EVANGELHO
(LC 10,25-37)
(LC 10,25-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 25 um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”
26 Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27 Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!”
28 Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
30 Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.
31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
33 Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.
E Jesus perguntou: 36 “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37 Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR LUCAS - GNA
NAQUELES DIAS EM QUE JESUS ALI ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE, MUITOS QUERIAM TESTAR E LEVAR VANTAGENS DIANTE DO QUE ACREDITAVAM SEREM SUPERIORES AO MESTRE ... ELES NÃO CONHECIAM O SENHOR, NÃO SABIAM DOS VALORES E DA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL DESTE QUE FOI ENVIADO A SER O DEUS CONOSCO - EMANUEL.
GNA - PESQUISA - CLICAR PARA LER SOBRE JESUS, O SENHOR ...
Emanuel - "Deus Conosco"
www.estudosdabiblia.net/a13_16.htm
Emanuel - "Deus Conosco" A razão de Jesus vir à terra não era exclusivamente o seu sacrifício na cruz! Deus prometeu em Isaías 7:14: "Eis que a virgem ...
JESUS,NESTE SEU EVANGELHO, DIANTE DESTE MESTRE DA LEI, EXPLICOU SOBRE O QUE FORA PERGUNTADO. ELE QUERIA SABER O QUE FAZER PARA RECEBER EM HERANÇA A VIDA ETERNA ... E PELO BELO TEXTO DE LUCAS, JESUS DEU A RESPOSTA ... O AMOR AO PRÓXIMO, SENDO MISERICORDIOSO, ESTE ATO TE LEVARÁ A RECEBER A HERANÇA DO REINO. SERÁ QUE NÓS AINDA COMO ELE, QUEREMOS MAIS DO QUE FOI REVELADO. A LEI DO AMOR É DETERMINADA NA MISERICÓRDIA E NO FILHO QUE POSSUIR O DOM DE SER MISERICORDIOSO. NÃO ADIANTA SER HOJE, SER DAQUI UNS DIAS, E LÁ NA FRENTE SE ESQUECE E VIVE ACREDITANDO QUE FEZ E PRATICOU ENCONTRARÁ A HERANÇA ETERNA. O QUE SE DEVE ENTENDER É A VIDA QUE SE APLICA NO DIA A DIA, E SABEMOS QUE APRENDEMOS QUANDO NO ESPAÇO TEMPO PERMITIDO FAZEMOS DA MISERICÓRDIA A RAZÃO DE NOSSAS VIDAS. JESUS NOS ENSINOU QUE DEVEMOS TER A MISERICÓRDIA DIVINA DENTRO DE NÓS, E ASSIM APRESENTÁ-LA AO MUNDO DIANTE DA MANEIRA EM QUE VIVEMOS NO AMOR AO NOSSO PRÓXIMO. VAI E FAÇA A MESMA COISA, EXPLICOU JESUS.
GNA: ESTE EVANGELHO EXPLICADO POR MIM ABAIXO, REFERE-SE A MISERICÓRDIA, AQUELA MESMA PALAVRA FANTÁSTICA QUE JESUS DISSE : SEDE VÓS MISERICORDIOSOS. JESUS TAMBÉM NO SERMÃO DA MONTANHA, AFIRMOU : Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Digo e afirmo, que três pessoas, refere-se ao plano Tridimensional, a Terceira Dimensão em que vivemos, e o número dois, das duas moedas, refere-se a dois sistemas planetários, o plano material e o plano espiritual, ou seja a o mundo tridimensional e a quarta dimensão, que é a nossa morada após o desencarne do corpo, conhecido como plano Astral.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Um dos aforismos de Patanjali, o pai da psicologia hindu, corresponde a
esta bem-aventurança:
"A calma imperturbável da mente é alcançada através da amizade para com
aquele que é feliz, da misericórdia e compaixão para com o infeliz, da satisfação na
virtude e da indiferença pelo mal/' Ser misericordioso é condição necessária para que
possamos receber a verdade de Deus. A inveja, o ciúme, o ódio — eis algumas das
fraquezas universais inatas no homem. Estão ligadas ao nosso sentimento do eu que
provém da ignorância. Como faremos para superá-las? Erguendo uma onda oposta de
pensamento. Quando alguém é feliz, não devemos invejá-lo; devemos procurar concretizar
nossa amizade e união e sermos felizes com ele. Quando alguém é infeliz, não devemos
ficar alegres com isso: devemos sentir simpatia e ser misericordiosos. Quando uma pessoa
é boa, não devemos invejá-la. Se for má, não a odiemos. Sejamos indiferentes ao malvado.
Qualquer pensamento de ódio, mesmo o assim chamado "ódio justo" ao mal, despertará
uma onda de ódio e de maldade em nossas próprias mentes, aumentando nossa
ignorância e inquietação. Não podemos pensar no Senhor, ou amá-lo, enquanto subsistir
essa onda de pensamento. Se desejarmos encontrar Deus precisamos assemelhar-nos a
Deus na misericórdia.
Meu mestre costumava dizer: "Qual a diferença entre o homem e Deus? O
homem, se você o ferir apenas uma vez, esquecerá toda a bondade anterior que você lhe
fez e se lembrará sempre da única vez em que você falhou. Mas, se você se esquecer de
Deus e pecar contra ele centenas de vezes, ainda assim ele olvidará todas as faltas e se
lembrará das poucas vezes em que você rezou a ele com sinceridade. O pecado existe
apenas nos olhos do homem; Deus não olha para os pecados do homem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário