domingo, 15 de setembro de 2019

PORTAL - GNA - 12557 - LUCAS - 15, 1 - 10 - EVANGELHO DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA


EVANGELHO
(LC 15,1-10 )
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’
7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. 11E Jesus continuou.
“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.




Resultado de imagem para a ovelha perdida
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor. 


Resultado de imagem para a ovelha perdida

Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4 “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6 e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
8 E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9 Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10 Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO PELO EVANGELISTA LUCAS - 15 09 19


Jesus, quando vivia entre eles, muitas vezes era questionado,  e alguns publicanos, pecadores se dirigiram até o Mestre para poder escutá-lo, porém os Fariseus e os mestres da lei, criticavam Jesus, pois vivia entre os pecadores ...
Assim aconteceu, e eles não entendiam a razão de Jesus proceder daquela maneira. O Texto de Lucas, a posição de Jesus tão bem explicada com exemplos é de fácil entendimento, e será que poderemos entender melhor diante de realizar uma obra de salvação, e para isto se justifique conviver com pessoas problemáticas, pecadoras e destituídas de fé e de conceitos espirituais. Se ficarmos atentos ao texto, logo no princípio poderemos ler que os pecadores, Publicanos, Fariseus foram escutar Jesus, e não diz que Jesus tenha ido até eles ... nós, como eles, devemos buscar aonde estiver pessoas que possam nos ensinar o que não sabemos ou entendemos ... Jesus, sempre falou para todos e mesmo provocado, sempre ensinou contando em suas historinhas, modelos interpretativos para um melhor entendimento. Aqui, neste conselho, o Pastor é Jesus, e a ovelha perdida pode ser cada um de nós ... lembrem-se, o que foi profetizado, quando Jesus afirmou que atrairia todos a Ele. Jesus, no dois exemplos, da ovelha perdida ou da moeda perdida, fala de encontrar o que estiver perdido ... será que o exemplo de Jesus poderá ser uma referência para fazermos o mesmo ... será que este Evangelho do Reino, esta tocando ou mostrando para todos que Jesus está nos falando e precisamos irmos até Ele ou ao Seu Evangelho de salvação ... 
Lembraremos que haverá alegrias dos anjos pela salvação de um pecador que se converte. Lembre-se que o Céu nunca foi um lugar e sim uma condição elevada de um ser existir em plenitude com os que se define a seguir e viver os ensinamentos de Jesus ... existem planos, moradas diversas que Jesus definiu que quando deixassem este mundo físico, prepararia essas moradas para exatamente  ficarmos esperando pelo grande dia em que o Céu Divino, fosse definido de acordo com a nossa evolução ... apenas agora, nos cabe entender que habitamos depois da morte do corpo, moradas espirituais. Quando o tempo final ficar definido, será uma nova Terra em novo Céu, e ainda viveremos com Cristo por mil anos ... os que aqui não ficarem, serão definidos nos que deverão retornar aos seus mundos de origens, mundos de exílios e outros para serem missionários aonde se fizer necessário ...

Vamos agora lembrar, que ainda haverá um pequeno tempo, pois até uma ovelha perdida teria seu tempo físico de vida, e assim se a morte dela chegar, e o pastor não a encontrar, poderemos entender que ficou perdida para sempre ... quem estiver com Jesus, jamais será uma ovelha perdida.

LUCAS - 11 - 32 - Aqui, na continuação deste texto, podemos antever nas entrelinhas desta parábola, que foi mostrado um Pai, e este representa Deus, o Pai do Céu. e também a realidade do mundo, representado na presença desses dois filhos. Assim, a vida dá seu testemunho e suas verdades, por que não dizer os ensinamentos necessários que passaremos a entender. O Pai destes dois filhos, mostrou o amor pelos dois, pelos empregados, que tratava com dignidade ... o filho rebelde, contra o costume da época, não poderia desejar nada, sua parte da herança, pois pela tradição daquela época, apenas o filho mais velho teria direito. Segunda observação, a herança neste caso, só poderia ser entregue após a morte do Pai, que estava ainda vivo. O amor deste Pai, mostrou que poderia desfazer desta parte deste seu bem material, para atender ao filho quer tanto amava, pois Deus do Céu, sabe que tudo que lhe pertence, pertence aos seus filhos ... fazer a vontade do filho, e permitir o livre arbítrio, que define o valor de permitir que cada um faça sua obra aqui na Terra ... e assim, podemos antever, que este filho caçula, escolheu o mundo, ao contrário do amor e da justiça que em sua casa teria ... sabia ele, e teve certeza desta verdade, quando o dinheiro acabou, e terminou a sua rebeldia, mas não seu livre arbítrio, pois em nome dele, agora pensou e fez o que deveria fazer ... será que a educação e o amor deste Pai, não pesou na hora desta complicada decisão ...
O Pai, recebeu o filho perdido, que foi encontrado, assim como a ovelha perdida ... igual aquela mulher que encontrou sua moedinha perdida ... Deus agradece quando isto acontece, pois Jesus, que é todo amor, sabe que é assim que o amor prevalece.
O irmão trabalhador, ainda pensou como humano, teve seu livre arbítrio e nele não estava naquele momento o amor ... em meu da festa, da alegria, e do pensar, ficou registrado uma das mais abençoadas parábolas de Jesus, pois falou do amor, falou do Pai e de tudo que faz pelos seus filhos ... quando olharmos para o tempo, para as vidas passadas, podemos antever momentos iguais para muitos, e sabemos que em nossos dias. muitos matam pelas heranças ... independente do que acontecesse para frente, quando o Pai morresse, o que estes dois irmãos fariam de suas vidas ... o certo, e que o que precisa neste texto ser entendido, é que o amor é a base de toda a felicidade e salvação ... Jesus, mais uma vez se superou na arte de mostrar o quanto é o Deus que nele vive, e sabemos que o Pai do amor, vive nele, e assim gostaria que vivesse em nós também ... somos deuses, disse Jesus, e quando o Pai fizer unidade conosco e nós com Ele, saberemos que DEUS vive Conosco.


Catequese Bíblico-Missionária
A mensagem central das leituras deste domingo é a misericórdia divina. A Primeira Leitura traz o diálogo entre Moisés e Deus. Diante da rebeldia do povo, Deus pensa em abandonar o povo de Israel e escolher um outro povo mais dócil. Moisés, então, com muita ousadia, intercede pelo povo e lembra a Deus o compromisso da Aliança que amarra Deus e o povo num único projeto de amor. Em nome desse amor, Deus deve perdoar e aceitar os limites humanos de seu povo. Deve ser compassivo e misericordioso diante dos pecados do povo. É o que nos lembra o apóstolo Paulo na carta a Timóteo. Paulo, ele mesmo, em seu processo pessoal de conversão, experimentou a misericórdia de Deus e descobriu que Deus, em seu amor, não quer condenar ninguém, mas enviou seu Filho com uma proposta de perdão e de reconciliação.
As três parábolas do capítulo 15 nos colocam no centro da mensagem salvadora de Jesus. As três aparecem num contexto de discussão com os fariseus a respeito da acolhida que Jesus fazia aos publicanos e pecadores. As duas primeiras parábolas abrem o caminho para a terceira. Ambas falam de perdas. Como a ovelha perdida, tem gente que se perde fora de casa ou da Comunidade. Como a moeda perdida, tem gente que se perde dentro de casa ou da Comunidade.
Mas a festa do reencontro do filho pródigo é igual para os dois casos. Quem experimenta a gratuidade do amor misericordioso de Deus quer partilhar sua alegria com os outros. Por isso, o pai na terceira parábola faz uma grande festa quando o filho mais novo retorna ao lar. Como a ovelha, o filho mais novo se perdeu fora de casa. O pai fica feliz por recuperá-lo são e salvo. Mas a alegria do reencontro fica ameaçada pela atitude do filho mais velho que não quer entrar na festa nem partilha da alegria do pai. Reclama que nunca teve um cabrito para fazer uma festa só dele com seus amigos. Ele pensa ter direito a uma alegria egoísta. Como a moeda perdida, o filho mais velho se perdeu dentro de casa.
O pai, com amor materno, vai buscá-lo para participar da festa. Jesus não diz se ele acolheu o pedido do pai. O que você acha: ele entrou ou não na festa? Você entraria?

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
Oração
Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário