Evangelho do Dia - EM VERMEHO A ANÁLISE DO EVANGELHO - GNA-JFA-MG. - 👇👇👇👍
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
5,1-12a
Naquele tempo, (ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE)
vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se.
Os discípulos aproximaram-se, (JESUS ERA A ATRAÇÃO DAQUELES QUE DESEJAVAM ESCUTÁ-LO, POIS JESUS LHES FALAVA DIRETAMENTE SOBRE AS VERDADES DO REINO DO PAI.)
e Jesus começou a ensiná-los: (JESUS ENSINAVA, POIS ERAM COMO OVELHAS SEM PASTORES.)
"Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.(POBREZA ESPIRITUAL, POIS NÃO CONHECIAM AS VERDADES DO REINO, E COMO PODERIAM SEREM PUNIDOS SE NÃO CONHECIAM AS VERDADES DO CÉU. JESUS DEU A ELES O DIRECIONAMENTO, SENDO O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. ERAM ESPÍRITOS POBRES, POIS NADA TINHAM ESPIRITUALMENTE PARA OFERECER A DEUS NO REINO ETERNO)
Bem-aventurados os aflitos,
porque serão consolados.(OS QUE ESTAVAM AFLITOS COM A VIDA DIÁRIA, COM OS PROBLEMAS, POIS OS EENSINAMENTOS DE JESUS TRAZJIAM A ELES O CONFORTO ESPIRITUAL, AS VERDADES DO REINO)
Bem-aventurados os mansos,
porque possuirão a terra.(JESUS DEPOIS DE APRESENTAR O LENITIVO PARA AS SUAS DORES E AFLIÇÕES, AFIRMOU QUE A MANSIDÃO, A ALMA DE PAZ, PERMITIRÃO DE POSSUIR A TERRA QUE LÁ NO PASSADO FOI PROMETIDO A ABRÃAO, POIS ELES POSSUIRÃO A NOVA TERRA. JESUS NESTE MOMENTO LEMBROU DESTA PROMESSA QUE ESPIRITUALMENTE COMO O CRISTO FEZ ESSA PROMESSA)
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados.(JUSTIÇA É A PALAVRA CHAVE E TÃO RARA NA VIDA DOS SERES HUMANOS, E TER SERDE É TER A OPORTUNIDADE DE SACIAR ESTA SEDE COM OS VALORES QUE JESUS SEMPRE ENSINOU)
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia, e verão a Deus. (MISERICÓRDIA É O QUE JESUS ENSINOU, E ASSIM DEVERMOS FAZER COM TODOS QUE CAMINHAM SOBRE A TERRA. QUEM NÃO TIVER MISERICÓRDIA, É UM SINAL QUE NÃO A TEREMOS EM NOSSAS VIDAS. QUEM TEM MISERICÓRDIA CONHECE O DEUS PRESENÇA, E ASSIM EM TODOS OS LUGARES ESTÁRÁ SEMPRE PRESENTE)
Bem-aventurados os que promovem a paz, pois serão chamados de filhos de Deus. (SEM A PAZ EM NOSSAS VIDAS, JAMAIS SEREMOS CHAMADOS DE FILHOS DE DEUS. DEUS É AMOR, E O AMAI-VOS UNS AOS OUTROS PRECISA QUE A PAZ ESTEJA SEMPRE PRESENTE)
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (AQUI VIVEMOS, E ESSA TAL LIBERDADE NOS PERMITE REALIZAR A GRANDE OBRA, E MUITOS PERSEGUEM OS QUE CAMINHAM NESTA VIDA, COMO TAMBÉM PERSEGUIMOS E SOMOS AGORA POERSEGUIDOS, POIS A VIDA PLENA É MOMENTOS DE EVOLUÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL. UM VEZ FOMOS PERSEGUIDOS E OUTRAS PERSEGUIDORES. AGORA, NESTES TEMPOS DEFINITIVOS E DEFINIDOS, É REVELADO QUE OS QUE SÃO PERSEGUIDOS, VIVEM EM DEUS, COM DEUS E DEVEM ACEITAR TUDO COM A CERTEZA QUE A PROMESSA DO REINO SAGRADO LHES PERTENCEM. SOMNOS TESTADOS NAS DOENÇAS, NAS POBREZAS E PERSEGUIÇÕES, MAIS DEVEMOS SER COMO JESUS QUANDO DISSE, EU VENCI O MUNDO)
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. (MUITOS UTILIZAM NOSSA FÉ, NOSSOS VALORES ESPIRITUAIS, CULPANDO A DEUS E TENTANDO NOS COLOCAR CONTRA O QUE SOMOS E ACREDITAMOS. JAMAIS PERCA SUA FÉ E SEU AMOR A DEUS E AOS ENSINAMENTOS DE JESUS. SOMOS E SEREMOS SEMPRE BEM AVENTURADOS POR MANTER A FÉ NOS VALORES ESPIRITUAIS QUE JESUS NOS ENSINOU).
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. (JESUS NO SERMÃO DO MONTE, NAS NOVE BEM AVENTURANÇAS, AFIRMOU QUE SERÁ GRANDE AS NOSSAS RECOMPENSAS, NÃO AQUI, E SIM NOS CÉUS, E ESTES REPRESENTAM LOCAIS E NAS MUITAS MORRADAS QUE JESUS RESERVOU PARA CADA UM DE NÓS, DE ACORDO COM O QUE AQUI TENHAMOS REALIZADO.)
- Pobres de espírito: deles é o Reino dos céus.
- Os que choram: serão consolados.
- Mansos: herdarão a terra.
- Fome e sede de justiça: serão fartos.
- Misericordiosos: alcançarão misericórdia.
- Puros de coração: verão a Deus.
- Pacificadores: serão chamados filhos de Deus.
- Perseguidos por causa da justiça: deles é o Reino dos céus.
- Os injuriados/perseguidos por causa de Jesus: (versículos 11-12), considerados por alguns como um desdobramento da oitava ou uma bem-aventurança distinta.
"Naquele tempo, Jesus vendo as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus...'"
- As Bem-Aventuranças: Jesus proclama a essência da nova lei, focada não na riqueza ou no poder terreno, mas na pobreza em espírito, mansidão, busca pela justiça, misericórdia e pureza de coração.
- O Novo Caminho: Jesus é apresentado como o novo Moisés, que sobe ao monte para ensinar a Nova Aliança.
- A promessa do Reino: A mensagem central é que os aflitos e perseguidos por causa de Jesus serão consolados e terão o Reino dos Céus.
- Primeira Leitura: Sofonias 2,3; 3,12-13
- Salmo: 145 (146)
- Segunda Leitura: 1 Coríntios 1, 26-31
- Evangelho: Mateus 5, 1-12a
- História: Uma das padroeiras da Irlanda, ao lado de São Patrício. Ela foi uma das primeiras freiras da Irlanda e fundadora de um importante mosteiro duplo (para homens e mulheres) em Kildare no século V.
- Vida: Conhecida pela sua caridade extrema, amor aos pobres e dons de cura. Ela é uma figura central na tradição celta-cristã.
- Tradição: É comum no dia de Santa Brígida confeccionar a "Cruz de Santa Brígida" com juncos, um símbolo de proteção.
- Santa Veridiana: Em alguns calendários franciscanos e locais, o dia 1º de fevereiro também é associado a Santa Veridiana, uma virgem reclusa que viveu perto de Florença, Itália, no século XIII, conhecida pela sua penitência e vida simples.

Nenhum comentário:
Postar um comentário