LITURGIA DIÁRIA
Fonte: Editora Santuário
11
DE NOVEMBRO DE 2014
TERÇA-FEIRA | 32ª SEMANA TEMPO COMUM | ANO A
PRIMEIRA LEITURA
(TT 2,1-8.11-14)
(TT 2,1-8.11-14)
SALMO
(36)
(36)
EVANGELHO
(LC 17,7-10)
(LC 17,7-10)
Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.
— Palavra da Salvação.
ANÁLISE DO EVANGELHO PELO GNA - HOJE - 11 NOVEMBRO DE 2014
O EVANGELISTA LUCAS NOS LEVA A UM ESTÁGIO DE MUITA REFLEXÃO, POIS AO APRESENTAR NAQUELES DIAS OS ESCRITOS DESTA FORMA DE PENSAMENTO TÃO IMPORTANTE PARA OS TEMPOS EM QUE VIVEMOS.
JESUS, DEFINIU EM SEUS COMENTÁRIOS, A OPORTUNIDADE DE QUE TODOS OS QUE VENHAM A OUVIR E LER ESTE TEXTO, POSSA SE COLOCAR A FRENTE DO QUE QUER DIANTE DE SUA VIDA E DE SEU FUTURO ... AQUI NÃO SE PEDE, E SIM, ENSINA A VERDADEIRA EQUAÇÃO DE BUSCA NAQUILO QUE SE PEDE COMO FONTE REVELADORA.
JESUS MOSTRA AQUI O ATO DE SERVIR E SER SERVIDO. QUEM SERIA ESTE EMPREGADO, E QUEM SERIA ESTE PATRÃO ... PARA ENTENDER O QUE É EXPLICADO, CADA UM DE NÓS DEVERIA ESCOLHER O QUE É MELHOR SER NESTA VIDA, UM PATRÃO A SER SERVIDO OU UM EMPREGADO QUE DEVE CUMPRIR ORDENS E SER SERVIDOS. POIS BÉM, ALGUNS DIRÃO DENTRO DA LÓGICA, QUE DEVERIA SER PATRÃO, POIS SE JULGA ACIMA DOS OUTROS E NÃO SE IMPORTA A NÃO SER COM A SUA TRANQUILIDADE E NÃO QUER SABER SE O SEU EMPREGADO DEPOIS DE TANTO TRABALHAR, AINDA TEM QUE TRABALHAR MAIS ... CONTINUAR SERVINDO, ATÉ O FIM DE SUA JORNADA DIÁRIA. SERÁ QUE É JUSTO PARA CADA UM DE NÓS, SER ESCRAVIZADO PELO SEU PATRÃO ... E SE ESTE PATRÃO FOR JESUS, O QUE FARIA. EM UM DE SEUS MUITOS EVANGELHOS, JESUS MOSTROU PIEDADE, E FOI SERVIDOR, LAVOU OS PÉS SENDO O CHEFE DELES E DEPOIS REPARTIU O PÃO E O VINHO E SERVIU ... O QUE ESTE EVANGELHO TENTA NOS DIZER É A VERDADE QUE DEVEMOS TER NO NOSSO CORAÇÃO EM FAZER O CERTO, E NESTE TEXTO SABEMOS O QUE SERIA JUSTO, NO FAZER E NO COMPARTILHAR O MESMO ALIMENTO. SERÁ QUE NÓS SENDO O PATRÃO, VAMOS AGRADECER SEMPRE PELO QUE OS NOSSOS SERVIDORES NOS FAZEM ... AGRADECER É UM ATO DE AMOR, DE CONFIANÇA.
MUITOS PREFEREM SER O EMPREGADO, POIS NESTA VIDA DEVEM SER, POIS JESUS MOSTROU COM SEU ATO DE IGUALDADE QUE NÃO EXISTE O MAIOR, POIS AFIRMOU QUE O MENOR SERIA O MAIOR DIANTE DE DEUS ENO REINO DA UNIDADE. DEVO DIZER, QUE TODOS NÓS DEVEMOS SERMOS PATRÕES E SERVIDORES, E O QUE FORMOS É O SINAL DA MISSÃO QUE NOS FOI IMPOSTA NESTA NOSSA VIDA. SIM, EXISTE MOMENTOS E TEMPOS EM QUE DE UM MOMENTO PARA OUTRO AS SITUAÇÕES SE INVERTEM ... QUANTOS EMPREGADOS SE TORNARAM PATRÕES E PATRÕES EM EMPREGADOS.
O QUE FICA AQUI NESTE ENSINAMENTO DE JESUS ... É QUE CADA UM FAÇA O SEU MELHOR, E SE O SEU MELHOR FOR PARA EXPLORAR O PRÓXIMO, ESTE PAGARÁ DIANTE DO JUÍZO QUE TODOS SOFREM EM SUA CAMINHADA EVOLUTIVA. O QUE FICA ENTÃO NESTE TEXTO DE JESUS, E´QUE SENDO EMPREGADO OU PATRÃO, QUE CADA UM FAÇA JUSTIÇA EM NOME DA SUA MISSÃO ... OS TEMPOS CHEGADOS DEFINEM TAMBÉM ESTE RESULTADO, POIS COMO FOI REVELADO POR JESUS, TRANSFORMADOS SEREMOS TODOS ... OS BONS E OS MAUS.
— Glória a vós, Senhor.
Recadinho: - Você cumpre fielmente seus deveres? - Procura agir sempre com responsabilidade? - Quando você faz um favor a alguém considera como se estivesse simplesmente cumprindo sua obrigação? - Você espera recompensa de Deus pelo que faz de bom? - Lembra-se que seus dotes existem para que estejam a serviço do bem comum?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário