EVANGELHO
(MC 10,17-30)
(MC 10,17-30)
Naquele tempo, 17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18 Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. 20 Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.
21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”
27 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
28 Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
29 Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA - 14 10 18
GNA : O REINO DE DEUS É SABEDORIA, MUITO DIFERENTE DOS ESPERTOS OU DAS ESPERTEZAS DOS QUE SE LANÇAM A ELE COM SUAS IDÉIAS E PROPOSTAS. AS ÚNICAS PROPOSTAS ESTÃO NOS EVANGELHOS E NOS ENSINAMENTOS SAGRADOS QUE VEM DE DEUS, E A BÍBLIA SAGRADA MOSTRA QUE ACIMA DA VIDA DE CADA UM, EXISTE OS RESULTADOS ... SÃO TANTOS PRINCÍPIOS, E A SOMA DELES QUE IRÃO DETERMINAR RESULTADOS, POIS COMO ESTE JOVEM, DESTE TEXTO, QUE PRATICAVA OS MANDAMENTOS DESDE A SUA INFÂNCIA E SE PERMITIU QUE OS BENS MATERIAIS QUE JAMAIS LEVARIA PARA A OUTRA VIDA OU O REINO DE DE DEUS, NÃO QUIZ ABDICÁ - LO.
JESUS, NÃO FALAVA COM ELE DE DISPOR DE SUA FORTUNA, MAIS SABER ATRAVÉS DELA, COMPARTILHAR, POIS DESTA FORMA CHEGAREMOS AO QUE UM DIA JESUS PROFETIZOU QUE POR CAUSA DISSO O QUE MAIS TEM, MAIS LHE SERIA DADO E O QUE MENOS POSSUÍA, POR CAUSA DISSO PERDERIA O POUCO QUE TEM.
O QUE PODEREMOS ENTENDER DESTE JOVEM, E O QUE JESUS AFIRMOU A PRINCÍPIO DIFERENTE DESTAS VERDADES ... AQUI, DEVEM,OS TER SABEDORIA, PARA ENTENDIMENTO QUE O RICO TEM SUA RIQUEZA E ELA É CARMA PARA ELE, POIS TUDO EM NOSSAS VIDAS SERÁ MOTIVO DE PROVAS, COMO O DINHEIRO E AS RIQUEZAS ERA PARA ESTE JOVEM RICO. NO SEGUNDO CASO, O TER MAIS, POIS O QUE TEM NO DESEJO DE SER MAIS RICO VAI CONSEGUIR SUA RIQUEZA CADA VEZ MAIOR AQUI NESTA TERRA, E O USO DELA SERÁ POSTERIOR CARMA PARA ELE, POIS TODA A AÇÃO LEVA A UMA REAÇÃO. O QUE MENOS TEM, VEIO AO MUNDO ASSIM, SEM RIQUEZAS, E SUA CONDUTA, SUA VIDA É QUE VAI DETERMINAR SUAS AÇÕES, E A LÓGICA QUE O POUCO QUE TEM, APENAS DARIA PARA VIVER, E ASSIM A VIDA DIÁRIA LHE TIRARIA ESTA PEQUENA RIQUEZA, OU ESTE POUCO DINHEIRO, E SABEMOS QUEM TIRA O QUE TEM, FICA SEM NADA. NESTE CASO, NESTA AÇÃO TAMBÉM, SERÁ UM CARMA, E CADA AÇÃO NESTE SENTIDO TAMBÉM DE SER POBRE OU VIVER COM O POUCO, MOSTRARIA O SEU CAMINHAR, POIS QUANTOS SE LANÇAM AOS CRIMES PARA CONSEGUIR MELHORES RENDIMENTOS.
AO JESUS SER INDAGADO POR SEUS DISCÍPULOS, QUE LHE DISSE, QUE LARGARAM TUDO PARA SEGUI-LO, VEIO A RESPOSTA COMO DETERMINA NO TESTO QUE LARGAR, INCLUSIVE FAMÍLIAS, É APENAS NO SENTIDO QUE PARA SALVAR SUAS VIDAS PARA DEUS, SEGUI-LO ERA A CONDUTA DA CONQUISTA DO REINO DE DEUS PARA SUAS VIDAS ... SE LEVARMOS EM CONTA, ENTENDEMOS O QUE JESUS AFIRMOU, QUE DEVEMOS VIVER, E QUE ESTA VIDA JAMAIS ATRAPALHEM A BUSCA DO REINO DO PAI. QUANTOS EVANGELHOS, PUDEMOS CONSTATAR QUE SEUS DISCÍPULOS LANÇAVAM A REDE AO MAR, PESCAVAM, TRABALHAVAM E SEUS TRABALHOS NÃO IMPEDIA DE SEGUIR JESUS. JESUS COM MARTA E MARIA, JAMAIS IMPEDIU QUE O TRABALHO FOSSE IMPEDIDO, MAIS QUE NAQUELE MOMENTO, COMO OS QUE TEMOS OU TEREMOS, JESUS TEM SEU MOMENTO EM NOSSAS VIDAS.
SOFRER PERSEGUIÇÕES NESTA VIDA, COMO TAMBÉM GANHAR CEM VEZES MAIS NESTA VIDA. CASO FAÇAMOS O CERTO, SEGUINDO JESUS, A VIDA ETERNA ESTÁ DEFINIDA EM NOSSOS CAMINHOS FUTUROS.
Catequese Bíblico-Missionária
As leituras da celebração de hoje nos ensinam como buscar e viver a verdadeira Sabedoria. Na Primeira Leitura, a Sabedoria aparece como um dom gratuito de Deus, dada a todos que a pedem na oração e a buscam com um coração sincero. A verdadeira Sabedoria é que sustenta nossa vida. Para Jesus, essa Sabedoria é o Reino de Deus. Devemos nos empenhar na busca do Reino de Deus e da sua justiça. Esse era o desejo daquele homem que buscou Jesus, querendo “herdar a vida eterna”.
Para Jesus, essa vida eterna é o Reino de Deus e suas exigências. Ele ensina que devemos começar com a vivência dos mandamentos. Pode parecer um começo simples, mas não é fácil. Temos dificuldades em viver sem mentir, sem roubar, sem cometer adultério, sem falar mal dos outros. Mas aquele homem, cheio de confiança em si mesmo, disse que essa parte já estava resolvida. Ele já observava esses mandamentos desde que era jovem. Ele está querendo algo mais!
Jesus, então, “olhou para ele com amor”. O olhar amoroso de Jesus acolhe o desejo daquele homem e quer ajudá-lo a dar um salto em sua vida espiritual. Jesus diz que o Reino exige que a pessoa passe a viver no espírito da partilha: vai, vende tudo e dá aos pobres! Por não ter se libertado das amarras de suas propriedades, o homem é convidado por Jesus a entrar no seu seguimento. Mas essa proposta foi radical demais para ele. O homem foi embora “cheio de tristeza, porque tinha muitas propriedades”. Para Jesus, buscar o Reino exige um passo além da simples observação de leis, regras e mandamentos.
O Reino é como a Sabedoria: um dom gratuito e generoso da parte de Deus que exige de nós rupturas e partilha. É por isso que até hoje nós fugimos dessa proposta radical de Jesus e preferimos o progresso material e os bens deste mundo. Queremos Jesus, mas não queremos sua proposta de partilha e de igualdade.
E o que acontece com as pessoas que acreditam, acolhem e vivem a proposta de Jesus? São as pessoas que se empenham na construção da Comunidade cristã. Elas vivem a partilha e a doação. São pessoas que se dedicam aos trabalhos pastorais, vencendo os desafios colocados por uma sociedade egoísta, individualista e consumista. Os cristãos tinham tudo em comum e não havia necessitados entre eles. Com a força da Palavra viva de Deus, de que fala a Segunda Leitura, essas pessoas são sinais de que a proposta de Jesus é possível. Viver o Evangelho de Jesus é viver a verdadeira Sabedoria. É saber direcionar sua vida para o Reino.
Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters
Oração
ÓDeus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário