domingo, 8 de setembro de 2019

PORTAL - GNA - 12525 - LUCAS - 14, 25 - 33 - EVANGELHO DO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA

EVANGELHO
(LC 14,25-33)
Resultado de imagem para PEGUE SUA CRUZ E SIGA-ME - JESUIS



Naquele tempo, 25 grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30 ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 
31 Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para PEGUE SUA CRUZ E SIGA-ME - JESUIS




ANÁLISE DO GNA - 08 SETEMBRO DE 2019

Este Evangelho é muito simples, e nem seria necessário tentar explicá-lo ... o pensamento nos leva apenas a uma única reflexão, que nos torna buscadores do que queremos aceitar e acreditar nesta estadia provisória aqui na Terra. Quem é religioso, aceita e acredita na vida após a vida, e que existe um outro modelo de mundo que todos teriam que viver, se limitam ao sentido do que fazer quando o momento da morte chegar.
Temos que carregar nossas cruzes, e cada pessoa em seu estágio de evolução faz na sua necessidade de melhorar aquilo que ainda lhe falta ... muitas vidas, reencarnações e está chegando aquele famoso momento, o qual, pelos sinais já notamos que as profecias dos tempos finais se confirma. 

A OBRA DE DEUS, NÃO É UMA OBRA INACABADA. (Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30 ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’) - IREMOS A PARTIR DE HOJE, COMEÇAR UMA NOVA OBRA EM NOSSAS VIDAS, NÃO ABANDONAR OS ENSINAMENTOS DE JESUS E A ELE PROPRIAMENTE DIZENDO, E JAMAIS IREMOS PARALISAR ESTA OBRA DE SALVAÇÃO.

Jesus. aqui deixa claro, ao dizer - Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Observe autoridade  de Jesus em dizer essas palavras. Jesus ao dizer isto, apenas disse, siga meus ensinamentos.

TEMOS QUE SABER DAS NOSSAS LIMITAÇÕES, ASSIM JESUS AFIRMOU AO DIZER Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.

Renunciar a tudo que tem, o que jesus tentou nos dizer (Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”)  ... os tolos pensarão que é deixar casa, bens, famílias, riquezas para trás, quando na verdade, Jesus apenas quis dizer deixar tudo que tens que te aprisiona a buscar o reino de Deus, de chegar a mim, não ter tempo para escutar e divulgar meus ensinamentos  ... assim, devemos renunciar sim, se seu carro, sua casa, sua família e seus bens, estão atrapalhando sua vida espiritual. Largue tudo, assim como figuradamente arranca teus olhos, corta sua mão, se ela te faz pecar. Mais claro é impossível.

NÃO PRECISO DIZER QUE ESTE EVANGELHO TÃO SIMPLES, É APENAS NOS CONVIDAR AO COMPROMISSO COM AS COISAS SAGRADAS, E NESTE ASPECTO, DEVEMOS CULTUAR E AGRADECER A TODOS QUE NOS ENSINAM E NOS LEVAM PARA A PRESENÇA DE JESUS. QUANDO AO COMUNGARMOS, SEJA NAS IGREJAS, MOSTRAMOS O MATERIAL QUE O PÃO E O VINHO SENDO CORPORIFICADO ESPIRITUALMENTE COM A PRESENÇA DE JESUS, E ASSIM, FICA A IMAGEM, O SENTIDO E A MENSAGEM QUE JESUS ESTÁ CONOSCO, E JAMAIS SERÁ ESQUECIDO. TODOS NÓS, INCLUSIVE EM NOSSAS CASAS, PODERMOS ABENÇOAR O PÃO E O VINHO, E NUM GESTO DE AFEIÇÃO, REALIZAR ESTE ATO, COMO JESUS PEDIU NAQUELE DIA - FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.


Catequese Bíblico-Missionária
O Evangelho de hoje insiste no seguimento. Seguir Jesus requer opções radicais, sustentadas por uma sabedoria de vida. A Primeira Leitura, do livro da Sabedoria, nos diz que a sabedoria capaz de conhecer a vontade de Deus e de compreender todas as coisas é fruto do Espírito Santo. É essa sabedoria divina que nos coloca no seguimento de Jesus.
No Evangelho, Jesus ensina que entrar no seguimento é dar continuidade ao projeto do Reino. Seguir Jesus exige rupturas radicais e uma nova maneira de viver e de conviver. Para tanto, a pessoa deve refletir bem no que está assumindo. O seguimento deve ser planejado, semelhante a alguém que planeja construir uma torre, ou mesmo um rei que sai para guerrear contra seu adversário. Caso tal empreendimento não seja bem planejado e a construção não atinja seu objetivo, o construtor cairá no ridículo. O mesmo vale para o rei que se prepara para a guerra. Assim acontecerá com quem entrar no seguimento de Jesus. Se não conseguir chegar ao seu objetivo e desistir por medo, ganância ou covardia, ele se tornará objeto de gozação para todos. Seguir Jesus exige autoconhecimento, uma visão das relações e uma vontade generosa de renunciar.
Essa era a situação de Filêmon, o destinatário da carta da Segunda Leitura. Ele tinha um escravo, chamado Onésimo, que fugiu roubando alguns pertences de Filêmon. Onésimo foi preso e ficou na mesma prisão que Paulo. Lá se converteu e entrou no seguimento de Jesus. Agora a polícia devolve Onésimo a seu patrão Filêmon. Junto vai o bilhete escrito por Paulo.
Nesse bilhete, Paulo pede que Filêmon receba Onésimo não mais como um escravo fugitivo e ladrão, mas como um irmão na fé, criando assim uma nova relação de fraternidade e de amizade entre os dois. Situação difícil para Filêmon já que a lei permitia a ele castigar Onésimo, podendo até mandar crucificá-lo. Mas as palavras de Paulo lembram a Filêmon que o seguimento de Jesus exige atitudes novas nas relações entre senhores e escravos. Pelo batismo, Filêmon e Onésimo são agora irmãos na fé e no Espírito. Seguir Jesus exige atitudes radicais.

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters

Oração
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário