Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor Deus: 1Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. 8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deu
(Mt 9,14-15)
EVANGELHO
(MT 9,14-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, (ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”(JEJUM É UMA ADEQUAÇÃO DO METABOLISMO DO CORPO HUMANO EM RAZÃO DE COLOCAR O CORPO ESPIRITUAL MAIS APROXIMADO DO CORPO MATERIAL, E ASSIM ENTRA A INTERATIVIDADE COM AS ENERGIAS DO CORPO COM AS ENERGIAS DOS PLANOS MAIS SUTIS. MUITO ALIMENTO OU ALIMENTAÇÃO PESADA FAZ COM QUE O CORPO BUSQUE UMA FORMA DE CANSAÇO, E ESTE AFASTA QUALQUER VIBRAÇÃO COM O ESTADO SONOLENTO QUE O CORPO PESADO ESTIVER. JESUS FOI PERGUNTADO SOBRE A RAZÃO DE SEUS DISCÍPULOS FAZEREM JEJUM, OU SEJA, NÃO SE ALIMENTAREM)
15 Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. (JESUS RESPONDEU QUE ESTANDO COM ELES, SERIA IMPORTANTE NÃO FAZER JEJUM, POIS SABEMOS QUE ELES SEGUIAM JESUS E CAMINHAVAM E NESTE CASO PRECISAVA DE ALIMENTOS, POIS O DESGASTE ERA MUITO GRANDE. O QUE PODERIA SER DITO QUE ELES NÃO DEVERIAM FAZER JEJUM EM BUSCAR A PALAVRA DIVINA, POIS ELA FORTALECERIA O CORPO ESPIRITUAL. JESUS EIXOU CLARO QUE O IMPORTANTE É ESTAR COM ELE, POIS É ENSINAMENTO PARA A ALMA, PARA A SALVAÇÃO, E QUANDO TIVER PARTIDO, HAVERÁ TEMPO PARA JEJUAR. ACREDITO, QUE PODEMOS TROCAR O JEJUM, QUANDO A IDADE NÃO PERMITIR QUE A PESSOA FIQUE SEM O ALIMENTO, E JEJUAR, É PERMITIR QUE O CORPO FIQUE MAIS LEVE E ASSIM SERIA MELHOR PARA AS ATIVIDADES DO DIA. QUEM COME MUITO É UMA PESSOA QUE SE SENTE CANSADA., POIS MUITO ALIMENTO APRISIONA AS ENERGIAS DO CORPO. JESUS NÃO DEFINIA VALORES MATERIAIS, E O QUE DEFENDIA, É A BUSCA DOS VALORES ESPIRITUAIS ...)
GNA: O PROFETA ISAIAS - DEFINIU - Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. 8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.
— Palavra da Salvação.
SANTO DO DIA -
O santo de hoje viveu em
Placência, na Itália, lugar
onde casou-se também. Um
homem de muitos bens,
dado aos divertimentos e à
caça. Numa ocasião de
caçada, acidentalmente provocou
um incêndio, prejudicando a muitas pessoas.
Então, ele então fugiu; e a polícia prendeu um inocente que, não
sabendo se defender, estava prestes a ser condenado e executado.
Quando Conrado soube disso, se apresentou como responsável pelo
incêndio e se propôs a vender todos os bens para reconstruir tudo
o que o incêndio destruiu.
A partir daí, ele e sua esposa começaram a fazer uma caminhada
séria e profunda no Cristianismo, buscando a vontade de Deus.
No discernimento dessa vontade, o casal fez o ‘voto josefino’. Ambos
se consagraram a Deus para viverem o celibato. Ela foi para um
convento e ele retirou-se para um alto monte vivendo por quarenta
anos como um eremita. Na oração e na intimidade com Deus, se
ofertou a muitos que, ainda hoje, causam prejuízos para si e
para os outros.
São Conrado, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário