Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18, 12-14
– Aleluia, Aleluia, Aleluia!
– Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá para salvar-nos!
– Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá para salvar-nos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
– Glória a Vós, Senhor
PRIMEIRA LEITURA
(IS 40,1-11)
(IS 40,1-11)
o Livro do Profeta Isaías.
1 Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2 Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.
3 Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. 4 Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5 a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.
6 Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7 seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8 Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9 Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10 eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11 Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”. — Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
GNA : ANÁLISE
Mais uma vez, em elevar-se diante de formas poéticas, é acalentar a definição que Isaías recebeu, testemunhou e testificou sobre a realidade do Povo Israelita, pois mencionou a sua culpa e dimensionou que pagou duas vezes mais esta culpa. O Deus de Israel, Deus da justiça, elevou suas mãos diante do tempo futuro e projetou o futuro desta Nação fantástica, que desde o princípio, desdes os flagelos destruidores, desde o tempo que perdeu sua identidade, sua terra, manteve-se como Nação, a exemplos de numerosos povos milenares que foram destruídos e conquistados ... Israel, existiu, existe e existirá gloriosamente, pois diante dos profetas, assim foi profetizado. Um texto maravilhoso e marcante.
EVANGELHO
(MT 18,12-14)
(MT 18,12-14)
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 12 Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
O que fazer com o que se perdeu? - Mt 18,12-14
“Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos.”
EM AMARELO - A ANÁLISE DESTE EVANGELHO PELO GNA
O EVANGELISTA MATEUS, DIANTE DOS OBJETIVOS DO CRISTO, MOSTRA UM SENTIDO DA BUSCA, DO EQUILÍBRIO E DA NECESSIDADE DO ENCONTRO DAS VERDADES, E QUANDO A ENCONTRAMOS, JAMAIS SEREMOS IGUAIS A ESTA OVELHINHA QUE SE PERDEU ... MÁS, O GRANDE SENTIDO DESTE ENSINAMENTO É PARA MOSTRAR AS IMPERFEIÇÕES HUMANAS, E QUANTAS OVELHAS SE DESGARRAM E SE AFASTAM DA UNIDADE DO PAI.
JESUS, SEMPRE QUE ESTE TEMPO PADRÃO AINDA EXISTIR, CLAMA PARA QUE A UNIDADE SE MANTENHA E QUE NENHUMA OVELHA SE PERCA. CADA OVELHA, É UM SER HUMANO, PRONTO A VENCER O MUNDO, E SE TORNAR PARTE DESTA GRANDE FAMÍLIA CÓSMICA. O PAI, ESTA IDENTIDADE QUE EMANA A SINTONIA DESTA UNIDADE, E AQUI FICA APENAS A MENSAGEM QUE NENHUM DESSES PEQUENOS SE PERCA. SOMOS PEQUENOS, NÃO EM SER PEQUENO NO TAMANHO E SIM NA MATURIDADE ESPIRITUAL. SER GRANDE NO REINO DIVINO, É PERTENCER A UNIDADE DIANTE DOS VALORES QUE JESUS SEMPRE NOS INDICOU.
O PAI QUER TODOS NO SEU REINO, E PARA ISSO ENVIOU O MESTRE AMADO, E COMO ESTE TEM PROCURADO PELAS OVELHAS PERDIDAS DE ISRAEL. ISRAEL, SIGNIFICA POVO DE DEUS.
Comentário
O olhar de Cristo é fecundo e gerador de vida. O Senhor preocupa-se com o menor de seu Reino: A ovelha desgarrada! Ele nos dá toda chance possível de sua misericórdia. Vai ao encontro do último ser humano, para oferecer-lhe a salvação. Ele é o Pastor verdadeiro, pois não quer que nenhum dos seus se perca. Todo coração inquieto e que o procura também o encontrará. Por que ficamos a buscar sentido para a vida no que é transitório e não buscamos o que permanece para sempre e nos traz vida e liberdade?
Oração
Deus, que manifestastes o vosso Salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário