Vampiros de Almas (1956)

VAMPIROS DE ALMAS (Invasion of the Body Snatchers, 1956 – USA)
(Filme Completo / Original em Inglês)
Data de Lançamento: 5 February 1956 (USA)

SINOPSE: Em uma pequena cidade da Califórnia, um médico recebe vários pacientes reclamando que as pessoas de seu convívio estão estranhas: parecem não ser as mesmas e não ter sentimento. Ele acaba descobrindo que alieníginas estão invadindo a cidade, substituindo as pessoas com corpos idênticos, mas sem alma.

Assista o filme clicando no player acima. Use a linha de comando no canto inferior direito para visualizar em tela cheia (fullscreen).

SOBRE O FILME: Estados Unidos, década de 1950. A Guerra Fria seguia em alta e o ranço do macarthismo ainda era sentido no país. A paranoia da espionagem inimiga, o medo da bomba atômica e a ideia de uma dominação comunista (eles estão entre nós!) marcou a época e ganhou em Vampiros de Almas (1956) uma das mais claustrofóbicas e intensas versões que o cinema já conheceu sobre o tema, mesclando terror e ficção científica de ordem B como poucos diretores conseguiram fazer antes ou depois.
.
Baseado no livro The Body Snatchers (1955), de Jack Finney, a trama se passa na cidade fictícia de Santa Mira, Califórnia, onde sementes vindas do espaço caem na Terra e crescem em forma de grandes vagens, dentro das quais duplicatas de seres humanos são produzidas. O filme explica relativamente bem a origem e como a transformação acontece, mas deixa vago o que acontece com o corpo original e em que momento ele é “substituído”. Temos a ideia clara de uma espécie de possessão, mas a relação ente duplicata e corpo real o roteiro não deixa claro. No livro, o corpo humano vira cinzas e a duplicata que habita o alien vive apenas 5 anos, além de ser incapaz de se reproduzir.
.
Vampiros de Almas traz também uma pequena participação de Sam Peckinpah no elenco (ele dizia que também contribuiu na escrita do roteiro, mas não foi creditado) e foi melhor recebido com o passar dos anos do que em seu próprio tempo, apesar de não ter sido um fracasso de bilheteria: o orçamento da produção foi cerca de 416,9 mil dólares e o arrecadamento nas bilheterias chegou a 3 milhões. Evidente que isso é fichinha perto de grandes produções atuais, mas a relação custo-benefício aqui não é ruim.
.
Três refilmagens já foram feitas de Vampiros de Almas: Os Invasores de Corpos (1978), Os Invasores de Corpos – A Invasão Continua (1993) e Invasores (2007), cada uma com um objetivo e um conteúdo, mas nenhuma delas conseguiu fazer o espectador temer como esta obra original de 1956. Eis aqui um filme genuinamente de dois gêneros para fazer pensar e se maravilhar.

DIREÇÃO: Don Siegel
ROTEIRO: Daniel Mainwaring (screenplay), Jack Finney (Collier’s magazine serial)
GÊNERO: Drama, Horror, Sci-Fi
ORIGEM: USA
DURAÇÃO: 1h 20min
»
»
ELENCO PRINCIPAL:
Larry Gates … Dr. Dan ‘Danny’ Kauffman
Carolyn Jones … Theodora ‘Teddy’ Belicec
Kevin McCarthy … Dr. Miles J. Bennell
Dana Wynter … Becky Driscoll
King Donovan … Jack Belicec
Jean Willes … Enfermeira Sally Withers
Whit Bissell … Dr. Hill
Richard Deacon … Dr. Harvey Bassett
Dabbs Greer … Mac Lomax
Tom Fadden … Tio Ira Lentz
Eileen Stevens … Anne Grimaldi
»
»
Fontes de Pesquisa/Textos: IMDb, Filmow, Cine Players, Plano Crítico.