Evangelho (Lucas 21, 29-33)
Publicado em 28 de novembro de 2014 \\ Evangelho do dia
DIA 28 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA
Evangelho (LUCAS 21, 29-33)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28).
Proclamação do Evangelho de JESUS Cristo segundo Lucas.
21 29 JESUS acrescentou ainda esta comparação: “Olhai para a figueira e para as demais árvores.
30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão.
31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reinode Deus.
32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra.
33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.
21 29 JESUS acrescentou ainda esta comparação: “Olhai para a figueira e para as demais árvores.
30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão.
31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reinode Deus.
32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra.
33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.
Palavra da Salvação.
Com GRANDE poder e glória… (Lc 21,29-33)
ANÁLISE EM AZUL PELO GNA - EVANGELHO LUCAS - 28 NOVEMBRO 2014
O EVANGELHO DE JESUS, ESCRITO POR LUCAS NOS LEVA AS SEGUINTES CONCLUSÕES ... OU ACREDITAMOS QUE NÃO É NADA PARA ACONTECER, APENAS FIGURATIVO, E NÃO EXPRESSA O QUE PENSAMOS QUE SERÁ, OU SERÁ TOTALMENTE DIFERENTE. AS ESCOLHAS DEVEM SER INDIVIDUAIS, E OS PRINCÍPIOS NOS LEVA AO MEIO DESTES, POIS OS QUE AQUI SE ENCONTRAM, APENAS DORMEM, ESPERAM E TORCEM PARA QUE TUDO CONTINUE COMO SEMPRE.
DEVEMOS ENTENDER QUE JESUS VEIO AO MUNDO MOSTRAR VERDADES, ENSINAMENTOS, CAMINHOS PARA CADA UM DE NÓS ... UMA CRIANÇA, NA IDADE QUE FOR, ESTÁ DIANTE DESTE CAMINHO. POIS TUDO É EVOLUÇÃO, SEJA ELA MATERIAL (CORPOS) OU ESPIRITUAL ( CORPOS ESPIRITUAIS). AFIRMO, QUE SEMPRE NASCEMOS, SEMPRE MORREMOS E RETORNANDO, OBJETIVAMOS OS CONTEÚDOS DE BUSCA PELA SABEDORIA CÓSMICA, E QUANTO MAIS SABEMOS, MAIS DEVEDORES FICAMOS DE NOS OCUPAR COM A NOSSA MELHORIA NESTE CAMINHAR ...
O QUE FALAR DESTE TEXTO, ESCRITO POR LUCAS, QUANDO SE PREPARA PARA VIVERMOS E PARTICIPARMOS DAS RESPOSTAS QUE FICARAM DELINEADAS DIANTE DAS PERGUNTAS QUE FORAM FEITAS. EVANGELHO DE JESUS, DOS APÓSTOLOS E SEGUIDORES, DEFINEM CAMINHOS TAMBÉM, POIS TODOS SÃO ÁRVORES QUE SE BEM CUIDADAS PODE DAR BONS FRUTOS. JESUS AFIRMA, E MUITOS APENAS ACREDITA QUE TUDO É UMA IMAGEM DISTANTE DA REALIDADE E OS ARGUMENTOS CONTRADITÓRIOS QUE DEUS É AMOR, QUE NÃO VAI QUERER DESTRUIÇÃO E NBEM MATAR OS FILHOS QUE AMA, E ETC ... ESTES SÃO AQUELES QUE PENSAM QUE OS EVANGELHOS DE JESUS É APENAS PARA ASSUSTAR, MOSTRAR O QUE JAMAIS VAI ACONTECER. POSSO AFIRMAR, QUE ESTES SÃO AQUELES QUE APENAS DORMEM, E PERTENCEM AO CAMINHO DO MEIO, E PARADOS FICARÃO ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO DESTE MUNDO.
JESUS DISSE PARA OLHARMOS A FIGUEIRA E AS DIVERSAS ÁRVORES, E ISTO QUER DIZER QUE NÃO SEREMOS IGUAIS NA MANEIRA DE PENSAR, ASSIM COMO A FIGUEIRA É DIFERENTE DE OUTRAS ÁRVORES. QUANDO ELAS DÃO SEU BROTO, É SINAL QUE VAI HAVER MUDANÇAS, NASCIMENTOS, NOVAS REALIDADES. ESTE VERÃO É A RELAÇÃO COM O TEMPO QUE EXPRESSA MUDANÇAS ANTERIORES PARA POSTERIORES ... O MESMO QUE DIZER, VAI HAVER ESSAS MODIFICAÇÕES COM ALGO NOVO SURGINDO. ASSIM, QUANDO NOTAMOS ESTA RELAÇÃO, SABEMOS QUE APLICANDO O QUE SABEMOS, POIS OS ENSINOS SAGRADOS NOS DÁ ESTA GARANTIA QUE NADA VAI FICAR PARADO, E NADA ESTA PARALISADO, OU MESMO QUE DEVEMOS DIZER, ASSIM COMO OS BROTOS SURGEM PARA NOVAS VIDAS NO REINO, NÓS TAMBÉM SEREMOS PARTICIPANTES DA MESMA VERDADE, E POR ESTES SABEMOS QUE NAS VERDADES DAS PALAVRAS NASCERÁ NÃO UMA NOVA ÁRVORE, MÁS O REINO DE NOVAS REALIDADES, E NÓS ESTAREMOS VIVENDO ESTES ACONTECIMENTOS.
JESUS AFIRMA QUE NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO, E DEVEMOS ENTENDER ESTE SENTIDO, ESTA VERDADE NAS PALAVRAS QUE TRAZEM SABEDORIA PARA TODOS. AQUI REFERE A GERAÇÃO A QUAL SOMOS PARTE, POIS O ANTIGO TESTAMENTO SE REALIZOU DIANTE DAS LEIS JUDAICAS E DOS TRÊS PATRIARCAS, E ESTA GERAÇÃO QUE AQUI SE APLICA, É A GERAÇÃO DO CRISTO - JESUS. AS PESSOAS PERGUNTAM QUANDO SERÁ E O QUE ACONTECERÁ ... E A RESPOSTA SINCERA É QUE REALMENTE VAI ACONTECER, POIS TODOS OS EVANGELHOS, ENSINAMENTOS DE JESUS E DOS PROFETAS INDICAM COMO VAI ACONTECER O FIM DE TODAS AS COISAS. PASSARÁ O CÉU E A TERRA, ESTA É A VERDADE E A REALIDADE. E ISTO QUER DIZER QUE TUDO QUE CONHECEMOS ENTRE O CÉU E ATERRA VAI SER TRANSFORMADO, E O MESMO NÃO VAI ACONTECER COM AS PALAVRAS DE JESUS ... É O MESMO QUE DIZER, QUE JESUS FALOU, E O QUE AFIRMOU NÃO TEM VOLTA, POIS SE ASSIM FOSSE, NEGARIA A SI MESMO. APROVEITO PARA DIZER E PEDIR PARA QUE TODOS LEIAM E CONHEÇAM TUDO QUE FOI ESCRITO E QUE ENCONTREM CAMINHOS QUE NÃO DEVE FICAR NO MEIO TERMO, PARALISADO PELOS QUE TENTAM DIZER QUE TUDO É MANEIRA DE FALAR, SEM CONCLUSÕES ALARMANTES ... LEMBREM - SE, QUE COM NÓE FOI A MESMA COISA, E O DILÚVIO CHEGOU. SODOMA E GOMORRA DESTRUÍDAS. JERUSALÉM DESTRUÍDA, TEMPLOS E ESCRAVIDÃO ... EXÍLIOS, PERSEGUIÇÕES E ETC ... QUANTOS FATOS ACONTECERAM NESTE LIVRO MAIOR QUE É A BÍBLIA SAGRADA, E VEM DEPOIS DIZER QUE É PARA AS PESSOAS QUE NADA VAI ACONTECER ...
QUANDO VERDADES SÃO REVELADAS, O CORAÇÃO DEVE FICAR SABENDO QUE O QUE JESUS FALOU É LEI ... MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO, NÃO DEIXARÁ DE ACONTECER ... GNA
Para o cristão, o Juízo Final não é visto como ameaça, mas como glorificação. Não se trata do “fim do mundo”, no sentido de uma catástrofe generalizada, um Apocalipse hollywoodiano, pois o Criador não vai transformar em pó a sua própria Criação, mas lhe dará a forma “nova” e regenerada. No grande Dia do Senhor, encerrado o tempo da velha História, o Verbo Encarnado se manifestará em sua vitória final, depositando todo o COSMO aos pés do Pai (cf. Ef 1,22-23)
Eis a lição de Cirilo de Jerusalém [Séc. IV], em uma catequese batismal:
“Nós anunciamos a vinda de Cristo: não somente sua primeira vinda, mas também uma segunda muito MAIS luminosa. De fato, a primeira foi marcada pelo sinal da paciência, enquanto a segunda trará o diadema da divina realeza.
Aliás, em sua grande parte, tudo o que diz respeito a nosso Senhor JESUS Cristo, pode ser considerado sob duplo ponto de vista. Duplo nascimento: um de Deus, antes das eras; outro da Virgem MARIA, na plenitude dos tempos. Dupla descida: uma discreta, COMO a da chuva sobre o velo; outra resplandecente, aquela que deve vir.
Por ocasião da primeira vinda, ele foi envolvido em faixas e deitado no presépio; na segunda, ele será vestido de luz COMO um manto (cf. Sl 104,2). Na primeira, ele sofreu a cruz e desprezou a vergonha; na segunda, avançará em sua glória escoltado por um exército de anjos.
Agora, não nos basta apoiar-nos na primeira vinda; esperamos ainda pela segunda. E após ter dito, na primeira, “bendito aquele que vem em nome do Senhor” (Mt 21,9), nós o repetiremos de novo por ocasião da segunda, quando viremos com os anjos ao encontro do Senhor para o adorar.
O Salvador virá não para ser novamente julgado, mas para julgar aqueles que realizaram o julgamento. Ele, que tinha guardado silêncio enquanto o julgavam, dirá àqueles que ousaram cravá-lo na cruz: “Eis o que fizeste, e eu me calei” (Sl 50,21). Ele tinha vindo para realizar a salvação e ensinar aos homens pela persuasão; mas, naquele dia, queiram ou não, serão obrigados a submeter-se à sua realeza.
Assim, nosso Senhor JESUS Cristo virá dos céus no último dia, pois este mundo terá o fim e o mundo criado será renovado.”
Enquanto o mundo pagão “curte o dia de hoje”, pois não há nada a esperar, o cristão ergue seus olhos e clama, confiante: “Maran atha. Vem, Senhor Jesus!” (1Cor 16,22)
Orai sem cessar: “Os céus anunciam sua justiça, pois Deus vai julgar!” (Sl 50,6)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário