Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17 “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA DESTE EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MATEUS
GNA : HOJE, ENCONTRAMOS NESTE EVANGELHO DE JESUS A OPORTUNIDADE DE FALAR DE VERDADES REVELADAS A ELES NAQUELE TEMPO, E EMBORA NÃO TENHAM COMPREENDIDO E JAMAIS SUSPEITARIAM QUE MUITOS QUE HOJE ESTÃO VIVENDO EM NOSSOS DIAS, SABEM QUE ESTAS PALAVRAS SÃO ETERNIZADAS ... SOMOS VÁRIAS VIDAS, E VIVEMOS VÁRIAS ETAPAS NESTE MUNDO DE OPORTUNIDADES PARA ENTENDER QUE DAQUELA ÉPOCA ATÉ HOJE, CONTINUAMOS A MATAR, PERSEGUIR E OFENDER AQUELES QUE FALAM E ACREDITAM EM JESUS DE NAZARÉ ...
É TEMPO DE ENTENDER O QUE JESUS ENSINOU AO DIZER QUE DEVEMOS ENFRENTAR TUDO ISSO, E QUANDO CHEGAR O FIM, OU SEJA, O MOMENTO FINAL DESTA NOSSA JORNADA, SEREMOS SALVOS ... ESTA SALVAÇÃO NÃO SE DARÁ PELO TEMPO VIVIDO, PELA POSIÇÃO SOCIAL OU OUTRA COISA, POIS SEREMOS SALVO, PELO CUMPRIMENTO DA LEI, E TODOS DEVERIAM CONHECER A LEI, POIS É DIANTE DELA QUE SEREMOS SALVOS.
SEMPRE, PASSAREMOS POR TESTES AO DEFENDER OS VALORES DE NOSSA FÉ, E OS PODEROSOS DESTE MUNDO IRÃO QUERER QUE FAÇAMOS O QUE ELES FAZEM, ACREDITAR NO QUE ELES ACREDITAM, E ATÉ NOS PEDEM PARA DESTRUIR NOSSOS IRMÃOS E FAMILIARES DIANTE DOS SEUS VALORES DESTRUIDORES ... O HOMEM QUE TEME E CONHECE A LEI, CONHECE JESUS.
O AVANÇO DO MAL ESTÁ ACADA DIA MAIS PERTO DE NÓS, E QUEM PERSEVERÁ ATÉ O FINAL, ESTES SERÃO SALVOS ...
GNA: VIVEMOS TEMPOS DE MUITAS INQUIETAÇÕES. IGREJAS LOTADAS E PASTORES FALSOS QUE VENDEM E COMPRAM ATÉ AS ALMAS DE SEUS FIÉIS. A CAÇA POR RIQUEZAS E BENS MATERIAIS É O TÓPICO DOS QUE FAZEM DE TUDO PARA CONQUISTAREM DESTAQUES, E A FÉ DAS FAMÍLIAS SERÁ VIVIDA POR PERSEGUIÇÕES DOS INFIÉIS QUE SE JULGAM MELHORES. FORÇAS PODEROSAS DOS ANTI CRISTOS INVADIRÃO NAÇÕES INTEIRAS E DESTRUIRÃO AS CRENÇAS E O PODER ESPIRITUAL NUMA FAMOSA CAÇA AS BRUXAS DO FUTURO QUE JÁ PODEMOS VER E SENTIR ... SIM, AS PROFECIAS E O PRÓPRIO CRISTO PROFETIZOU E QUEM PODERIA DIZER QUE NÃO ESTÁ ACONTECENDO ... SÃO TEMPOS FINAIS, E DEVEMOS NOS PREPARAR NA VERDADE, E NO CAMINHO QUE JESUS NOS ENSINOU PARA A NOSSA SALVAÇÃO. MUITOS PODERIAM ACEITAR OU ACREDITAR EM JESUS, MAIS NÃO REALIZAM SUAS OBRAS DIANTE DO MUNDO, SENTE-SE AMEDRONTADOS EM FALAR, ENSINAR E APRESENTAR JESUS PARA SEUS FAMILIARES. APENAS UMA PALAVRA CONTRÁRIA AOS ENSINAMENTOS DE JESUS, PODEMOS ENFATIZAR QUE A PERSEGUIÇÃO DO CRISTO ESTÁ DENTRO DE NOSSAS CASAS. A MAIOR FORÇA REGRESSIVA CONTRA JESUS É AQUELA QUE ATUA NA OBSESSÃO DE NOSSOS FAMILIARES E IRMÃOS DE CAMINHADA, E AS VERDADES SÃO RETIDAS OU MESMO RETIRADA DIANTE DAQUELES QUE DEVERIAM ENSINÁ -LAS. QUANDO SÃO ACONSELHADOS A NOS AFASTARMOS DE NOSSAS REALIDADES ESPIRITUAIS, É O MESMO QUE UM TRIBUNAL CASEIRO TENHA DECRETADO A NOSSA FALÊNCIA ESPIRITUAL. AQUELE, QUE SE MANTER DE PÉ E VIGILANTE, SERÁ SALVO, COMO JESUS PROMETEU.
Comentário
Santo Estêvão, diácono nas primeiras Comunidades, assumiu a prática da caridade, da pregação e da evangelização na Igreja nascente. Cheio de zelo, não foi suportado por aqueles que consideravam blasfêmias suas exortações. Foi levado à morte, apedrejado, e morreu clamando: “Senhor, não lhes leves em conta este pecado”. A caridade gera a vida. Olhemos para Estêvão e compreendamos que é amando o Cristo nos pobres e necessitados que ganhamos a eternidade.
Oração
Ensinai-nos, ó Deus, a imitar o que celebramos, amando os nossos próprios inimigos, pois festejamos Santo Estêvão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
SANTO DO DIA
Santo Estêvão
Nos capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos, encontramos um longo relato sobre o martírio de Estêvão, que é um dos sete primeiros Diáconos nomeados e ordenados pelos Apóstolos. Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã. Eis a descrição, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos:
“Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, chamados dos Libertos e dos Cirenenses e dos Alexandrinos, e dos da Cicília e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Subornaram então alguns homens que disseram: ‘Ouvimo-lo proferir palavras blasfematórias contra Moisés e contra Deus’. E amotinaram o povo e os Anciãos e Escribas e apoderaram-se dele e conduziram-no ao Sinédrio; e apresentaram falsas testemunhas que disseram: ‘Este homem não cessa de proferir palavras contra o Lugar Santo e contra a Lei; pois, ouvimo-lo dizer que Jesus, o Nazareno, destruirá este Lugar e mudará os usos que Moisés nos legou’. E todos os que estavam sentados no Sinédrio, tendo fixado os olhares sobre ele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo”.
Num longo discurso, Estêvão evoca a história do povo de Israel, terminando com esta veemente apóstrofe:
“‘Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, resistis sempre ao Espírito Santo, vós sois como os vossos pais. Qual dos profetas não perseguiram os vossos pais, e mataram os que prediziam a vinda do Justo que vós agora traístes e assassinastes? Vós que recebestes a Lei promulgada pelo ministério dos anjos e não a guardastes’. Ao ouvirem estas palavras, exasperaram-se nos seus corações e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, cheio do Espírito Santo, tendo os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus e disse: ‘Vejo os céus abertos e o Filho do homem que está à direita de Deus’. E levantando um grande clamor, fecharam os olhos e, em conjunto, lançaram-se contra ele. E lançaram-no fora da cidade e apedrejaram-no. E as testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um jovem, chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão que invocava Deus e dizia: ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. Depois, tendo posto os joelhos em terra, gritou em voz alta: ‘Senhor, não lhes contes este pecado’. E dizendo isto, adormeceu”.
Santo Estêvão, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário