JESUS CRISTO É O SENHOR - GNA-JFA - MG
EVANGELHO
(MT 1,18-24)
(MT 1,18-24)
18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
24 Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.
22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
24 Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO PELO EVANGELISTA MATEUS
O Evangelista Mateus, apresenta no dia de hoje, o texto que explica os motivos e os momentos que marcaram o anuncio do nascimento de Jesus, que historicamente ficaram conhecidos como filho de Maria, uma jovem virgem que morava na cidade de Nazaré, seus pais Joaquim e Ana. Naquele tempo, as moças eram ainda quando crianças indicadas aos casamentos diante do desejos familiares, e Maria estava prometida a José, um carpinteiro, viúvo e as tradições espirituais em documentos apócrifos afirmam que ele tinha outros filhos, e os relatos indicam cinco filhos.
Maria, diante da anunciação do Anjo Gabriel, sabia que teria um filho, que o menino seria chamado de Jesus. MARIA, ANTES DO CASAMENTO FICOU GRÁVIDA PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, e José desejou abandoná-la, mesmo respeitando seu nome, preferiu abandoná-la em segredo. José, homem justo, posteriormente recebeu o Anjo revelador e explicou tudo que aconteceu e o respeito e obediência aos desígnios de Deus se fez em obediência. Segundo o Anjo Gabriel, este menino será o salvador e Ele vai salvar seu povo de seus pecados. Os Profetas já revelaram diante das profecias, que a Virgem teria um filho, daria a luz a um menino que irá se chamar Emanuel, que significa Deus conosco. José, recebeu em sonho o Anjo do Senhor, e posteriormente aceitou Maria como Sua esposa.
GNA - Quando os especialistas e estudiosos religiosos tentam explicar o que realmente aconteceu, apenas se definem no relato fiel dos textos, e assim, Mateus simplesmente mostrou significados e valores que seriam mais simples para seu entendimento e explicação. Não querendo criar polêmicas, apenas me reservo a aceitar que fatos como este já aconteceram em outras oportunidades, e personagens conhecidos podem e devem serem entendidos, pois se tornou normal, uma rotina feliz diante de um Projeto, que envolveria o futuro de toda a raça humana. Podemos aqui rapidamente lembrar que Moisés, Sansão, Abraão, a própria Maria, Mãe de Jesus, Isabel, Mãe de João Batista, tinha em seus pais idades avançadas e os filhos nasceram também de maneira não convencional. Posso antever, que lá encima, um grande projeto cósmico era determinado, e a seu tempo os fatos e os fatores foram acontecendo, e ligar a presença de Irmãos maiores, seres cósmicos ou extraterrestres sempre atentos e ajudando a Jesus e realizando juntos este Projeto vitorioso de elevação e evolução de um Planeta inteiro. Será que as pessoas acreditam que as coisas são feitas pelo simples fato de estender as mãos ou pelo fato de mãos invisíveis e visíveis realizarem suas ajudas.
Poderemos entender e verificar que no grande Livro, a Bíblia Sagrada, sempre encontraremos fatos que nos leva ao entendimento que presenças Cósmicas sempre estiveram a frente deste imenso Projeto de princípio e Fim - Alfa e Ômega.
Comentário
Quando aguardamos a realização de alguma coisa ou a chegada de alguém ficamos em grande expectativa. E quando chega o momento certo, sentimos uma alegria muito grande pela realização do que esperávamos. Esse é o sentimento que devemos ter na esperança da chegada do Senhor. Ele vem para salvar seu povo, pois é o “guia de Israel” e de todas as nações. Ele vem na simplicidade e na humildade.
Oração
Ó Deus todo-poderoso, concedei aos que gememos na antiga escravidão sob o jugo do pecado a graça de ser libertados pelo novo natal do vosso Filho que tão ansiosamente esperamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
O Evangelho do dia 18 de dezembro de 2025 é Mateus 1,18-24.
Evangelho (Mateus 1,18-24)
"A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Antes de passarem a viver juntos, ela engravidou pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e não queria denunciá-la; resolveu, pois, abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados'.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel', que significa: Deus está conosco.
Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e acolheu sua mulher."
Palavra da Salvação.
Você pode encontrar a liturgia diária completa, incluindo a primeira leitura e o salmo, em sites como Liturgia Diária da CNBB ou Arautos do Evangelho.
SANTO DO DIA - 18 12 25 - NOSSA SENHORA DO O
No dia 18 de dezembro de 2025, a Igreja celebra principalmente Nossa Senhora da Expectação, também conhecida como Nossa Senhora do Ó, uma festa que antecede o Natal e expressa a expectativa de Maria pela chegada de Jesus, além de convidar os fiéis à mesma ânsia pelo Salvador. A tradição espanhola também destaca os anseios de gerações pela vinda do Messias, com invocações como as das Antífonas do Ó.
Detalhes da Celebração:
- Origem: Festa de origem espanhola, instituída no século VI.
- Significado: Representa a alegria e a expectativa de Maria pelo nascimento de Jesus, focando nos sentimentos universais de desejo pelo Salvador.
- Padroeira: É padroeira das gestantes e daqueles que desejam engravidar, oferecendo conforto e esperança.
- Antífonas do Ó: Um conjunto de invocações litúrgicas (de 17 a 23 de dezembro) que começam com "Ó" e se referem a Jesus com títulos messiânicos, como Sabedoria, Senhor, Raiz, Chave, Oriente, Rei e Emanuel, culminando com "Ero Cras" (Virei amanhã).
Outros Santos e Devoções (podem variar conforme o calendário local):
- Em alguns calendários, também se lembra São Malaquias, profeta que exortava ao encontro com Deus.
- A devoção a Nossa Senhora do Ó foi trazida para o Brasil pelos portugueses, popularizando-se em lugares como São Paulo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário