domingo, 28 de outubro de 2018

PORTAL - GNA - 11234 - MARCOS - 10, 46 - 52 - EVANGELHO DO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2018 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


PRIMEIRA LEITURA
(JR 31,7-9)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias - ANÁLISE DO GNA



Resultado de imagem para PROFETA JEREMIAS

Jeremias, é um dos nove personagens chamados "Profetas" encontrados na Tanaque que corresponde ao Antigo Testamento nas Bíblias Cristãs. O significado do seu nome é incerto, existindo várias interpretações: "Javé exalta/eleva", "Javé é sublime" ou "Javé abre/faz nascer", sendo mais usada a leitura "Javé exalta/eleva". Wikipédia
Nascimento655 a.C., Anatote
Nome completoJeremiah



7 Isto diz o Senhor:(FALA DO CRISTO PLANETÁRIO QUE ENCARNOU COM O NOME DE JESUS)  “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’.( SE ALEGREM POR JACÓ, O PRIMEIRO DOS PATRIARCAS, POIS JACÓ TEVE PELO SENHOR, O CRISTO, SEU NOME MODIFICADO PARA ISRAEL. ACLAMAI A PRIMEIRA NAÇÃO EM NOME DO SAGRADO, EM NOME DE DEUS. CANTAI E DIZEI, SENHOR, O CRISTO, SALVE O TEU POVO, POIS ISRAEL É O POVO DE DEUS, E O RESTO DE ISRAEL SERÁ SALVO, OU SEJA AQUELES QUE NO TEMPO DO FIM ACEITAREM JESUS, O CRISTO COMO O ENVIADO DE DEUS)
8 Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam.( O PROFETA JEREMIAS, AFIRMA QUE O CRISTO , O SENHOR, TRARÁ AQUELES QUE FORAM EXILADOS E ISTO ACONTECEU DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. DE TODOS OS PAÍSES, OS REMANESCENTES JUDEUS VOLTARAM PARA CASA)
9 Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.(QUE ALEGRIA MARAVILHOSA, O MUNDO E ELES VIRAM CHEGAR A SUA TERRA AMADA. ENTRE LAGRIMAS DE FELICIDADES, VOLTARAM PARA CASA, E AS LÁGRIMAS DE JESUS DIATE DO TEMPO SE CONFIRMOU QUE NESTA ÉPOCA VOLTARIAM PARA CASA RECONHECENDO AS PROFECIAS ... AS ÁGUAS BROTARAM, ISRAEL SERÁ ELEVADA COM FLORES, PLANTAS, ÁRVORES FRUTÍFERAS E O DESERTO FLORESCERÁ ... ALI, NÃO MAIS HAVERÁ TROPEÇOS, POIS NÃO MAIS DUVIDARÃO, E EU, JESUS, O SENHOR, O CRISTO PLANETÁRIO, ME TORNAREI UM PAI PARA ELES, PARA ISRAEL, O PAÍS E O POVO DE DEUS, E EFRAIM ERA O MEU PRIMEIRO, O AMADO POR JESUS NAQUELES DIAS EM QUE EFRAIM VIVIA. ESTA PROFECIA É UMA DAS LIN DAS DE TODAS, E QUANTAS VERDADES ELA DEFINE SOBRE O QUE FOI E O QUE É, E O QUE SERÁ ...)
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.



EVANGELHO 
(MC 10,46-52)
EM VERMELHO, ANALISE DO GNA - EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MARCOS - 28 10 18



Resultado de imagem para JESUS CURANDO BARTIMEU - O CEGO,


Naquele tempo, (TEMPO QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 46 Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.(JESUS SAIU DE JERICÓ, E ALI ESTA BARTIMEU,  QUE ERA UM MENDIGO E CEGO, E ESTAVA SENTADO A BEIRA DO CAMINHO) 47 Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”( BARTIMEU COM CERTEZA JÁ OUVIRA FALAR DE JESUS E O QUE FAZIA, ACREDITOU, TEVE FÉ NESTE QUE SEUS OLHOS NÃO CONSEGUIA VER MAIS SEU CORAÇÃO SIM) 
48 Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” ( MUITOS NÃO QUERIA QUE ELE CONTINUASSE A GRITAR PARA AMOLAR JESUS, E QUANDO MAIS O IMPEDIA, A SUA FÉ ERA TAMANHA QUE ELE GRITAVA CADA VEZ MAIS ALTO) 49 Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” - (JESUS, TEVE SUA MISERICÓRDIA E SABIA QUE ALI ESTAVA QUEM MERECIA SER ATENDIDO)
50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.(MAIS RÁPIDO QUE PODIA, LARGOU TUDO, JOGOU SEU MANTO, E FOI TER COM JESUS - OBS: SERÁ QUE HOJE JOGARÍAMOS O QUE TEMOS PARA SEGUIR JESUS, PRESTEM ATENÇÃO NESTE DETALHE) 51 Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” ( JESUS JÁ SABIA, MAIS QUERIA OUVIR DELE O QUE MAIS QUERIA . CASO TIVESSE DITO QUE QUERIA AGRADECER-LHE OU MESMO DART-LHE UM ABRAÇO, JESUS O QUE FARIA POR ELE. QUANDO JESUS PERGUNTA, É O MESMO QUE QUER DIZER PARA NÓS, FALE DO QUE PRECISAS E FALE DE SUAS FRAQUEZAS, SERÁ QUE DEU PARA ENTENDER ...)  52 Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.(FICOU CURADO, POIS A MISERICÓRDIA DO CRISTO JESUS MAIS UMA VEZ SE FEZ. BARTIMEU AGRADECIDO, SEGUIU JESUS, E ISTO QUER DIZER, FICOU GRATO E QUERIA FICAR ALI EM SUA COMPANHIA. SERÁ QUE NÓS QUE RECEBEMOS TANTO, MUITAS VEZES SEM MERECERMOS CONTINUAMOS AO LADO JESUS ?). — Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para JESUS CURANDO BARTIMEU - O CEGO,

Catequese Bíblico-Missionária
As leituras de hoje querem reforçar em nós a esperança. Na caminhada da vida não podemos perder a esperança, nem desanimar diante das dificuldades e dos desafios. Deus atende ao grito dos pobres. Não podemos parar de gritar, mesmo se as lágrimas do desânimo e do desespero estão caindo. É isso que nos diz, na Primeira Leitura, o profeta Jeremias.
Nossos gritos de angústia se transformam em gritos de alegria porque Deus acolhe nossas dores e nos promete a salvação. A presença de Deus, segundo Jeremias, se manifesta na acolhida aos excluídos e marginalizados, como os cegos e aleijados. Mas também nas pessoas que são portadoras de esperança, como a mulher grávida. Os pobres não perdem a esperança e, teimosamente, continuam a esperar um gesto salvador da parte de Deus. Essa mensagem é rezada no Salmo de Meditação. Esse salmo canta a alegria e a esperança do povo ao retornar do exílio. No caminho de volta superaram todas as dificuldades e venceram grandes desafios. Na procissão do retorno, o povo canta a fidelidade de Deus e a grandeza de seu nome.
Toda essa mistura de sentimentos de abandono e dor, de esperança e alegria, está presente no episódio narrado pelo Evangelho de hoje. É o último milagre de Jesus no Evangelho de Marcos. Bartimeu é o símbolo da exclusão. Ele é um mendigo cego, vivendo fora do caminho. Naquela época qualquer pessoa com algum defeito físico era excluída pela religião oficial. Mas Bartimeunãose entrega. Quando escuta que Jesus estápassando, ele grita forte, pedindo atenção e salvação. As pessoas que seguem Jesus cometem um grave pecado. Elas tentam abafar o grito do pobre quesuplica. MasBartimeu grita mais forte, e seu grito chega até Jesus. Jesus para e chama Bartimeu.
As pessoas, então, mudam de opinião; incentivam Bartimeu a entrar no caminho e chegar até Jesus. Mas ninguém entra no caminho de Jesus sem antes romper com suas seguranças pessoais. Ao responder ao chamado, Bartimeu “deixa de lado o seu manto”. Jesus pergunta: «O que você quer que eu faça por você?» Não basta gritar; tem que saber por que grita. Diante de Jesus, Bartimeu pede para ver de novo. Ele se torna o exemplo do verdadeiro discípulo porque rompe com suas seguranças, pede para recuperar a visão. Uma vez atendido, Bartimeu entra no seguimento de Jesus, em direção a Jerusalém. Jesus não disse: “Eu te curei”. Mas disse: “A tua fé te curou!”

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters

Oração
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário