terça-feira, 27 de agosto de 2019

PORTAL - GNA - 12483 - MATEUS - 23, 23 - 26 - EVANGELHO DO DIA 27 DE AGOSTO DE 2019 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


-  QUE CAIA CHUVAS DE BENÇÃOS, SOBRE O MUNDO  - JESUS


EVANGELHO 
(MT 23,23-26)



— O Senhor esteja convosco.

Resultado de imagem para JESUS E OS DOUTORES DA LEI IMAGENS
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus: 23 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24 Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26 Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ANÁLISE DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MATEUS - GNA

NAQUELES DIAS DIAS, AQUELES MOMENTOS IMORTALIZADOS NA HISTÓRIA, EM QUE JESUS DIANTE DOS MESTRES DA LEI E DOS  FARISEUS HIPÓCRITAS, FALOU PALAVRAS DURAS MAIS VERDADEIRAS. A LEI DELES, LEI QUE ERA VALORES DELES E PARA ELES, E AS LEIS DE DEUS, ERAM CÓSMICAS, E PERTENCIAM A TODOS, E NESTA LEI NÃO HAVIA PRIVILÉGIOS, NEM MAIORES E MENORES ...
JESUS FALOU QUE ELES PAGAVAM AO GOVERNO ROMANOS IMPOSTOS  NA FORMA DE DÍZIMO DA HORTELÃ, ERVA - DOCE, E DO COMINHO, E SE ESQUECIA DOS ENSINAMENTOS QUE SERIA OBRIGAÇÃO DELES AO FALAR E ENSINAR SOBRE A LEI DA JUSTIÇA, MISERICÓRDIA E FIDELIDADE.
HOJE NADA MUDOU, POIS OS NOSSOS SACERDOTES CONTINUAM FAZENDO COMÉRCIO DOS ENSINAMENTOS SAGRADOS, E VENDEM E COMERCIALIZAM TUDO, E A SALVAÇÃO DE ALMAS TEM UM PREÇO EM VALORES QUE AS TRAÇAS HAVERÃO E COMER, POIS COMO DISSE JESUS, O FILHO DO HOMEM NÃO TEM UM TRAVESSEIRO PARA ENCOSTAR A SUA CABEÇA ... DE GRAÇA RECEBESTE O QUE NÃO LHES PERTENCIAM E DE GRAÇA DEVERIAM REPARTIR. NÃO SE DEVE VENDER A PALAVRA DE DEUS, E JESUS DIANTE DO TEMPLO SAGRADO DOS JUDEUS AFIRMOU QUE ALI APENAS ERA UMA CASA DE ORAÇÃO ... E EM MUITAS OCASIÕES, JESUS FAZIA SUA REPROVAÇÃO SOBRE ESTE ASSUNTO. PAGUE AO GOVERNO O IMPOSTO, É JUSTO POIS É LEI DE TODOS E SERIA JUSTO QUE ELES ENSINA-SE PARA TODOS O QUE A LEI DE DEUS DETERMINAVA.
JESUS DISSE QUE ELES ERAM GUIAS CEGOS, E NÃO SERVE PARA NADA, POIS UM GUIA EGO O QUE SERVIRIA ... A ÚNICA COISA QUE ACONTECERIA É CAIR NOS BURACOS. COPOS E PRATOS LIMPOS POR FORA, PARA SE MOSTRAREM LIMPOS NA COMPARAÇÃO COM SEUS CORPOS, COM AQUELAS VESTIMENTAS COLORIDAS E TOTALMENTE SUJOS POR DENTRO. 
ASSIM, COMO ELES, OS DOS NOSSOS TEMPOS DEVERIAM LIMPAR POR DENTRO E POSSUIR CORPOS LIMPOS, POIS ASSIM ESTARIAM DIANTE DA JUSTIÇA, MISERICÓRDIA E FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS SAGRADOS ... E OBSERVEM QUE ISTO É VÁLIDO PARA TODOS ...
JESUS NOS CONVIDA  PUREZA ESPIRITUAL ...
Comentário


Santa Mônica deixou-nos grande exemplo de fé e de perseverança na oração. Sendo a mãe de Santo Agostinho, rezou durante quase trinta anos pela conversão de seu filho, que não tinha ideias e atitudes cristãs. Mas, Deus tem sua hora e seu momento. Depois de longo tempo de espera, Mônica viu Agostinho ser batizado e seu esforço de fé, recompensado. Ela morreu logo após o batismo de seu filho. Deus tem seus caminhos. Lembremo-nos hoje das mamães que se dedicam pelo bem de seus filhos e daquelas que sofrem com eles.


 SANTO DO DIA


SANTA MÔNICA27/08

Mônica nasceu em Tagaste, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência levando o conforto através das palavras de Deus.
Seu marido era um jovem pagão, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica encontrava o consolo nas orações e Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir o batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer.
Ela teve três filhos, Agostinho e Navígio e Perpétua, que se tornou religiosa. Porém, Agostinho, foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências. Certa vez, ela foi pedir os conselhos do Bispo, que a consolou dizendo: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".
As súplicas de Mônica foram finalmente ouvidas e seu filho, após anos de vida desregrada, converteu-se ao cristianismo, tornando-se um mestre em teologia. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas. Mas a mãe zelosa pouco conviveu com o filho convertido, pois no ano de 387 faleceu santamente.
O Papa Alexandre III confirmou o tradicional culto à Santa Mônica e a proclamou "padroeira das mães cristãs".

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 REFLEXÃO Santa Mônica continua rogando pelas mães e por seus filhos, pelas esposas e seus maridos e por todos os pobres pecadores que necessitam de conversão. A fórmula de Mônica para evitar as brigas em casa era a seguinte: “Quando meu marido está de mal humor, eu me esforço para estar de bom humor. Quando ele grita, eu me calo. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga, nós não brigamos". Milhares de mães e de esposas encomendaram-se em todos estes séculos a Santa Mônica, para que as ajude a converter a seus maridos e filhos, e conseguiram conversões admiráveis.
ORAÇÃO Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas, alcançastes de Deus a conversão de Vosso filho transviado, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que Vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho voltar ao bom caminho.


Oração
Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário