EVANGELHO
(MC 10,17-27)
(MC 10,17-27)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MARCOS
Ao tentarmos entender este momento vivido entre Jesus, este jovem e seus Discípulos no entendimento de palavras tão determinantes ... Jesus, levou a todos uma falsa certeza que os valores, os bens conquistados neste mundo, são atribuídas a perda dos Céus ou da vida eterna.
Segundo o texto, devemos ter dois procedimentos, pois se alguém ficou rico, foi vontade do demônio para corromper a sua alma, ou foi vontade de Deus para ele viver melhor. Uma terceira verdade, é a mais sensata, pois Deus e os representantes das trevas, não fazem comércio e nem comercialização a fé e a salvação de ninguém ... tudo é determinado para a evolução assistida, dos corpos e das almas, e se a missão for sucesso, melhores caminhos e oportunidades virão em nossas vidas. Devemos revermos conceitos e entre estes fazer o que Jesus pediu a todos, para sermos do mundo e não pertencermos ao mundo.
O rico, segundo Jesus vive no mundo e pertence a este mundo, e cria e recria para si, valores falsos, em que o dinheiro e as riquezas são formas de ostentarem poderes ... este jovem do texto acima, é este caso, em que as riquezas falaram mais alto, e seguir Jesus se terminou em simples palavras do mestre.
GNA - Jesus nada falou em ser rico ou ser pobre, inclusive naqueles dias, tinham amigos ricos ... apenas mostrou para aquele jovem, os seus discípulos, as pessoas daquela época e nós em nosso tempo, a necessidade de observar se nossas riquezas materiais estão impedindo de aproximarmos e seguirmos Jesus. O fato de uma pessoa nascer rica ou viver na riqueza, jamais seria motivo de condenação, pois seria injusto condenar desta forma ... como foi escrito acima, a pobreza ou a riqueza são elementos para mostrarmos a nós próprios o verdadeiro sentido de ter e repartir, e utilizar recursos na caridade maior. Lembrem-se também, que aos que mais foram dados, entregues, mais lhes serão cobrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário