVA TODA ASSISTÊNCIA POSSÍVEL. O MUNDO ESPIRITUAL, DIANTE DO MESTRE REALIZAVA SEU TRABALHO, E AS REALIDADES DE CURAS ACONTECIAM, POIS TUDO QUE FAÇO, O PAI FAZ POR MIM, AFIRMAVA JESUS. NOSSAS VIDAS DEVERIA SEMPRE ESTÁ SINTONIZADA COM O MUNDO ESPIRITUAL, E MUITAS VEZES PELO NOSSO MERECIMENTO, MILAGRES E CURAS ACONTECEM. O CERTO É, OS DOENTES EXISTENCIAIS SÃO OS MESMOS QUE DEVEM AO PLANO MAIOR, E VIVER DIANTE DAS LEIS, DO CRISTO É GARANTIA DE UMA ENCARNAÇÃO FELIZ ...

TOME CUIDADO PARA QUE NINGUÉM FIQUE SABENDO, POIS JESUS SABIA QUE ELES IRIAM FALAR QUE UM MILAGRE ACONTECEU, MÁS NÃO IRIAM DIZER QUE ACONTECEU PELA FÉ E PELA BOA SINTONIA NAQUELE QUE TRANSFORMA VIDAS. ELES FIZERAM O QUE JESUS NÃO QUERIA, E AVISOU PARA TODOS O QUE HAVIA ACONTECIDO. ESTES NÃO SOUBERAM O QUE É A LEI DO SILÊNCIO E UM PEDIDO DAQUELE QUE REALIZOU A CURA ... E PERGUNTARIA SE ELES REALMENTE IRIAM CONTINUAR ENXERGANDO OU MESMO SE NA PRÓXIMA ENCARNAÇÃO ESTA CEGUEIRA VOLTARIA. ACREDITO QUE DEVEMOS TER FÉ, E SE ASSIM ACONTECER VIRÃO AS CURAS. DEVEMOS ELEVAR PENSAMENTOS DE GRATIDÃO E SE FOI PEDIDO SILÊNCIO, É MOSTRAR QUE A OBEDIÊNCIA SERIA UMA FORMA DE ATENDER O QUE FOI PEDIDO. JESUS, SABIA QUE SUA MISSÃO ERA ENSINAR, NAS CURAS É O MOMENTO DE MOSTRAR NÃO OS EFEITOS E SIM A REALIDADE QUE EXISTEM FORÇAS PODEROSAS AGINDO E UM MUNDO DIFERENTE A SER SEGUIDO NOS ENSINAMENTOS DE JESUS. QUERER SER CURADO, E NÃO ORAR, LER OU SEGUIR OS EVANGELHOS, É O MESMO QUE DEIXAR DE SEGUIR JESUS E SER OBEDIENTE AOS SEUS PEDIDOS ... OUTROS, PODERIAM DIZER QUE JESUS NÃO QUERIA CHAMAR A ATENÇÃO SOBRE SI, POIS A MISSÃO TINHA QUE SER REALIZADA DENTRO DESTE TEMPO A ELE PERMITIDO. ASSIM COMO MARIA, NAS BODAS DE CANÁ, VAMOS OUVIR O QUE MARIA PEDIU - FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER ... - GNA

Comentário
Santo Ambrósio, nascido na Itália no ano de 340, foi bispo de Milão e pastor autêntico. Em seu tempo enfrentou o paganismo, o arianismo e a desagregação da sociedade. Foi sempre solícito com os pobres e os oprimidos, enfrentando as forças da sociedade para defendê-los. Chegou a vender os vasos sagrados para libertar os escravos. Suas ideias eram claras e firmes, mas também era muito amável e bondoso. Foi verdadeiro mestre da vida e da evangelização.

Oração
Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

SANTO  DO  DIA  -  São João Damasceno

Lembramos São João Damasceno,

 um santo Padre e Doutor da Igreja 

de Cristo. Nasceu em 675, em 

Damasco (Síria) num período em 

que o Cristianismo tinha uma certa 

liberdade, tanto assim que o pai de 

João era muito cristão e amigo dos 

Sarracenos, os quais, naquela época, eram senhores do país. Essa estima 

estendia-se também ao filho. Os raros talentos e merecimentos deste 

levaram o Califa a distingui-lo com a sua confiança e nomeá-lo prefeito

 (mansur) de Damasco.

João Damasceno, ainda jovem e ajudante, gozava de muitos

 privilégios financeiros do pai, mas ao crescer no amor ao Cristo 

pobre, deu atenção à Palavra que mostra a dificuldade dos ricos

 (apegados) para entrarem no Reino dos Céus. Assim, num impulso

 para a santidade, renunciou a todos os bens e os deu aos pobres. 

Preferiu São João uma vida de maus tratos ao se entregar às “delícias

 venenosas” do pecado.

Retirou-se para um convento de São Sabas, perto de Jerusalém, 

e passou a viver na humildade, caridade e alegria. Escreveu 

inúmeras obras tratando de vários assuntos sobre teologia, 

dogmática, apologética e outros campos que fizeram de São 

João digno do título de Doutor da Igreja. Com escritos, defendeu 

principalmente a Igreja contra os iconoclastas, que condenavam 

o uso de imagens nas Igrejas.

Certa vez, os hereges prenderam São João e cortaram-lhe a mão 

direita a fim de não mais escrever, mas, por intervenção de Nossa 

Senhora, foi curado. Seu amor a Mãe de Jesus foi tão concreto, 

que foi São João quem tornou presente a doutrina sobre a Imaculada 

Conceição, Maternidade divina, Virgindade perpétua e Assunção de 

corpo e alma de Maria. Este filho predileto da Mãe faleceu em 749, 

quase centenário.

Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII em 1890.

São João Damasceno, rogai por nós!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário