domingo, 6 de outubro de 2019

PORTAL - GNA - LUCAS - 17, 7 - 10 - EVANGELHO DO DIA 06 DE OUTUBRO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA


PRIMEIRA LEITURA
(HAB 1,2-3;2,2-4)
Leitura da Profecia de Habacuc:
2 Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres?
3 Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia.
2,2 Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3 A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. 4 Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

GNA -  PROFECIA DA HABACUC PARA O FINAL DOS TEMPOS ... A JUSTIÇA DIVINA VIRÁ.

EVANGELHO
(LUCAS - 17, 7 - 10
Resultado de imagem para SERVIR A DEUS - SERVOS INUTEIS - IMAGEM





Naquele tempo, 5 os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
6 O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. ( JESUS, O CRISTO, DISSE A ELES QUE É PRECISO TER FÉ, E O EXEMPLO FOI DETERMINANTE PARA REALIZAR O IMPOSSÍVEL NO POSSÍVEL, QUERENDO DIZER PARA ELES PARA FAZER E REALIZAR ... EM TUDO QUE DE BOM FOR PENSADO, A FÉ DETERMINARÁ O RESULTADO ESPERADO) 7 Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ (O CRISTO JESUS MOSTROU A POSIÇÃO DE VER, OBJETIVAR E REALIZAR O QUE QUE DEVE SER REALIZADO, E ASSIM, O PODER MAIOR SERÁ AQUELE QUE DEVE SER NA ORDEM NATURAL DAS COISAS)
8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’( JESUS APRESENTOU A RESPOSTA, QUE SE BASEIA NA LEI NATURAL DOS FATOS ... A REALIDADE HUMANA, E TENTAVA MOSTRAR A ELES A REALIDADE DIVINA TAMBÉM QUE DEVERIA SEGUIR NO MESMO OBJETIVO)  9 Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? ( FAZER O CERTO É REALIZAR COMO ROTINA. FAZER O CERTO NÃO É PARA AGRADECER E SIM UMA UMA NORMA ROTINEIRA, COMO ANDAR, BEBER, RESPIRAR ... FAZER O CERTO DEVERIA SER NATURAL EM CADA SER DE DEUS)
10 Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. (SIM SOMOS INÚTEIS, POIS AINDA FAZEMOS O QUE NOS PEDEM PARA FAZERMOS, E DEIXAREMOS DE SERMOS INÚTEIS, QUANDO FIZERMOS SEM SER PEDIDO A NÓS, POIS TERIA QUE SER AUTOMÁTICO, NATURAL ... SERÁ QUE CONSEGUI EXPLICAR. REALIZAR O QUE DEUS NOS PEDE E CUMPRIR O QUE DEVE SER CUMPRIDO, É O SENTIDO DE NÃO SERMOS INÚTEIS DIANTE DE DEUS.)

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

GNA  -    SIM, SOMOS SERVOS INÚTEIS, POIS FAZEMOS TUDO QUE NOS MANDARAM FAZER ... QUANDO REALIZAMOS E JUSTIFICAMOS O QUE FAZEMOS, A INUTILIDADE TERMINA E COMEÇA A REALIDADE DO QUE REALMENTE DEVERÍAMOS SER ... 
ATÉ MARIA, A MÃE DE JESUS, DISSE AO ANJO, SOU UMA SERVA DO SENHOR, QUE QUER DIZER, EU SIRVO AO SENHOR , QUE É O CRISTO. QUANDO REALIZOU SUA MISSÃO, E AFIRMOU SUA CONDIÇÃO NA REALIDADE, SE TORNOU A TÃO PODEROSA, QUE INCLUSIVE FOI-LHE OUTORGADA O TÍTULO, DE MÃE DO FILHO DE DEUS ... 
“E então Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão Bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é Santo!” (Lc 1,46-49).
ASSIM, SOMOS, DE SERVOS INÚTEIS ATÉ ENCONTRAR O VERDADEIRO SENTIDO DE SERMOS FILHOS DE DEUS.


Resultado de imagem para SERVIR A DEUS - SERVOS INUTEIS - IMAGEM




Catequese Bíblico-Missionária
Diante da violência social e da soberba dos poderosos, nossa fé pode entrar em crise e podemos até perder a esperança. Na Primeira Leitura, vemos essa situação nas palavras do profeta Habacuc.
Habacuc viveu numa época marcada pela violência e opressão dos reis de Judá. Os desmandos da elite governante estavam lançando o país num caos social. A lei não era obedecida pelos poderosos, que distorciam o direito em proveito próprio. A injustiça causava desigualdades, violência e morte. Diante dessa situação o profeta grita a Deus: “Por que me fazes ver o crime e contemplar a injustiça? Por isso, a lei perde força e o direito nunca aparece” (Hab 1,3-4). O profeta espera uma resposta satisfatória da parte de Deus.
Mas a resposta de Deus surpreende o profeta e a todos nós. Deus não age dentro dos tempos e das esperas humanas. Deus entra em ação no tempo devido. Importa que o justo mantenha a fidelidade diante das injustiças. O justo não pode perder a esperança, devido à fraqueza de sua fé. “O justo viverá pela fé” (Hb 2,4). Mas, como manter a fé diante das dificuldades da vida?
Esse é o pedido dos discípulos a Jesus: “Senhor, aumenta-nos a fé!” Na sua caminhada para Jerusalém, Jesus continua seus ensinamentos. Eram frases soltas que, posteriormente, foram reunidas pelo evangelista. Eram os ensinamentos necessários para as dificuldades que as Comunidades estavam enfrentando na época de Lucas. Jesus fala primeiro do poder da fé.
Na parábola do grão de mostarda (Lc 17,6), ele diz que nossa fé é ainda muito pequena, incapaz de tirar uma árvore do lugar. Na parábola do empregado que volta do campo (Lc 17,7-8), Jesus ensina que a melhor maneira de superar uma crise de fé é aumentar a fé. Viver a vida de fé significa continuar realizando os trabalhos de evangelização com toda confiança, mas com a consciência de ser um servo comum, sem ter feito nada de extraordinário. Nossos trabalhos são importantes e úteis. Mas nós, trabalhadores na vinha do Senhor, somos servos passageiros, “servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17,10). Um dia, outros nos substituirão.

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters

Oração
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário