PORTAL - GNA - ESPIRITUALIDADE - EVANGELHO E SANTO DO DIA - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA
EVANGELHO
(MT 9,14-17)
(MT 9,14-17)
PRIMEIRA LEITURA
(AM 9,11-15)
(AM 9,11-15)
Leitura da Profecia de Amós.
Assim diz o Senhor: 11 Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12 deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.
13 Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14 Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15 Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
GNA: COMO PODEMOS TESTEMUNHAR E ENTENDER, SER CONTRA, FALAR CONTRA OU AMALDIÇOAR ISRAEL, VAI CONTRA OS PROPÓSITOS DIVINOS ... DEUS SEMPRE ESTEVE AO LADO DE ISRAEL, MESMO DIANTE DOS TEMPOS QUE ISRAEL VIROU SEUS OLHOS CONTRA DEUS E O SEU ENVIADO (JESUS).
EVANGELHO
(MT 9,14-17
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15 Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.
16 Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17 Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MATEUS - 040720
Era costume naquela época do tradicional jejum ... e os que caminhavam com Jesus, não realizava esta prática. Jesus foi questionado pelos simpatizantes de seu primo João Batista. Os discípulos de João e os Fariseus praticavam o jejum, e o Mestre apenas se colocou na posição que o mais importante é realizar a missão em nome do Reino futuro, e trabalhar com saúde para as caminhadas cansativas, e só faltou Jesus lhes dizerem que não há tempo a perder, que em pouco tempo Ele teria que partir, porque seria tirado do meio deles, e quando isso acontecer, eles jejuarão.
Nada pode impedir a presença de Jesus, assim explicou que os amigos não podem estar de luto enquanto estiver com eles, e citou a presença do noivo, pois sabemos que Jesus é o noivo, e muitos evangelhos e passagens dos evangelhos atestam esta verdade. Nada de colocar vinho novo em recipientes usados, pois sabemos que pode estragar o vinho novo, inclusive azedá-lo. Jesus, é este vinho novo, e nossa alma deve estar preparada para recebê - lo, limpa. Aqui o exemplo do bom vinho. Os dois se conservam, nossa alma limpa e Jesus ali fará presença ...
Jesus, ensinou que devemos aproveitar a Sua presença, e viver diante de Sua missão Sagrada, e seria como dizer, não parem para nada, pois este jejum é deixar de fazer, é deixar de realizar esta missão. Hoje, Jesus não está conosco fisicamente, e se acontecer de fazermos algum tipo de jejum, que este este não seja sem Jesus ... não podemos abdicar de Sua presença em nossas vidas. Quem perde esta sintonia abre portas para novas emoções, e jamais iremos trocar o Sagrado que vive conosco por aventuras que nos levaria ao caos espiritual ... Jesus deve existir sempre em nossas vidas.
Comentário
Ao celebrarmos Santa Maria Goretti, que morreu assassinada de modo brutal porque defendeu sua dignidade de mulher, devemos olhar com mais atenção e profundidade os valores fundamentais da vida. Valor não se relativiza, nem se vende. Santa Maria Goretti nos faz enxergar além daquilo que o mundo se nos apresenta. Ela nos faz compreender que a vida é dom e por isso não pode ser ferida ou maltratada. Como vivemos nossa dignidade humana?
Oração
Ó Deus, fonte de inocência e pureza que ornastes Maria Goretti, ainda adolescente, com a graça do martírio e a coroastes no combate pela virgindade, dai-nos, por sua intercessão, guardar sempre os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Santa Isabel
Nasceu na Espanha no ano
de 1270. Pertencia à família
real de Aragão, que lhe
concedeu uma ótima formação
cristã. Foi entregue em
casamento ao rei Diniz,
rei de Portugal, com
apenas 12 anos de idade, e já dava testemunho de uma esposa
cristã, uma mulher de oração e centrada na Eucaristia, e ajudou
a propagar a grande devoção à Nossa Senhora da Conceição.
Aos 20 anos, teve seu filho Afonso IV, que viveu muitos conflitos
com o pai.
Isabel era mulher de caridade e reconciliadora, vivendo isso bem
a partir de sua família. Era rainha, mas nunca esqueceu que
também era irmã dos mais necessitados. Uma de suas últimas
obras de caridade, talvez, tenha sido cuidar do seu próprio
esposo. Dom Diniz, que tanto a fez sofrer, agora precisava dos
cuidados de Isabel, que se dispôs, quis cuidar dele. Ele ficou
doente em 1324 e faleceu no ano seguinte. Então, Isabel deixou
a sua condição de viver no palácio como rainha e recebeu o
hábito como franciscana, clarissa.
Em 1336, saiu de Coimbra e foi ao encontro de seu filho, devido a
um novo conflito familiar. Mesmo com 66 anos e enferma, conseguiu
chegar. Foi acolhida e ouvida por seu filho. Ali ela faleceu, mas foi
enterrada em Coimbra, como era seu desejo. Está enterrada em uma
Igreja dedicado a ela.
Santa Isabel, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário