— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30”Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34 Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35 Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DE JOÃO EVANGELISTA
UM PEQUENO TEXTO DE JOÃO, E AQUI DEFINE TUDO QUE PRECISAMOS ENTENDER. JESUS FOI TENTADO PELOS VALORES HUMANOS, E QUE PRECISARIA REALIZAR OS SINAIS QUE PROVASSE QUE ELE ERA O ENVIADO DO PAI. JESUS ENTRE ELES, REALIZOU CURAS E MILAGRES, E A MULTIDÃO QUERIA SABER DE OUTROS SINAIS, SINAIS IGUAIS, QUE ACONTECERAM NA ÉPOCA DO EXÍLIO, NO EGITO E NO DESERTO. JESUS APENAS DISSE, QUE O MANÁ DO DESERTO NÃO FOI MOISÉS QUE LHES DEU, E SIM O PAI DO CÉU, E EIS AQUI, O MAIOR MILAGRE, O MAIOR PRESENTE QUE O PAI PODERIA DAR A ELES ... ESTE PÃO ESTÁ DIANTE DE VÓS, E QUEM O COMER, JAMAIS SENTIRÁ FOME, POIS ELE REPRESENTA A VIDA PARA OS FILHOS DO MUNDO. JESUS, FALAVA DO ALIMENTO ESPIRITUAL QUE REPRESENTAVA, DIANTE DOS POVOS E NAÇÕES DO MUNDO. JESUS É O PÃO QUE DESCEU DO CÉU, E SEUS EVANGELHOS E ENSINAMENTOS, MATA A FOME DO ESPÍRITO, E AS SUAS PALAVRAS MATA A SEDE ETERNAMENTE. POR ISTO, JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA .
LEMBREMOS QUE SEU CORPO FOI OFERECIDO NAQUELE DIA QUE ELES REALIZAVAM A PÁSCOA, O DIA DA SANTA CEIA, JESUS OFERECEU O PÃO E O VINHO. ESTE MESMO CORPO FÍSICO E SEU ESPÍRITO FOI ENTREGUE AO PAI, E AQUI AS INJUSTIÇAS HUMANAS ...
Comentário
A fé cristã é na pessoa de Jesus e nos convida para um novo êxodo. Quando queremos apenas os benefícios que pode nos dar, ainda não estamos vivendo a fé. É preciso caminhar com Ele e praticar o que nos ensina no Evangelho. São claras suas palavras: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. Vivamos, pois, com sinceridade nossa fé, amando o Cristo e seu Evangelho.
Oração
Ó Deus, que abris as portas do reino dos céus aos que renasceram pela água e pelo Espírito Santo, aumentai em vossos filhos e filhas a graça que lhes destes para que, purificados de todo pecado, obtenham os bens que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA - SANTA INES MONTEPULCIANO
A santa de hoje nasceu no centro da Itália, em Montepulciano, no ano de 1274. Sua família tinha muitas posses, mas possuía também o essencial para uma vida familiar feliz: o amor a Jesus Cristo.
Muito jovem, sentiu o chamado a consagrar-se totalmente ao Senhor, ingressando na família Dominicana. Uma mulher de penitência, oração, recolhimento e busca da vontade de Deus, que a fez galgar altos degraus na vida mística.
Próximo do lugar em que ela vivia, havia uma casa de prostituição, e Inês se compadecia dessas mulheres, e ofereceu penitências e orações por elas. Aquele lugar de pecado virou lugar de oração, e muitas daquelas se converteram, e algumas até entraram para a vida religiosa. Um grande milagre de Santa Inês ainda em vida.
Morreu com 43 anos de idade, e seu último conselho às suas irmãs foi: “Minhas filhas, amai-vos umas às outras, porque a caridade é o sinal dos filhos de Deus!”.
Santa Inês de Montepulciano, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário