sexta-feira, 27 de agosto de 2021

PORTAL - GNA - MATEUS - 25, 1 - 13 - O EVANGELHO DO DIA - 27 08 21 - SANTO DO DIA - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA

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MATEUS - 25, 1 - 13 - EVANGELHO DO DIA 27 DE AGOSTO DE 2021 - REALIDADE ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA

EVANGELHO 
(MT 25,1-13)



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Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2 Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3 As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4 As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5 O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6 No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7 Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8 As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12 Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13 Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DO DIA 27 DE AGOSTO DE 2021

Na época em que Jesus estava entre eles fisicamente, contou - lhes mais um parábola, e hoje o seu sentido é mais atual do que naquele dia, pois o seu cumprimento é para nossos dias, nosso tempo.
As dez Jovens é uma identificação aos dez mandamentos, representando a luz que emana de cada lâmpada, e dez lâmpadas que deveriam estar cheia de óleo, e este óleo representa os ensinamentos Sagrados que Jesus nos ensinou. As cinco jovens previdentes e as cinco jovens imprevidentes representam a situação de escolhas, e ambas possuem a igualdade nas escolhas, pois aos olhos humanos apenas se enxergariam as lâmpadas e jamais se as mesmas estariam cheias ou não. O Mundo, as pessoas que aqui vivem, devem ter suas escolhas, e assim procurar escolher suas jovens, pois como diz o ditado, jovens é outro papo, todos desejam possuir, as jovens dos desejos, para ser e representar uma ótima escolha ou companhia, deve ter o óleo, que representa os ensinamentos, as verdades do Cristo, e assim se tornariam valiosas para quem as possuir.
Jesus afirma que neste conto, nesta parábola existe o Noivo (Jesus), e Ele é aquele que é o ponto maior da festa, aquele aguardado para ser recebido. É revelado que Ele viria, e a pergunta se alguém estaria esperando com a lâmpada acesa. Será que perderão a oportunidade de estar com o Noivo, pelo fato de ter negado o conhecimento, as verdades que no grande dia aconteceria na chegada do Noivo (Jesus).
Quem não estiver preparado, terá que sair para buscar o óleo (sabedoria e conhecimentos), e ausentes não poderão estar diante do Noivo (Jesus). Quando os imprevidentes, aqui simbolizados pelas jovens imprevidentes, encontrarão a porta fechada e baterão e escutarão de Jesus que não as conhece, e por isso não serão atendidas. Jesus afirmou que devemos ficar atento pois a qualquer momento poderá acontecer a Sua chegada ...

Quando este Evangelho de Jesus é mostrado, sempre vem em minha mente o que vai acontecer com as pessoas no dia que o Noivo (Jesus) retornar. As cinco jovens, como nos indica o texto, representa os cinco continentes da Terra, corresponde as pessoas que vivem no mundo. Entendo que o valor dez, simboliza o valor dos dez mandamentos, que é a Lei do Sinai, a Lei de Deus, a salvação. Jesus subjetivamente separou em duas partes estas dez jovens, sabendo que existe um referencial igual dado diante do livre arbítrio, que definira nas escolhas de qual lado deveriam ficar quando Ele - Jesus retornar-se na glória do Pai. Espero, que possamos entender escolher o lado certo, pois os dois são iguais em proposta e diferente ao mesmo tempo, pois um lado tem a proposta de salvação. Buscar o óleo, é buscar Jesus, a sabedoria. As jovens que ficaram do lado errado, viram o erro, e correram para buscar Jesus, a sabedoria que lhes garantiriam estar na presença do Noivo - Jesus, mais a porta se fechou, que quer dizer, acabou o tempo da Sua Misericórdia e agora terão que enfrentar a justiça Divina. Pergunto, se faz sentido ficar no lado errado, ainda mais sabendo que a qualquer momento Jesus voltará, ou a qualquer momento a vida encerra mais uma etapa em nossas vidas ... são tempos terríveis, de limpeza, purificação e elevação.

Comentário
Os cristãos, vivendo em Comunidade, estão sempre à espera daquele que vem, o Senhor da Vida. Para que possam recebê-lo bem, devem estar atentos e preparados para a hora de sua chegada. Ele vem, mas não se sabe quando vai chegar. Como pessoas de fé, sejamos vigilantes, ou seja, que nossa atenção, nossas decisões e o empenho na caridade estejam sempre voltados para o Senhor. Quem é vigilante está preparado para o encontro.

Oração
Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

S. MÔNICA, MÃE DE S. AGOSTINHO, BISPO

27 agosto  -  https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/08/27/s--monica--mae-de-s--agostinho--bispo.html
S. Mônica, Nicolò di Pietro


De origem berbere, Mônica nasceu no ano 331, em Tagaste,

 norte da África, no seio de uma família opulenta, mas de

 antigas raízes cristãs. Aplicou-se, com dedicação, aos 

ensinamentos da Sagrada Escritura; sua forte espiritualidade 

foi forjada pela oração e assídua prática dos Sacramentos, 

além dos quais se coloca ao serviço da comunidade eclesial.

 Casou-se com Patrício, homem ambicioso, pagão, irascível, 

de caráter difícil, que também lhe foi infiel. Mônica, doce,

 benévola, capaz de dialogar nos momentos oportunos, com o

 seu método, composto de espera, paciência e oração, - que o

 sugere até às suas amigas, que lhe confiam seus problemas e incompreensões conjugais – consegue vencer as rudezas do

 marido, a ponto de levá-lo a abraçar a fé.

Esposa e mãe

Aos 22 anos, Mônica dá à luz ao primogênito Agostinho, 

seguido por outro filho, Navígio, e uma filha, da qual não

 se sabe o nome, e os educa segundo os princípios cristãos. 

Tornando-se viúva, aos 39 anos, administra os bens da 

família, dedicando-se, com amor incomensurável à sua 

prole. Quem mais causou preocupações à cuidadosa e 

astuta mãe foi Agostinho, o “filho de tantas lágrimas”; 

de coração irrequieto e ambicioso retórico, na busca da

 verdade, ele se distancia da fé católica e vaga de uma 

filosofia à outra. Mônica jamais deixa de rezar por ele; 

pelo contrário, segue todas as vicissitudes da sua vida e 

lhe permanece sempre ao lado. Por isso, transfere-se 

para Cartagena e, depois, para a Itália, quando o filho,

 no ápice da sua carreira, como docente de retórica, vai

 morar em Milão. Seu carinho materno e as suas orações

 acompanham a conversão de Agostinho, que, ao receber

 o batismo pelo santo Bispo Ambrósio, decidiu voltar para

 Tagaste, onde fundou uma Comunidade de servos de Deus.

 Mônica estava com ele, quando tiveram que embarcar no 

porto de Óstia com destino à África. Porém, ao esperar o 

navio, foram obrigados a passar alguns dias ali.

Êxtase em Óstia e a morte

No entanto, Mônica e Agostinho mantêm intensos diálogos 

espirituais. A um destes se refere o chamado “êxtase em 

Óstia”, narrado nas suas Confissões (XIX, 10, 23-27): 

«Aconteceu... encontrar-nos a sós, eu e ela, apoiados 

em uma janela que dava para o jardim interior da casa

 em que morávamos. Era em Óstia, sobre a foz do Tibre,

 onde, longe da multidão, depois do cansaço de uma longa

 viagem, recobrávamos forças para a travessia do mar. Ali,

 sozinhos, conversávamos com grande doçura, esquecendo

 o passado, ocupados apenas no futuro, indagávamos juntos,

 na presença da Verdade, que és tu, qual seria a vida eterna

 dos santos... percorremos uma a uma todas as coisas 

corporais, até o próprio céu... E subimos ainda mais em

 espírito, meditando, celebrando e admirando tuas obras, 

e chegamos até o íntimo de nossas almas. E fomos além 

delas, para alcançar a região da abundância inesgotável...

 onde a vida é a própria Sabedoria... E enquanto assim

 falávamos dessa Sabedoria e por ela suspirávamos, 

chegamos a tocá-la com supremo ímpeto de nosso 

coração».

Assim, Mônica sente ter atingido o ápice da sua vida e confessa

 ao filho: “No que me diz respeito, esta vida já não tem mais nenhum atrativo para mim. O que estou fazendo ainda aqui? Não sei. 

As minhas expectativas aqui na terra já se esgotaram. Somente 

uma coisa me fazia permanecer aqui em baixo...: ver, antes de

 morrer, que você se tornou cristão católico. Meu Deus me satisfez completamente, porque vejo que você até despreza a 

felicidade terrena para servir a Ele. O que estou fazendo 

aqui?”.

Alguns dias depois, Mônica adoece e morre aos 56 anos. Seu corpo foi enterrado em Óstia Antiga, na atual igreja de Santa Áurea. O tempo, provavelmente, é uma basílica paleocristã com uma necrópole ao lado.

As relíquias de Santa Mônica

Os restos mortais de Santa Mônica descansam, por muitos 

séculos, na igreja de Santa Áurea. Hoje, no lugar, pode-se 

ver apenas uma lápide, porque, no século XV, o Papa Martinho V 

quis que as relíquias fossem transladadas para Roma, na igreja 

de São Trifão, confiada aos frades Agostinianos – depois englobada 

a uma grande Basílica dedicada a Santo Agostinho. Ali, ainda hoje, encontram-se respostas aos tantos porquês diante de um 

sarcófago de mármore verde, na capela decorada com 

afrescos, em 1885, por Pietro Gagliardi.

https://twitter.com/Pontifex_it/status/901768762206113797

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