12
DE NOVEMBRO DE 2014
QUARTA-FEIRA | 32ª SEMANA TEMPO COMUM | ANO A
PRIMEIRA LEITURA
(TT 3,1-7)
(TT 3,1-7)
SALMO
(22)
(22)
EVANGELHO (LC 17,11-19) - ANÁLISE DO GNA NA COR AZUL
11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
EVANGELHO -11 NOVEMBRO 2014 - ANÁLISE DO GNA - ARQUIVO ESPIRITUAL
O EVANGELISTA LUCAS NOS PRESENTEIA COM ESTE GRANDIOSO EVANGELHO DE JESUS, POIS DELE PODEREMOS ENCONTRAR RAZÕES PARA VIVERMOS OS TEMPOS DE HOJE, E TAMBÉM SABER QUE OS TEMPOS CHEGADOS NOS FARÁ VOLTAR ATÉ JESUS E DIZER PARA ELE, OBRIGADO, SENHOR, FOMOS CURADOS POR TERMOS ESCUTADO SEU EVANGELHO E A CURA ESPIRITUAL ACONTECEU ...
JESUS NESTE EVANGELHO NOS ENSINA O QUANTO SOMOS DEPENDENTES DE AJUDA DO ALTO, POIS A CURA É RELATIVA AO OBJETIVO DA MISERICÓRDIA OFERECIDA A TODOS ... SABEMOS QUE NESTE TEXTO, APENAS UM VOLTOU PARA AGRADECER A CURA ... SABEMOS TAMBÉM QUE OS DIAS SE SOMAM AOS OUTROS DIAS E DESSES CURADOS NADA MAIS SABEMOS. O QUE PODEMOS ENTENDER DE UM PERDÃO AQUI E AGORA E DA VOLTA DO ERRO ... A SITUAÇÃO PIOROU, POIS NÃO SABEMOS AGORA O ÍNDICE OFERTADO E MANIFESTADO PELO MUNDO ESPIRITUAL PARA ESTE PERDÃO , E TALVEZ TENHAMOS QUE CAMINHAR MAIS, MELHORARMOS MAIS E MERECER OPORTUNIDADES NO CAMINHO AINDA A SER CAMINHADO. INFELIZMENTE, AS NOSSAS VIVÊNCIAS NOS ENSINA QUE BASTA PEDIR PERDÃO E SOMOS PERDOADOS, E ASSIM FICA MUITO FÁCIL ... E AQUI VAI MEU JUÍZO QUE OS ESPIRITAS MUITO BEM CLASSIFICAM, POIS SABEMOS QUE O PAI PERDOA SEMPRE, MÁS TEMOS QUE PAGAR ATÉ O ÚLTIMO CETIL, COMO DISSE JESUS. O QUE O PERDÃO E O RECONHECIMENTO TEM HAVER COM A GRAÇA DE UMA CURA ... SIMPLES SERIA SE TODOS COMPREENDESSEM QUE OS MALES QUE NOS RECEBEMOS SÃO CONSEQUÊNCIAS DIRETAS DOS NOSSOS ERROS, DA NEGAÇÃO DA LEI E DOS CAMINHOS ERRADOS NA CONDUÇÃO DE NOSSAS VIDAS. DEUS OU A UNIDADE EM QUE ESTAMOS, JAMAIS ENVIOU DOENÇAS OU RETALIAÇÕES, E NÓS É QUE VIVEMOS DIANTE DA PRÓPRIA SENTENÇA, CORRESPONDENTE AOS ERROS QUE REALIZAMOS.
VOLTANDO AO TEXTO, SABEMOS QUE OS DEZ POSSUÍAM A DOENÇA, E TODOS FORAM CURADOS E APENAS UM RETORNOU PARA AGRADECER ... E SABEMOS QUE PEDIMOS AS VEZES PERDÃO A DEUS E TAMBÉM OS NOSSOS IRMÃOS DE CAMINHADA, MAIS ESQUECEMOS DE AGRADECER PELO PERDÃO QUE FOI PROPORCIONADO. PENSO, QUE TEMOS ERROS, PECADOS E NÃO SERIA JUSTO FAZERMOS PENITÊNCIA AO TROCARMOS O PERDÃO, E AS VEZES AS CURAS POR ALGO ÚTIL EM AJUDA AOS REINOS ... AJUDAR PESSOAS, OS ANIMAIS, A NATUREZA E NÃO ESQUECER A FAMOSA CARIDADE, POIS ELA TEM MUITO A HAVER COM A JUSTIÇA.
SERÁ QUE TUA FÉ TE SALVOU, É AQUELA PALAVRA DE JESUS DO TOTAL PERDÃO DA CAUSA QUE O LEVOU A TER AQUELA DOENÇA ... SOMOS DOENTES, POIS OS ERROS NOS FAZEM DOENTES. REPARAREM QUE MUITOS QUE TRABALHAM COM A PALAVRA E OS ENSINOS DE JESUS, VIVEM UMA VIDA PLENA, E AS VEZES AS PEQUENAS DOENÇAS OU MAIORES SÃO RETIRADAS ... QUANTAS VEZES ORAMOS E PEDIMOS E O MILAGRE ACONTECE ATÉ PARA OUTROS, POIS O MERECIMENTO É PORTA DE ENTRADA DIANTE DOS JUSTOS ...
Recadinho: - Por que encontramos tanta ingratidão em nossas comunidades? - Custa muito ser grato a quem se preocupa em nos estender a mão? - Tenho coração generoso para acolher meu próximo? - E minha gratidão para com Deus, como a manifesto? - Deixemos hoje que um santo nos ajude na reflexão, São Bernardo: “A ingratidão é o inimigo da alma: desvirtua o merecimento, estraga as virtudes, corrompe os benefícios! A ingratidão é vento abrasador que seca a fonte da benevolência divina”.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário