JESUS CRISTO É O ETERNO SENHOR - GNA-JFA-MG
🧡🧡🧡💛💛💛💛💙💙💙💙💢💢💥💫💫💫💫💫💫💫
O EVANGELHO DO DIA - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA
(MC 2,23-28)
(MC 2,23-28)
O Torá, na verdade, permite colher espigas no campo de outra pessoa (Dt 23:25). Neste Caso o roubo das espigas de milho jamais se configurou como um delito, e a lei não dizia q1ue não podia comer espigas no dia de sábado ... como vemos, uma lei estúpida criada por homens sem verdades e fundamentos espirituais.
Era costume naqueles dias, que todo o produtor deveria deixar um cesto da colheita, para que os necessitados pudessem se alimentar, e como isto não aconteceu, a ação dos famintos permitiu-lhe que os Discípulos de Jesus arranca-se as espigas no milharal.
Jesus e o Sábado - LEIAM E DESCUBRAM QUE EMBORA EXISTA A LEI, JESUS É QUEM SALVA, POIS É O CAMINHO, A VERDADE E A LEI ... QUEM VIVE A LEI E DESCONHECE JESUS, JAMAIS CONHECERÁ A LEI VERDADEIRA QUE É O CRISTO.
Os judeus que retornaram a Jerusalém após os 70 anos de exílio na Babilônia, sabiam muito bem que seu exílio havia sido uma punição por terem negligenciado as leis de Deus. Então, para evitar outro exílio, os líderes religiosos formularam uma legislação detalhada que iria protegê-los de jamais quebrar novamente as leis divinas. Tal legislação evoluiu com o passar do tempo, nos dias de Jesus, tinha se tornado uma lista de 39 proibições só na área da agricultura: Veja conforme estão registradas no Mishnah:
- Semear
- Arar
- Colher
- Agrupar feixes
- Debulhar
- Dispersar
- Catar
- Moer
- Peneirar
- Preparar massa
- Assar
- Tosquiar
- Lavar a lã
- Desembaraçar a lã
- Tingir a lã
- Fiar
- Tecer
- Dar dois nós
- Tecer dois fios
- Separar duas linhas
- Atar
- Desatar
- Coser
- Rasgar
- Caçar
- Abater
- Raspar o couro
- Curtir o couro
- Alisar o couro
- Demarcar o couro
- Cortar
- Escrever
- Apagar
- Construir
- Demolir
- Acender fogo
- Apagar ou diminuir o fogo
- Martelar
- Transportar algo desde um ambiente particular a um público
Por que foi admissível para Davi e seus companheiros comerem o pão sagrado, quando nos mandamentos de Deus somente o sacerdote deveria comê-lo? Aparentemente, foi permitido porque eles estavam famintos e comer o pão da proposição era sua única opção para satisfazer a fome. Em tal caso, a necessidade humana foi mais importante que a formalidade religiosa (a santidade do pão da proposição). De idêntica maneira, os discípulos de Jesus não estavam em falta porque eles também estavam em necessidade de alimento, e era lícito colher espigas de cereal num campo. O fato de estarem fazendo isto num sábado não fez qualquer diferença.
Enquanto isso possa ter sentido perfeito para você e para mim, deve ter enfurecido os fariseus. Para eles, as 39 proibições sabáticas tinham a mesma autoridade do Torá. Então, que direito tinha Jesus de anular a autoridade deles?
Ainda não satisfeitos, os líderes foram ampliando as proibições, chegando ao número absurdo de 612 proibições, os fariseus tornaram o sábado um fardo. Sob a lei farisaica, os judeus eram proibidos de por exemplo:
- Cuspir na grama no sábado porque, ao fazer isso, alguém poderia estar irrigando uma muda de grama.
- Cuspir no chão poderia fazer barro, o barro era para fazer tijolos
- Não podiam tomar banho
- Ou andar além do tiro de pedra
Não foi isso o que Deus planejou que o sábado fosse. Deus criou os humanos dotados com a necessidade do descanso e do rejuvenescimento espiritual. Ele criou o sábado para preencher essas necessidades. E Jesus disse “O sábado foi feito [literalmente em consideração a] por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Marcos 2:27.
Com essa simples declaração, Jesus diz muito sobre Si mesmo. Essa simples declaração, afirma que Ele é quem criou o sábado para nós. Com esta simples declaração, Ele afirma que somente Ele determina o que é permitido fazer no sábado. Isso foi uma dura repreensão para os fariseus, que estavam tentando impor suas próprias leis a respeito do sábado.
Sim, “Jesus é o Senhor do sábado”. Marcos 2:28 – Esta é a grande nova. Só Ele estabelece o propósito do sábado e Ele determinou que deveria ser uma bênção e uma alegria para os humanos e o povo de Deus sabia disso: “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao SÁBADO DELEITOSO, E O SANTO DIA DO SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
| Jesus Curou no Sábado |
2- Paralítico (João 5)
3- Homem possesso (Lucas 4:33)
4- A sogra de Pedro (Lucas 4:38)
5- O Homem com a Mão paralisada (Lucas 6:6)
6- A Mulher Curvada (Lucas 13:14)
7- Um Hidrópico (Lucas 14:2)
| Jesus Guardou ou Transgrediu o Sábado? |
- Lei não pode salvar, quem salva é JESUS (Atos 4:12)
- Jamais alguém foi, ou será salvo por guardar lei alguma
- A função da lei MOSTRAR QUE SOMOS PECADORES (Romanos 7:7) e que PRECISAMOS DE UM SALVADOR (Gálatas 3:24)
- Contexto: Jesus e seus discípulos passam por campos de trigo num sábado, e os discípulos começam a arrancar espigas para comer.
- Questionamento dos Fariseus: Os fariseus perguntam a Jesus: "Como fazem no sábado o que não é permitido?".
- Resposta de Jesus: Ele os lembra do que Davi fez quando teve fome, entrando na casa de Deus e comendo os pães da proposição, que só os sacerdotes podiam comer, e deu aos seus companheiros.
- A Lição: Jesus conclui dizendo: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Por isso, o Filho do Homem é senhor também do sábado".
- Prioridade do Amor e da Vida: Jesus ensina que a lei (o sábado) deve servir ao bem-estar do homem, e não o contrário, e que o amor e a necessidade vêm antes de uma observância rígida da regra.
- Nova Aliança: A presença de Jesus, o "noivo", traz uma nova alegria e vida, indicando que os velhos moldes da religião precisam ser adaptados à nova realidade da graça, como um vinho novo em odres novos.
https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2026/01/20.html
O Santo do Dia é uma resenha diária dos Santos guardados na memória da Igreja. Histórias de mestres da vida cristã de todos os tempos que como faróis luminosos orientam o nosso caminho.
S. Fabiano, papa e mártir
Em 14 anos de Pontificado, Fabiano manteve relações com os cristãos do Oriente e dividiu Roma em sete diaconias para a assistência dos pobres. Depois, começaram as perseguições de Décio: Fabiano foi preso e morreu em 250. Os cristãos o veneram como mártir na catacumba de São Calixto, na Via Ápia.
S. Sebastião, mártir
Natural de Milão, Sebastião foi um alto oficial do exército imperial. Diocleciano o estimava pelas suas qualidades, mas não suspeitava que fosse cristão. Por isso, foi condenado, sobrevivendo às flechadas, mas foi açoitado à morte. Ajudou os cristãos encarcerados e converteu militares e nobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário